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A Soja É Boa ou Ruim para Você? A Grande Verdade

A soja é definitivamente um dos alimentos mais controversos do mundo. Dependendo para quem você perguntar, ou a soja é um superalimento maravilhoso ou um veneno. Tal como acontece com a maioria das coisas na alimentação, existem bons argumentos de ambos os lados.

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O Que é a Soja e como é Usada?

A soja é uma leguminosa que teve origem no leste da Ásia, mas agora é produzida em larga escala nos Estados Unidos. A soja é usada para fazer muitos alimentos diferentes e pode ser consumida inteira, com os tipos imaturos sendo chamado edamame. Feijões de soja deve ser preparados, pois são tóxicos quando cru. A soja é usada no tofu, no leite de soja e vários substitutos da carne e de laticínios. A soja também é usada em alimentos fermentados como miso, natto e tempeh, que são consumidos em alguns países asiáticos. Mais de 90% da soja produzida nos EUA é geneticamente modificada e as culturas são pulverizadas com o herbicida Roundup, que pode estar associado a efeitos adversos na saúde. Curiosamente, feijões de soja integrais são raramente consumidos nos países ocidentais. A maioria da soja na dieta, vem a partir de produtos refinados, processados ​​a partir dos feijões de soja. A maior parte da plantação de soja nos EUA é usada para produzir o óleo de soja, que é extraído usando o solvente químico hexano. O óleo de soja forneceu cerca de 7% das calorias na dieta dos EUA no ano de 1999. O que resta da soja após a gordura é extraída e chamada de farelo de soja, que é cerca de 50% de proteína. A maioria do farelo da soja é usado para alimentar o gado. Porque ser barato e ter certas propriedades funcionais, o óleo de soja e a proteína de soja têm encontrado o seu caminho em todos os tipos de alimentos processados, por isso, a maioria das pessoas nos EUA estão consomem quantidades significativas de soja, mesmo sem saber sobre muita sobre a sua propriedade. A proteína de soja também é o principal ingrediente das fórmulas infantis à base de soja.

Resumo: A maioria da soja nos EUA é usada para fazer óleo de soja. O resíduo se usa para alimentar o gado ou para produzir a proteína de soja. Grãos integrais de soja são raramente consumidos.

Nutriente de Grãos de Soja

A soja integral contêm uma gama de nutrientes importantes. Por exemplo, em 100 gramas de grãos, maduros e cozidos, contêm grandes quantidades de manganês, selênio, cobre, potássio, fósforo, magnésio, ferro, cálcio, vitamina B6, ácido fólico, Riboflavina (B2), tiamina (B1) e vitamina K. Esta parte da soja também contém 173 calorias, com 9 gramas de gordura, 10 gramas de carboidratos (6 dos quais são de fibra) e 17 gramas de proteína. A soja também é muito rica em fitatos, substâncias que se ligam à minerais e reduzem a sua absorção. A soja é uma boa fonte de proteína. As proteínas da soja não são tão boas como a da carne ou do ovo, mas é melhor do que a maioria das outras proteínas vegetais. No entanto, o processamento da soja, à uma temperatura alta, desnatura algumas proteínas e reduzem a sua qualidade. Os ácidos graxos da soja são principalmente o omega-6 de gorduras poliinsaturadas e isto pode ser problemático, porque muito omega-6 na dieta podem levar à inflamação e vários tipos de problemas de saúde. Por esta razão, é muito importante evitar o óleo de soja (e outros SHIGH óleo vegetal em Omega-6). Esteja ciente de que a composição de nutrientes de soja depende dramaticamente da safra da soja. O grão de soja pode ser nutritivo, enquanto produtos refinados derivados da soja, como a proteína e óleo de soja não são nutritivos em nada.

Resumo: Grãos inteiros de soja são ricos em micronutrientes e contêm fitatos, que bloqueiam a absorção de minerais. A soja é muito rico em Omega-6 ácidos graxos poliinsaturados, que podem causar problemas.

A Soja Pode Ter Algum Benefício Saudável

Não seria certo falar sobre todas as coisas ruins sem mencionar o bem. A verdade é que há alguma evidência de benefícios para a saúde em determinadas pessoas. A soja tem sido bem pesquisada por seus efeitos que baixam o colesterol. E vários estudos mostram que a proteína da soja pode reduzir o colesterol total e o LDL, embora outros não consideram nenhum efeito. É importante ter em mente que, mesmo que a soja reduza o colesterol (que os estudos não concordam), não há nenhuma garantia de que isso vá levar a uma diminuição da doença cardíaca. Estudos observacionais mostram uma mescla de resultados. Alguns estudos mostram uma redução do risco da doença cardíaca, outros não. Existem também alguns estudos, de observação, que mostram a relação da soja com o redução de risco do câncer de próstata.
Resumo: a soja pode reduzir os níveis de colesterol, embora estudos mostrem resultados conflitantes. Homens que consomem soja possuem um risco menor de desenvolver câncer de próstata em idade avançada.

Soja Contém Isoflavonas que Funcionam como Inibidores de Glândula

Os estrogênios são hormônios esteróides encontrados principalmente no sexo feminino e desempenham um papel importante na regulação do desenvolvimento sexual e ciclos reprodutivos. Os estrogênios também são encontrados em homens, embora em pequenas quantidades. Os estrogênios (hormônios esteróides e outros) movimentam-se para os núcleos das células e ativam o receptor de estrogênio. Quando isso acontece, há alteração na expressão do gene, conduzindo a uma espécie de efeito fisiológico. O problema com o receptor de estrogênio é que ele não é muito seletivo nas substâncias ativas. Algumas substâncias se parecem com o estrogênio e também podem ativá-lo. Isto é onde a soja é interessante … A soja contém grandes quantidades de compostos biológicos ativos chamados isoflavonas, que funcionam como fitoestrógenos … isto é, compostos vegetais que podem ativar os receptores de estrogênio no corpo humano. Estas isoflavonas são classificadas como inibidores de glândulas, substâncias químicas que interferem na função normal de hormônios no corpo. As principais isoflavonas da soja são a genisteína, a daidzeína e gliciteína, que ativam o estrogênio reduzido às isoflavonas de bloqueio do estrogênio real, mais potente, ou que pode levar a um aumento da atividade do estrogênio, devido às isoflavonas de ativação dos receptores.

Resumo: As isoflavonas encontradas na soja podem ativar e / ou inibir os receptores de estrogênio no corpo, o que pode interromper a função normal do corpo.

Isoflavonas da Soja podem Afetar o Risco de Câncer de Mama

Devido à atividade estrogênica, as isoflavonas são muitas vezes utilizadas como alternativa natural ao medicamento estrogênico, que alivia os sintomas da menopausa. Na verdade, as isoflavonas podem reduzir os sintomas quando as mulheres estão passando pelo período de menopausa, bem como à redução do risco de perda óssea em mulheres idosas, como a terapia de reposição de estrogênio. No entanto, este uso é controverso e muitos acreditam que os riscos superam qualquer benefício potencial. Estudos feitos com animais mostram que as isoflavonas da soja podem causar câncer de mama. Os estudos com humanos mostram as isoflavonas da soja como estimulantes da proliferação e atividade de células nos seios. Em um estudo, 48 mulheres foram divididas em dois grupos. Um grupo comeram a sua dieta normal, o outro foi suplementado com 60 gramas de proteína de soja. Depois de apenas 14 dias, o grupo da proteína de soja apresentava aumentos significativos na proliferação (aumento em número) de células epiteliais dos seios, que são as células mais prováveis de se tornarem cancerosas. Em outro estudo, com 24 mulheres, 7 (29,2%) tiveram um aumento do número de células epiteliais da mama, quando foram suplementadas com a proteína da soja. Estas alterações podem indicar um aumento no risco de câncer de mama, que é o cancro mais comum nas mulheres. No entanto, muitos estudos observacionais mostram que as mulheres que consomem soja, na verdade, têm um risco reduzido de câncer de mama. As mudanças biológicas nos seios e os estudos onde a soja provoca câncer de mama, em roedores, são uma das principais causas de preocupação. Alguns pequenos estudos com humanos, a soja causa perturbações leves no ciclo menstrual, levando ao atraso da menstruação prolongada.

Resumo: As isoflavonas da soja pode aumentar a multiplicação das células no seio. No entanto, estudos observacionais mostram um risco reduzido do câncer de mama. Outra constatação é que a soja pode levar a perturbações leves do ciclo menstrual normal.

Soja, Testosterona e a Saúde Masculina Reprodutiva

Os homens possuem alguma quantidade de estrogênio e níveis elevados não é normal. Portanto, parece lógico que o aumento da atividade estrogênica das isoflavonas da soja, acarreta em alguns efeitos nos homens. Em ratos, a exposição à isoflavonas de soja no útero, pode causar efeitos adversos no desenvolvimento sexual do sexo masculino. Em um estudo humano, 99 homens que frequentam uma clínica de infertilidade foram estudados. Os homens que haviam comido mais de soja nos últimos 3 meses tiveram a contagem mais baixa de espermatozóides. Claro, este estudo é apenas uma correlação estatística e não prova que foi a soja, que levaram a uma diminuição da contagem de espermatozóides. Outro estudo descobriu que 40 miligramas de isoflavonas de soja por dia, durante 4 meses, não teve efeito sobre os hormônios ou qualidade do sêmen. Muitos acreditam que a soja reduz os níveis de testosterona, mas o efeito parece ser fraco e inconsistente. Alguns estudos mostram uma pequena redução, enquanto outros não encontram nenhum efeito.

Resumo: A exposição a compostos similares ao estrogênio na região do útero, pode levar a efeitos adversos nos homens. Estudos sobre os efeitos da soja com relação a qualidade do esperma e testosterona, ainda são inconclusivos.

Soja Pode Interferir na Função da Tireóide

As isoflavonas da soja, funcionam como goitrogens, substâncias que interferem a função da tireóide. Elas podem inibir a função da tireóide peroxidase enzima, que é essencial para a produção de hormônios da tireóide. Um estudo com 37 adultos japoneses revelou que 30 gramas de soja, por 3 meses, eleva os níveis de hormônio estimulante da tireóide (TSH), um indicador para a função da tireóide prejudicada. Muitos indivíduos apresentaram sintomas de hipotireoidismo, incluindo mal-estar, constipação, sonolência e aumento da tireóide. Estes sintomas surgiram quando os indivíduo pararam de consumir a soja. No entanto, existem outros estudos que mostram que a soja tem q apenas um efeito muito leve sobre a função da tireóide em seres humanos.

Resumo: Apesar das isoflavonas da soja inibir a função de uma enzima-chave da tireóide, não há provas suficientes para concluir que elas contribuam para o hipotireoidismo em adultos.

Fórmula para a Criança Baseada em Soja Não é uma Boa Ideia

Expor crianças â isoflavonas, alimentando-lhes com uma fórmula infantil à base de soja, pode ter efeitos nocivos. Em um estudo, meninas infantis alimentadas com fórmula de soja, apresentaram mais tecido mamário aos 2 anos de idade do que aquelas que foram alimentadas com leite materno ou fórmula à base de produtos lácteos. Outro estudo mostrou que as meninas alimentadas com fórmula de soja eram muito mais propensas a passar pela puberdade em uma idade mais jovem. Há também evidências, de que a fórmula de soja durante a infância pode acarretar a um prolongamento do ciclo menstrual e aumento da dor durante a menstruação em idade adulta. A soja contém muito manganês, mais elevado até do que o leite materno, o que pode conduzir a problemas neurológicos e ADHD. A fórmula de soja infantil também é rica em alumínio, o que pode causar todos os tipos de problemas. Não há dúvida sobre isso … o leite materno é o melhor alimento para os bebês. Para as mulheres que não podem amamentar, a fórmula à base de leite é uma opção muito melhor do que a fórmula à base de soja, que só deve ser utilizada como último recurso.

Resumo: Há evidências significativas de que a fórmula infantil à base de soja pode causar danos, tanto através do seu teor de isoflavonas e seu anormal alto teor de manganês e alumínio.

Soja Fermentada é Segura em Poucas Quantidades

É verdade que muitas populações asiáticas consomem sem problemas aparentes. De fato, essas populações tendem a ser muito mais saudáveis do que os ocidentais, embora eles comecem a sofrer das mesmas doenças, que a dieta ocidental prolifera pelo mundo, inclusive nesses países. A coisa é … essas populações geralmente consomem produtos de soja fermentados, como natto, miso e tempeh. A fermentação degrada o ácido fítico, embora não se livre das isoflavonas. O Natto pode ser especialmente saudável, pois ele contém uma quantidade significativa de vitamina K2, que é importante para a saúde cardiovascular e óssea das muitas pessoas que são deficientes nessa vitamina. A dose faz o veneno … e fitoestrogênios são, provavelmente, fazem muito bem se você não come muito. Se você pretende consumir, escolha produtos de soja fermentados e coma pequenas quantidades.

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Publicado por

Fernando

Fernando Muniz tem 28 Anos, casado, pai de dois Filhos [Maria e Bernardo] e sempre teve uma alimentação muito desregrada e com isso ativou o EFEITO SANFONA na sua vida perdendo e ganhando peso de forma constante, com esse acervo de nutrição ele gostaria de ajudar mais pessoas a superar de uma vez por toda o sobrepeso, obesidade e o efeito sanfona, é nisso que eu acredito.

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