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Gordura Saturada: O Mito da Década

As autoridades de saúde dizem por décadas que a gordura saturada aumenta o risco de doença cardíaca. A teoria é a seguinte:

– A gordura saturada aumenta o colesterol LDL no sangue.
– Acúmulos de colesterol LDL nas artérias causam aterosclerose e eventualmente, doença cardíaca.
– Este é também conhecido como a hipótese da dieta cardíaca. Esta teoria nunca foi comprovada , apesar de ter sido a pedra angular de recomendações dietéticas desde 1977 .

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Colesterol e o Risco de Doença no Coração

Ao se referir ao colesterol, seja LDL ou HDL, nós realmente não estamos falando sobre o próprio colesterol. LDL significa lipoproteína de baixa densidade e HDL para lipoproteína de alta densidade. As lipoproteínas são proteínas que transportam gordura, colesterol, fosfolipídios e vitaminas solúveis em gordura pela corrente sanguínea. O problema com o colesterol (ou, mais precisamente, as lipoproteínas que transportam colesterol) é que os níveis sanguíneos, estão associados com um risco de doença cardíaca elevado. Isso não significa necessariamente que o colesterol elevado provoca doenças cardiovasculares, só que as pessoas que excedem os limites de colesterol são mais propensos a fazê-lo. No entanto, é importante notar que o colesterol muito baixo, também está associado com o aumento do risco de morte, mas não de uma doença cardíaca. A relação entre o colesterol total e a doença cardiovascular é complexa. Por exemplo, em indivíduos muito velhos, o colesterol parece ajudar e é nesse momento que o tipo de colesterol deve ser bem reconhecido. Temos o HDL (lipoproteína de alta densidade), que é chamado o colesterol “bom”, que está associado com um menor risco de doença cardíaca. Em seguida, temos o LDL, também conhecido como o colesterol “mau”, associado a um risco maior. No entanto, a situação fica ainda mais complicado do que isso. Verifica-se, que existe subtipos de LDL, especificamente, relacionados com o tamanho das partículas. O tamanho das partículas de LDL é de importância crítica. As pessoas que têm, partículas de LDL densas principalmente pequenas estão em um risco muito maior de doença cardíaca do que aqueles que têm principalmente grandes partículas de LDL. Os cientistas sabem agora que o número de partículas de LDL (LDL-P) é mais importante do que a sua concentração total (LDL-C). Quanto maior o número de partículas de LDL, mais provável que o índice de LDL denso e pequeno seja mais crítico.

Resumo: A relação entre colesterol e doenças cardíacas é complexa. O colesterol HDL está associado com o risco menor de problemas no coração, enquanto as partículas de LDL pequenas e densas estão associadas a um risco maior.

Gordura Saturada Não Aumenta o LDL de forma Problemática

A primeira parte da hipótese da dieta cardíaca é que as gorduras saturadas aumentam os níveis sanguíneos de colesterol LDL. No entanto, apesar desta idéia,  profundamente enraizada na mente dos leigos e profissionais de saúde da mesma forma, não existe uma ligação clara e objetiva para tal explicação. Alguns ensaios de alimentação de curto prazo, mostram o aumento das gorduras saturadas. No entanto, o efeito é fraco e inconsistente, com muitos destes estudos sendo criticados com base em falhas metodológicas. Se a gordura saturada era um fator dominante de LDL, a associação deve ser forte e consistente em estudos observacionais, mas nesse caso não é. Na verdade, muitos dos estudos não suportam nenhuma associação entre o consumo de gordura saturada e LDL total. Civilizações do mundo que comem uma grande quantidade de gordura saturada, como os Masai na África, que bebem leite cheio de gordura e os Tokelauanos, que comem muita cocos, ambas as populações têm um teor de colesterol baixo e ausência de doença cardíaca.

Resumo: Se a gordura saturada realmente aumenta o LDL, então o efeito é fraco e inconsistente. A gordura saturada não é certamente um fator dominante nos níveis de LDL.

Gordura Saturada Não Implica no Perfil Lipídico do Sangue

Se você levar em conta o tamanho das partículas de LDL, você vê que a gordura saturada realmente não prejudica o perfil lipídico no sangue … ao contrário, melhora! Estudos mostram:

– As gorduras saturadas deslocam o pior tipo de colesterol LDL, em grande, o que reduz o risco de doença cardíaca.

– As gorduras saturadas aumentam o HDL, o que deve também reduzir o risco de problemas no coração.

As pequenas partículas de LDL densas são mais propensas a oxidarem nas artérias. Se as gorduras saturadas reduzem as partículas pequenas e densas de LDL e aumentam o HDL, então elas devem diminuir o risco de doenças do coração.

Resumo: gordura saturada desloca as partículas de LDL pequena e densa em grande, aumentando o HDL – um menor risco de doença cardíaca.

Dieta de Baixa Gordura Piora o Colesterol

A dieta de baixa gordura é recomendada pelas autoridades de saúde e é uma falha miserável. No início, havia apenas estudos observacionais em suporte a isso. Desde então, muitos estudos controlados têm sido realizados. Esta dieta realmente faz com que o perfil lipídico no sangue não melhore. E estudos controlados mostram que dietas de baixa gordura reduzem o tamanho das partículas de LDL, enquanto as de baixo carboidrato, dietas ricas em gordura aumentam o tamanho das partículas, o que é melhor. Por esta razão, dietas de baixa gordura têm um efeito nocivo sobre o perfil lipídico no sangue, enquanto as dietas baixas em carboidratos tem um efeito positivo. As dietas de baixa gordura podem reduzir os níveis sanguíneos de HDL (o “bom colesterol”). Logo, comer uma grande quantidade de carboidratos é uma ótima maneira de aumentar os níveis sanguíneos de triglicérides, outro fator de risco importante. Baixo teor de gordura e dieta de alto carboidrato pode aumentar triglicérides no sangue. HDL baixo e triglicérides elevados são dois componentes da síndrome metabólica, que é um trampolim para a obesidade, diabetes tipo II e doenças cardíacas.

Resumo: A diminuição do colesterol HDL e a modificação do tamanho das partículas LDL, juntamente com o aumento nos triglicérides, conduzem ao maior risco de doença cardíaca.

Gordura Saturada e Doença Cardíaca – Onde está a Prova?

Se as gorduras saturadas causam doença cardíaca, as pessoas que comem mais gorduras saturadas deveriam correr um risco maior … mas isso não procede. Os artigos de revisão de estudos observacionais prospectivos não vêem quaisquer semelhanças. Um estudo publicado em 2010, analisou 21 estudos com um total de 347,747 indivíduos e concluiu:

“Uma meta-análise de estudos epidemiológicos prospectivos demonstraram que não há nenhuma evidência significativa para a conclusão de que a gordura saturada dietética está associada com um risco maior de doença cardíaca coronária ou doença cardiovascular.”

Outros comentários provam a mesma conclusão. Não existe uma ligação entre o consumo de gordura saturada e o risco de doença cardiovascular. Mas estudos observacionais realmente não provam nada, eles só podem demonstrar correlação. Portanto, não podemos exonerar a gordura saturada com base apenas nestes estudos.

Evidências de Testes Randomizados e Controlados  

Felizmente, nós também temos os estudos randomizados controlados. Tais estudos são considerados o “padrão ouro” da investigação. Saúde das Mulheres é o maior estudo randomizado controlado com dieta na história. Neste estudo, 48,835 mulheres na pós-menopáusas foram randomicamente separadas em um grupo de dieta com baixo teor de gordura e um grupo de controle, que continuou a comer a dieta ocidental padrão. Depois de um período de 8,1 anos, não houve diferença na taxa de doenças cardiovasculares entre os dois grupos. A dieta não funciona para perda de peso, câncer de mama ou câncer colorretal. Outro estudo maciço, o Multiple Risk Factor Intervention Trial (MRFIT) envolveu 12,866 homens com alto risco de doença cardíaca. Este é um grupo de pessoas com maior probabilidade de indicar os benefícios, para saber se a dieta de baixa gordura efetivamente funciona. No entanto, depois de 7 anos, não houve diferença entre os grupos de homens randomizados, tanto para a dieta de baixo teor de gordura como para o grupo que ficou com a dieta ocidental padrão. Todavia, uma grande parcela de homens do grupo de baixo teor de gordura pararam de fumar.
A obesidade é um importante fator de risco para doenças cardíacas, diabetes e outras doenças crônicas. Existe essa correlação que não prova as diretrizes de  que o baixo teor de gordura causa epidemia de obesidade, mas ainda é uma observação interessante. Apesar de ter sido repetidamente ineficaz, as autoridades de saúde das grandes correntes de estudo e muitos profissionais de nutrição continuam a vender a dieta de baixa gordura.

Resumo: Não há evidência de que a gordura saturada aumenta o risco de doenças cardíacas, ou que as dietas de baixo teor em gordura saturada reduzem esse risco.

Gordura Saturada Pode Diminuir o Risco de AVC

Outra causa importante de morte que não se mencionou muitas vezes em discussões sobre gordura saturada, é o AVC … também conhecido como acidente vascular cerebral. Um acidente vascular cerebral acontece quando há uma interrupção do fluxo de sangue para o cérebro, quer devido a uma obstrução ou sangramento. O AVC é na verdade a segunda causa mais comum de morte no mundo, sendo responsável por 6,15 milhões de mortes somente no ano de 2008. Em 2008, o AVC matou 6.150 mil, enquanto as doenças cardíacas mataram 7.250 mil … a julgar por esses números, o acidente vascular cerebral é quase tão importante como a doença cardíaca, quando se trata de mortalidade na população. Os estudos de observação mostram que a gordura saturada está associada com um risco significativamente menor de acidente vascular cerebral, embora alguns estudos não mostraram nenhum efeito.

Resumo: O consumo de gordura saturada está associada com um risco menor de acidente vascular cerebral em diversos estudos. O AVC é a segunda causa mais comum de morte em todo o mundo.

Gordura Boa, Gordura Ruim

Claro, existem algumas gorduras ruins na dieta que realmente fazem aumentar o risco de doença cardíaca. As gorduras trans são gorduras feitas por um processo de hidrogenação monoinsaturada. Isto aumenta a vida de prateleira das gorduras e faz com que se assemelhem às gorduras saturadas em consistência. A gordura trans, encontrada principalmente em alimentos processados​​, estão fortemente associados com um risco maior de doença cardíaca. Os óleos vegetais como a soja e o óleo de milho, são carregados em ácidos graxos Omega-6, que é fortemente associado com o risco de doença cardíaca. Para reduzir esse risco, procure comer alimentos saudáveis ​​com abundância em gorduras saturadas e monoinsaturadas. O ômega-3 de peixes e animais alimentados com capim, dão um banho de qualidade nutricional em comparação com a gordura trans e com os óleos vegetais.

Tá na Hora de Aposenta o Mito

Graças ao Dr. Stephan Gueyenet e Dr. Axel F Sigurdsson – referências… É hora de aposentar o velho mito que perdura por décadas, que a gordura saturada é de alguma forma está relacionada à doença cardíaca. Não se provou, no passado, não foi provado hoje e nunca vai ser provado … porque é apenas uma especulação errônea.

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Publicado por

Fernando

Fernando Muniz tem 28 Anos, casado, pai de dois Filhos [Maria e Bernardo] e sempre teve uma alimentação muito desregrada e com isso ativou o EFEITO SANFONA na sua vida perdendo e ganhando peso de forma constante, com esse acervo de nutrição ele gostaria de ajudar mais pessoas a superar de uma vez por toda o sobrepeso, obesidade e o efeito sanfona, é nisso que eu acredito.

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