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Tomates: Os Benefícios a Saúde

Conhecido cientificamente como Solanum lycopersicum , o tomate é o fruto de uma planta da família das solanáceas , nativa da América do Sul. Apesar de ser tecnicamente uma fruta, o tomate é geralmente classificado como um vegetal. Os tomates são a principal fonte alimentar de antioxidante licopeno , que associado a muitos benefícios à saúde, incluindo a redução do risco de doenças cardíacas e câncer. Os tomates também são uma grande fonte de vitamina C, potássio, folato e vitamina K. Os tomates são geralmente vermelho quando estão maduros, mas pode vir em uma variedade de cores, incluindo o amarelo, laranja, verde e roxo. Depois, há muitas subespécies de tomates, com diferentes formas e sabor. O teor de água dos tomates é de cerca de 95 %. Os outros 5 % são constituídos principalmente por carboidratos e fibras. Um tomate de tamanho médio (123 gramas) contém apenas 22 calorias.

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Carboidrato

Carboidratos compõem 4% dos tomates crus, o que equivale a menos de 5 gramas de carboidratos para um tomate de tamanho médio (123 gramas). Os açúcares simples, tais como a glucose e frutose, tornam -se quase 70% do teor de carboidrato.

Fibra

Os tomates são uma boa fonte de fibra, proporcionando cerca de 1,5 gramas em um tamanho médio de tomate. A maior parte das fibras (87%) em tomates são insolúveis, sob a forma de hemicelulose, celulose e lenhina .

Resumo: Tomates frescos são pobres em carboidratos ( 4%). O teor de carboidratos consiste principalmente de açúcares simples e fibras insolúveis.

Vitaminas e Minerais

Os tomates são uma boa fonte de várias vitaminas e minerais.

  • Vitamina C: um nutriente essencial e antioxidante. Um tomate de tamanho médio pode fornecer cerca de 28 % da ingestão diária recomendada.
  • Potássio: um mineral essencial, benéfico para o controle da pressão arterial e prevenção da doença cardiovascular.
  • Vitamina K1: também conhecida como filoquinona, a vitamina K é importante para a coagulação do sangue e da saúde óssea.
  • Folato: uma das vitaminas do complexo B, importante para o crescimento do tecido normal e função das células. É particularmente importante para as mulheres grávidas.

Resumo: Os tomates são uma boa fonte de algumas vitaminas e minerais, como vitamina C, potássio, vitamina K e ácido fólico .

Outros Compostos Vegetais

O conteúdo de vitaminas e compostos de plantas pode variar muito entre diferentes variedades de tomate e períodos de amostragem. Aqui está uma lista dos principais compostos vegetais em tomate.

  • Licopeno: um pigmento vermelho e anti-oxidante, que tem sido extensivamente estudado devido aos seus efeitos benéficos para a saúde.
  • Beta-caroteno: um antioxidante amarelo, convertido em vitamina A no organismo.
  • Naringenina: encontrado em pele de tomate, deste flavonóide foi demonstrado a diminuição do processo de inflamação, além de proteger contra várias doenças, em estudos feitos com ratinhos.
  • Ácido clorogênico: um composto poderoso antioxidante, o que pode reduzir a pressão arterial em pacientes com pressão elevada.

As clorofilas e os carotenoides são responsáveis ​​pela cor dos tomates. Quando o processo de amadurecimento é iniciado, a clorofila (verde) é degradada e os carotenoides (vermelho) são sintetizados.

Resumo: O principal composto vegetal do tomate é o licopeno. Eles também contêm beta-caroteno, naringenina e ácido clorogênico.

Licopeno

De todos os compostos vegetais encontrados no tomate, o licopeno é particularmente notável. O licopeno é o carotenoide mais abundante no tomate amadurecido e é encontrado em maior quantidade, na casca do tomate. A regra é, o mais vermelho dos tomates, é o que contém mais licopeno. Derivados do tomate, tais como o ketchup, sumo do tomate e os molhos à base de tomate, são os mais ricas em fontes dietéticas de licopeno e fornecem mais do que 80% do licopeno dietético nos EUA. A quantidade de licopeno em produtos de tomate processados é frequentemente muito mais elevado do que em tomate fresco. O ketchup por exemplo, contém 10-14 mg / 100 g de tomate fresco, mas contêm apenas 1-8 mg / 100 g de licopeno. Outros alimentos da dieta podem ter um forte efeito sobre a absorção de licopeno a partir do sistema digestivo. Consumi-la com a gordura pode aumentar a absorção de até 4 vezes. No entanto, existe alguma variabilidade individual aqui e nem todos absorve licopeno na mesma taxa. Apesar dos produtos de tomate processados serem mais elevados em licopeno, é ainda recomendado consumi-los frescos e integrais, sempre que possível.

Resumo: O licopeno é o composto mais abundante nos tomates. É encontrado em maiores quantidades nos produtos derivados do tomate, tais como ketchup, suco de tomate e molhos à base de tomate.

Benefícios Saudáveis do Tomate

O consumo de tomates e produtos à base de tomate tem sido associado a muitos benefícios em relação à doença cardíaca, a prevenção do câncer e saúde da pele.

Saúde do Coração

Doenças cardiovasculares, incluindo os ataques cardíacos e derrames, são a causa mais comum de óbito no mundo. Um estudo realizado em homens de meia-idade, mostrou que baixos níveis sanguíneos de licopeno e beta-caroteno estão ligados ao aumento do risco de ataques cardíacos e derrames. As evidências aumentam e ensaios clínicos mostram que a suplementação de licopeno é eficaz na redução do colesterol LDL. Os ensaios clínicos dos produtos de tomate, também têm demonstrado benefício contra a inflamação e os marcadores de estresse oxidativo. Eles também demonstram um efeito protetor sobre a camada interna dos nossos vasos sanguíneos e podem diminuir o risco de coagulação do sangue.

Prevenção do Câncer

O câncer é um termo genérico para o crescimento descontrolado de células anômalas que se espalharam para além dos seus limites normais, frequentemente invadem outras partes do corpo. Estudos observacionais têm encontrado ligações entre tomates(produtos de tomate) e menor incidência de prostático, cânceres. O alto teor de licopeno no estômago é a principal razão para esses efeitos protetores, mas os testes de alta qualidade nos humanos, ainda são necessários para confirmar esses efeitos. Um estudo realizado com mulheres, mostra que altas concentrações de carotenoides, encontrados em grandes quantidades no tomate, pode proteger contra o desenvolvimento de câncer de mama.

Saúde da Pele

Os tomates são considerados benéficos para a saúde da pele. Alimentos ricos em licopeno e outros compostos vegetais podem proteger contra as queimaduras solares. De acordo com um estudo, houve 40% menos queimaduras após a ingestão de 40 gramas de massa de tomate (fornecendo 16 mg de licopeno) com azeite, todos os dias durante 10 semanas.

Resumo: Estudos mostram que os tomates e produtos de tomate podem reduzir o risco da doença cardíaca e vários tipos de câncer. Os tomates também são considerados benéficos para a saúde da pele e podem proteger contra queimaduras solares.

Do Plantio ao Comércio

Quando os tomates começam a amadurecer, eles começam a produzir um hormônio gasoso chamado etileno. Os tomates produzidos por métodos tradicionais, colhidos e transportados enquanto ainda estão verde e imaturos, tornam-se vermelhos antes de vender. O gás etileno artificial é usado e a desvantagem deste método, é que ele não conduz ao desenvolvimento de um sabor natural, podendo resultar em tomates insípidos. Os tomates locais podem, portanto, ter um gosto melhor, porque eles estão hábeis  a amadurecer naturalmente.

Resumo: Os tomates são frequentemente recolhidos e transportadas enquanto ainda estão verde e imaturo. E em seguida, são curados com gás etileno artificial. Isto pode diminuir o desenvolvimento do aroma natural, resultando em tomates insípidos.

Preocupações Individuais

Os tomates são geralmente bem tolerados e a alergia à tomate é muito rara.

Alergia

Apesar de alergia de tomate ser rara, essas reações são mais alérgicas em pessoas alérgicas ao pólen de gramíneas. Esta condição é chamada de síndrome de alergia ao pólen – comida ou síndrome oral – alergia. Na síndrome de alergia oral – , as proteínas atacam o sistema imunológico de frutas e vegetais que são semelhantes ao pólen, o que leva a reações alérgicas como prurido na boca, garganta arranhada ou inchaço da boca ou da garganta. Pessoas com alergia ao látex também pode despertar a reação cruzada dos tomates.

Contaminação

Os tomates podem conter níveis mais elevados de fluoreto, se forem expostos a gás de flúor ou fluoreto no solo.

Resumo: Os tomates são geralmente bem tolerados, mas podem causar reações alérgicas em pessoas com alergia ao pólen de gramíneas. Os tomates cultivados em solos contaminados podem conter altos níveis de fluoreto.

Conclusão Geral

Os tomates são suculentos e doces, cheio de antioxidantes e podem ajudar a combater várias doenças. Os tomates são especialmente ricos em licopeno, um composto vegetal que tem sido associado a uma melhor saúde do coração, ajuda na prevenção câncer e na proteção contra queimaduras solares. Os tomates podem ser valioso em uma dieta saudável.

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Publicado por

Fernando

Fernando Muniz tem 28 Anos, casado, pai de dois Filhos [Maria e Bernardo] e sempre teve uma alimentação muito desregrada e com isso ativou o EFEITO SANFONA na sua vida perdendo e ganhando peso de forma constante, com esse acervo de nutrição ele gostaria de ajudar mais pessoas a superar de uma vez por toda o sobrepeso, obesidade e o efeito sanfona, é nisso que eu acredito.

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