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Bacon é Bom ou Ruim? A Verdade Salgada e Crocante

Muitas pessoas têm uma relação de amor e ódio com bacon. Eles adoram o sabor e a crocância, mas ainda estão preocupados em como podem ser prejudicados com a carne processada e a gordura. Bem, existem muitos mitos na história da nutrição que não têm resistido ao teste do tempo. É a idéia de como as causas do bacon prejudicam? Vamos descobrir …

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Como o Bacon é Feito?

Existem diferentes tipos de bacon e o produto final pode variar entre os fabricantes. Bacon é mais comum feito a partir da carne de porco, a carne de suínos, embora também possa encontrar “bacon” feito a partir da carne de outros animais, como de peru. Bacon normalmente passa por um processo de cura, onde a carne é embebida numa solução de sal, nitratos, especiarias e às vezes açúcar. Em alguns casos, o bacon é defumado. A cura é feita a fim de preservar a carne. O elevado teor de sal torna a carne, um ambiente hostil para bactérias viverem e os nitratos acabam também por combater as bactérias, ajudando o bacon a preservar a sua cor vermelha. Bacon é uma carne processada, mas a quantidade de processamento e os ingredientes utilizados variam entre os fabricantes .

Resumo: Bacon é geralmente derivado da carne de porco e passa por um processo de cura em que é misturada com sal, nitratos e outros ingredientes.

Bacon é Carregado com Gordura… Mas, são Gorduras “Boas”

As gorduras do bacon são cerca de 50% monoinsaturada e a grande parte é o ácido oleico. Este é o mesmo ácido graxo pelo qual o azeite é elogiado e geralmente considerado “saudável para o coração”. Além do mais, cerca de 40% é gordura saturada, acompanhada por uma quantidade razoável de colesterol. Mas, agora sabemos que a gordura saturada não é prejudicial e que o colesterol na dieta não afeta o colesterol no sangue. Nada a temer. Dependendo do que o animal comeu, cerca de 10% são ácidos graxos poliinsaturados (principalmente Omega-6). Estas são as gorduras “ruins” do bacon. No entanto, se você escolher toucinho de suínos que pastavam e comeram uma dieta natural, então este não será um grande problema. Se os porcos são alimentados comercialmente, com abundância de soja e milho (como a maioria dos porcos são), então o Omega-6 do bacon pode causar problemas.

Resumo: Os ácidos graxos em um bacon típico estão em cerca de 50% monoinsaturado, 40% saturada e 10% poliinsaturados.

Bacon é Nutritivo

A carne tende a ser muito nutritivo e o bacon não é exceção. Uma porção de 100g de bacon típico cozido contém:

– 37 gramas de proteína animal de alta qualidade.
– vitaminas B1, B2, B3, B5, B6 e B12.
– 89% da RDA para Selênio.
– 53% da RDA para o fósforo.
– Quantidades decentes de minerais: ferro, magnésio, zinco e potássio.

*RDA – Recomendação Diária

Bacon também é muito rico em sódio, o que faz sentido, pois é usado durante o processamento. Particularmente, os riscos adversos de sódio são exagerados. Alguns estudos mostram que o excesso de sódio pode aumentar a pressão sanguínea e aumentar o risco de doença cardíaca, enquanto outros estudos mostram que uma quantidade moderada de sódio conduz ao resultado inverso. Se você já está evitando maiores fontes de sódio na dieta (alimentos processados, embalados), então eu não acho que você precisa se preocupar com a quantidade de sódio do bacon. Para as pessoas saudáveis, ​​que não têm pressão arterial elevada, não há nenhuma evidência de que comer um pouco de sódio provoca danos.

Resumo: Bacon cozido é carregado com muitos nutrientes. Tem o teor de sódio alto, o que pode ser um problema para as pessoas com pressão sanguínea elevada.

Nitratos, Nitritos e Nitrosaminas

Agora que sabemos que a gordura, colesterol e quantidades normais de sódio saturado geralmente não são preocupantes, logo o nitrato não assusta. Aparentemente, alguns estudos realizados por alguns cientistas ligam os nitratos ao câncer. No entanto, estes estudos já foram refutados. Os nitratos não são compostos artificiais únicos do bacon. Nossos corpos são carregados deles e a maior fonte são os vegetais. Sim, legumes são carregados com nitratos. Até mesmo a nossa saliva contém grande quantidade deles. Estes compostos são peças naturais dos processos corporais humanos. Há preocupação de que durante a culinária de alta temperatura, os nitratos podem formar compostos chamados nitrosaminas, que são agentes cancerígenos conhecidos. No entanto, a vitamina C está adicionada no processo de cura, o que reduz de maneira eficaz o teor da nitrosamina. Os efeitos nocivos das nitrosaminas são superados pelos benefícios potenciais. Mas, os nitratos na dieta, também podem ser convertidos em óxido nítrico, associado a uma melhor função imunológica e saúde cardiovascular.

Resumo: Não parece haver qualquer razão para temer os nitratos no bacon. Os nitratos fazem parte do corpo humano e é encontrado em grandes quantidades em alimentos vegetais.

Outros Compostos Potencialmente Prejudiciais

Quando se trata de cozinhar carne é preciso encontrar o equilíbrio. Demais é ruim, muito pouco pode ser ainda pior. Se usamos uma temperatura alta e a carne queima, ela irá formar compostos nocivos, como hidrocarbonetos aromáticos policíclicos e aminas heterocíclicas – que são associados ao câncer. Por outro lado, algumas carnes podem conter agentes patogênicos como bactérias, vírus e parasitas. Por esta razão, temos que cozinhar a carne o suficiente para matar as bactérias. Então, cozinhe o seu toucinho corretamente. Deve ser crocante, mas não queimado.

Resumo: Toda a carne deve ser bem preparada, o suficiente cozida para matar agentes patogênicos potenciais, sem queimar.

O Que Dizem os Estudos

Existem preocupações quando se trata de bacon e outras carnes processadas. Muitos estudos observacionais mostram uma ligação entre o consumo de carne processada, câncer e doenças cardíacas. Em particular, a carne processada,  associada com o câncer do cólon, da mama, do fígado, do pulmão e outros. Também há uma associação entre a carne processada e a doença cardiovascular. A grande meta-análise dos estudos prospectivos sobre o consumo de carne, mostrou que enquanto a carne é normal não teve nenhum efeito, já a carne processada foi significativamente associada com a doença cardíaca e diabetes. Claro, aqueles que comem carne processada também são mais propensos a fumar, exercitar-se menos e viver um estilo de vida insalúbre, em comparação com o que as pessoas não consomem as carnes processadas. As pessoas que estão comeram a carne processada nesses estudos, puderam comê-las com panquecas, refrigerantes ou cerveja e até mesmo, gelado como sobremesa. Portanto, não podemos tirar muitas conclusões a partir desses resultados. Correlação não iguala a causa. No entanto, eu não acho que estes estudos devem ser ignorados, pois as associações são consistentes.

Resumo: Vários estudos observacionais mostram uma ligação entre o consumo de carne processada, doenças cardiovasculares e vários tipos de câncer.

Como Fazer as Escolhas Certas

Tal como acontece com a maioria dos outros tipos de carnes, a qualidade do produto final depende de uma série de coisas, incluindo o que os animais comeram e como o produto foi processado. O melhor bacon é a partir de suínos criados em pastagem que comeram uma dieta que apropriada para os suínos. Se você puder, compre o bacon dos agricultores locais que usaram métodos de processamento tradicionais. Se você não tem a opção de comprar o seu toucinho diretamente do produtor, coma o  bacon de supermercado e corra seu próprio risco. De um modo geral , quanto menos ingredientes artificiais em um produto, melhor. Você pode comprar o bacon livre de nitrato, mas eu não acho que vale a pena o custo extra – nitratos são inofensivos. Se você quiser fazer o seu próprio bacon. Compre a barriga do porco, processe e prepare o bacon.

Resumo: Tal como acontece com outros tipos de carne, a alimentação e o quê os animais comeram são condições que podem ter um efeito profundo no produto final.

Conclusão

Existem vários estudos que mostram que o bacon está ligado ao câncer e doenças cardíacas, mas todos eles são chamados estudos epidemiológicos, que não podem provar o nexo de causalidade. No geral, não é certo dizer que o bacon é prejudicial. Mas, também não é certo dizer que é totalmente saudável. É uma carne processada e no fim das contas, você tem que fazer a sua própria escolha. Você acha que incluir esta comida incrível em sua vida vale a pena o risco? Isso é para você decidir. Particularmente, bacon pode ser consumido como parte de uma dieta saudável, baseada em alimentos reais. Ele também é praticamente o alimento perfeito para as pessoas que comem dietas de baixo carboidrato. Existem algumas preocupações potenciais, mas, não perca o sono por isso. Outros alimentos são verdadeiramente terríveis, como o açúcar, carboidratos refinados e óleos vegetais. A opção de continuar a comer toucinho algumas vezes por semana, não vai de causar efeitos adversos. Uma vida com bacon, com certeza é uma vida melhor, do que sem ele.

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Publicado por

Fernando

Fernando Muniz tem 28 Anos, casado, pai de dois Filhos [Maria e Bernardo] e sempre teve uma alimentação muito desregrada e com isso ativou o EFEITO SANFONA na sua vida perdendo e ganhando peso de forma constante, com esse acervo de nutrição ele gostaria de ajudar mais pessoas a superar de uma vez por toda o sobrepeso, obesidade e o efeito sanfona, é nisso que eu acredito.

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