Cha verde

4 Estimulantes do Chá – Mais do que apenas cafeína

Existem quatro substâncias estimulantes no chá capazes de atravessar a barreira sangue-cérebro e proporcionar um efeito estimulante. Temos a boa e velha cafeína, que você também pode encontrar no café e refrigerantes. Além do mais, nós temos duas substâncias relacionadas com a cafeína, a teobromina e ateofilina. E, finalmente, temos um aminoácido bastante singular chamado L- teanina, que tem alguns efeitos muito interessantes no cérebro.

Cha verde

Chá e café proporcionam uma “excitação”

Entre os Estimulantes do Chá temos O café que possui um efeito psicoativo. Tanto o Café quanto o chá contem cafeína e possuem um efeito estimulante no cérebro, mas, sabemos que a natureza desses efeitos é bastante diferente. O efeito proporcionado pelo chá é como ser suavemente incentivado a fazer algo por Madre Teresa, enquanto o café é como ser chutado na bunda por um oficial militar. Eu tenho feito algumas leituras sobre o chá e como isso afeta a mente. Não me interpretem mal, eu amo café e eu acredito que seja saudável. Na verdade, eu tendo a chamá-lo de “bebida saudável“, favorita de todos os tempos. No entanto, o café definitivamente tem um lado negativo. O café dá um bom e forte estímulo de energia, mas às vezes isso impede a pessoa de relaxar, pois o sentimento de estar “ligado” faz o cérebro vagar. Este efeito estimulante excessivo do café pode fazer a pessoa que ingere, gastar um monte de tempo em tarefas improdutivas, como toda hora verificar e-mails, ficar pendurado no Facebook, ler notícias inúteis, etc. O chá tem menos cafeína do que o café, mas possui três substâncias estimulantes que podem despertar algum tipo de efeito sinérgico.

Cafeína – a droga psicoativa mais usada do mundo

A cafeína é a droga psicoativa mais usada no mundo. Soa como uma coisa ruim, mas não tem que ser.Café (a maior fonte de cafeína) também passa a ser a maior fonte de antioxidantes na dieta ocidental e o seu consumo tem sido associado a vários benefícios para a saúde em estudos epidemiológicos.A segunda maior fonte de cafeína em todo o mundo é o chá, que fornece uma quantidade moderada de cafeína, dependendo do tipo do chá consumido.A cafeína provoca o estímulo do sistema nervoso central, aumenta a vigilância e reduz a sonolência.A cafeína tem vários mecanismos propostos, o principal é que se acredita que a cafeína bloqueia um neurotransmissor inibitório chamado adenosina em certas sinapses do cérebro, que conduz a um efeito estimulante em rede.A adenosina é conhecida por aumentar ao longo do dia no cérebro, a construção de um tipo de uma “pressão do sono.” Quanto mais adenosina, a tendência de pegar no sono é maior. A cafeína reverte parcialmente este efeito.A principal diferença entre a cafeína no café e  no chá, é a quantidade ser bem menor.Enquanto em uma xícara de café forte pode se encontrar 100mg, 200mg ou até 300mg de cafeína, uma xícara de chá pode oferecer 20-60mg.

Teofilina e Teobromina

Dentre os Estimulantes do Chá temos a Teofilina e teobromina são ambos relacionados à cafeína e todos os três pertencem a uma classe de compostos orgânicos, chamado xantina.Ambos têm vários efeitos fisiológicos no corpo.Teofilina relaxa a musculatura lisa das vias aéreas, tornando a respiração mais fácil e ao mesmo tempo estimula tanto a taxa e a força de contração do coração.Teobromina também pode estimular o coração, mas ele tem um leve efeito diurético e melhora o fluxo de sanguíneo ao redor do corpo, levando a uma redução da pressão arterial.Grãos de cacau também são boas fontes destas duas substâncias.As quantidades dessas substâncias em uma xícara de chá são muito pequenas, assim que seu efeito no corpo é quase insignificante.Uma parte da cafeína que ingerimos é metabolizada em teofilina e teobromina, por isso cada vez que você consumir cafeína – você indiretamente irá aumentar os níveis desses dois metabólitos da cafeína.

L-Teanina – um aminoácido psicoativo com propriedades únicas

A última substância estimulante do chá é de longe a mais interessante das quatro.É um único tipo de aminoácido chamado L – teanina . Encontra-se principalmente na planta do chá (Camellia sinensis) e é capaz de atravessar a barreira sangue-cérebro.Nos seres humanos , a L – teanina aumenta a geração de ondas cerebrais chamadas ondas alfa, que são associadas ao alerta de relaxamento. Essa é talvez a principal razão da diferença da mais suave “excitação”, que o chá gera, em comparação ao café (2).L- teanina pode afetar neurotransmissores no cérebro, tais como o GABA e dopamina.Alguns estudos sugerem que a L- teanina, especialmente quando combinado com cafeína, pode melhorar a atenção e a função cognitiva geral.

Conclusão

O chá pode ser uma alternativa adequada para aqueles que são sensíveis às altas quantidades de cafeína do café.Devido à L- teanina e seu efeito nas ondas alfa do cérebro, o chá pode ser uma melhor escolha do que o café, para aqueles que precisam se concentrar por longos períodos de tempo.Eu, pessoalmente, sinto muito bem quando eu bebo chá ( chá verde, no meu caso). Sinto-me relaxado, concentrado e eu não fico excessivamente “ligado” como com o café. Porém, eu acredito que tanto chá como o café têm suas vantagens e desvantagens.Para mim, o chá parece a melhor escolha quando estou trabalhando ou estudando no computador, enquanto o café é mais adequado para esforços físicos como exercitar-se na academia.

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Publicado por

Fernando

Fernando Muniz tem 28 Anos, casado, pai de dois Filhos [Maria e Bernardo] e sempre teve uma alimentação muito desregrada e com isso ativou o EFEITO SANFONA na sua vida perdendo e ganhando peso de forma constante, com esse acervo de nutrição ele gostaria de ajudar mais pessoas a superar de uma vez por toda o sobrepeso, obesidade e o efeito sanfona, é nisso que eu acredito.

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