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8 Razões para Comer Gorduras Saturadas

Os seres humanos começaram a comer gorduras saturadas há centenas de milhares de anos atrás. Mais recentemente, as gorduras saturadas foram demonizadas como causa de doenças cardíacas. Mas, novos dados mostram que esse paradigma é completamente falso e aqui estão 8 razões para não ter medo das gorduras saturadas.

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1. Gordura Saturada Aumenta o Tamanho do Colesterol LDL

O colesterol é uma molécula absolutamente vital. Cada membrana celular do nosso corpo está carregada de colesterol que é aproveitado pelo organismo para ser transformado em hormônios como o cortisol, testosterona e estradiol. Sem colesterol, morreríamos. Nosso corpo desenvolveu mecanismos capazes de  fabricá-lo, para ter certeza de que sempre teremos o suficiente. Mas uma proteína que transporta o colesterol no sangue, a lipoproteína de baixa densidade (LDL), tem sido associada a um alto risco de doença cardíaca. No entanto, novos dados mostram que existem subtipos de LDL:

  • LDL pequena e densa, são partículas que podem facilmente penetrar a parede arterial.
  • LDL Grande, são partículas macias como bolas de algodão. Estas partículas não estão associadas com o risco de doença cardíaca.

As gorduras saturadas elevam o grande subtipo de LDL, o que significa que os efeitos de angariação de colesterol das gorduras saturadas (que são leves) são irrelevantes.

Resumo: as gorduras saturadas elevam levemente o LDL grande, um subtipo de LDL benigno que não está associado a doenças cardíacas.

2. Gordura Saturada Aumenta o Colesterol HDL (o colesterol bom)

Por causa do momento de medo, criado contra as gorduras saturadas, é que elas acabam afetando o outro tipo de colesterol HDL (lipoproteína de alta densidade), também conhecido como o colesterol “bom”. O HDL executa a tarefa de transportar o colesterol para longe das artérias, direcionando-o para o fígado, onde ele pode ser tanto excretado como reutilizado. O alto índice de HDL diminui o risco de doenças do coração e as gorduras saturadas elevam os níveis de HDL no sangue.

Resumo: Comer gorduras saturadas aumentam os níveis sanguíneos de HDL (o colesterol “bom”), o que pode reduzir o risco de doença cardíaca.

3. Gordura Saturada Não Causa Doença Cardíaca

Um artigo potencial publicado em 2010, analisou dados de 21 estudos, com um total de 347,747 pessoas. Este artigo descobriu que não há absolutamente nenhuma associação entre a gordura saturada e o risco de doença cardíaca. Outras revisões sistemáticas, compartilham de que literalmente nenhuma evidência se sustenta. A ideia de que a gordura saturada causa  doença cardíaca sempre foi um mito, todo esse tempo, com base em estudos falhos e suportado por cientistas tendenciosos, em amor com suas teorias. De alguma forma isso se tornou um conhecimento popular, até que os meios de comunicação e profissionais de saúde aceitaram essa ideia de que “a gordura saturada entope as artérias”.

Resumo: Não há absolutamente nenhuma evidência que comprove a associação da gordura saturada com a doença cardíaca. É um mito que nunca foi comprovado.

4. Gordura Saturada Pode Diminuir o Risco de Acidente Vascular Cerebral

Um acidente vascular cerebral é causado por um distúrbio do fluxo sanguíneo para o cérebro, pode danificar o tecido cerebral e está entre as causas mais comuns de incapacidade e morte nos países ocidentais. O AVC é a segunda principal causa de morte nos países de média e alta renda, logo após as doenças cardíacas. Há vários estudos que mostram que o consumo de gordura saturada está associada com um risco reduzido de acidente vascular cerebral, embora nem sempre é estatisticamente significativo.

Resumo: O AVC é uma das principais causas de morte. Vários estudos mostram que o consumo de gordura saturada está associado com um risco reduzido de acidente vascular cerebral.

5. Gordura Saturada Não se Limita à Alta Temperatura

As gorduras saturadas são muito menos propensas a reagirem ao oxigênio do que as gorduras insaturadas. As gorduras insaturadas, especialmente os ácidos gordos polinsaturados, contêm muitas ligações duplas e são portanto propensos à oxidação. Quando as gorduras insaturadas reagem ao oxigênio durante a culinária de alta temperatura, elas formam subprodutos tóxicos com aspecto rançoso. Portanto, as gorduras saturadas, como a manteiga e o óleo de coco são as melhores opções quando você precisa cozinhar alguma coisa em alta temperatura.

Resumo: Para cozinhar em altas temperaturas, as gorduras saturadas são as melhores opções, pois são mais estáveis ​​e não reagem ao oxigênio tão facilmente.

6. Alimentos com Gordura Saturada são Nutritivos

Existem muitos alimentos saudáveis ​​que são naturalmente ricos em gordura saturada. Estes alimentos tendem a ser altamente nutritivos e contêm uma grande quantidade de vitaminas solúveis em gordura. Os principais exemplos são carnes, ovos , órgãos e laticínios ricos em gordura. A chave aqui é comer animais que comeram alimentos que eram naturais a eles, como vacas alimentadas com capim, que são muito mais nutritivas do que as cultivadas por outro tipos de pecuária. A carne das vacas que pastam e se alimentam de capim, é especialmente rica em vitaminas lipossolúveis,  como a vitamina A, E e K2.

Resumo: Alimentos naturais contêm gorduras saturadas e são geralmente muito nutritivos, especialmente ricos em vitaminas lipossolúveis.

7. Dieta Rica em Gordura Saturada é Bom para Perda de Peso

Muitas vezes ouvimos que “dietas ricas em gordura” fazem você engordar. No entanto, isso é apenas uma meia-verdade. Essas dietas engordam porque geralmente contêm carboidratos refinados, açúcar e não apenas um monte de gordura. As dietas ricas em gordura e pouco carboidrato, tem o efeito oposto. As dietas pobres em carboidratos são geralmente ricas em gordura saturada e fazem você perder mais peso do que dietas pobres em gordura. Além disso, as dietas ricas em gordura saturada possui biomarcadores saudáveis, mais relevantes do que as dietas de baixa gordura.

8. Gordura Saturada Tem um Sabor Maravilhoso

Bacon, queijo, carne, ovos, manteiga … uma vida rica em gordura saturada com certeza é uma vida melhor do que sem ela.

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Publicado por

Fernando

Fernando Muniz tem 28 Anos, casado, pai de dois Filhos [Maria e Bernardo] e sempre teve uma alimentação muito desregrada e com isso ativou o EFEITO SANFONA na sua vida perdendo e ganhando peso de forma constante, com esse acervo de nutrição ele gostaria de ajudar mais pessoas a superar de uma vez por toda o sobrepeso, obesidade e o efeito sanfona, é nisso que eu acredito.

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