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10 Fatos de nutrição que todos realmente concordam

Há muita controvérsia em nutrição e muitas vezes parece que as pessoas não podem concordar com qualquer outra coisa. Mas existem algumas exceções e aqui estão os 10 fatos de nutrição que todos realmente concordam (bem, quase todos … ) .

1. Açúcar é um Desastre

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Nós todos sabemos que adição de açúcar é ruim. Alguns pensam que o açúcar é uma simples questão de calorias “vazias”, enquanto outros acreditam que o açúcar é a causa de doenças que matam milhões de pessoas a cada ano. É certamente verdade que adição de açúcar (sacarose e xarope de milho) contém calorias vazias. Não há nutrientes no açúcar e se você comer uma grande quantidade, é provável que você se torne nutricionalmente deficiente, pois o organismo vai acusar que você não está recebendo alimentos com valor nutricional. Mas esta é apenas a ponta do iceberg. Há outros perigos, muito mais graves do que os que algumas correntes tentam chamar a atenção sobre determinados complicações do açúcar, principalmente devido ao elevado teor de frutose, que está implicada como uma das principais causas da obesidade, doença cardiovascular e diabetes tipo II. Como é que a frutose age? Bem, a frutose é metabolizada estritamente pelo fígado e com o passar do tempo provoca a doença não-alcoólica do fígado, a resistência à insulina, triglicéridios elevados, obesidade abdominal e níveis elevados de colesterol. Então, a frutose faz com que nossos cérebros resistentam a um hormônio chamado leptina, o que efetivamente faz move nosso descontrole de QUERER engordar. Desta forma, comer açúcar em excesso, o açúcar configura uma unidade bioquímica implacável no cérebro, que mantém a ingestão de açúcar, engordando e desejando cada vez mais doce.

Resumo: O açúcar fornece caloria vazia e acredita-se que seja a principal causa de doenças que matam milhões de pessoas por ano.

2. Gordura Omega-3 é Crucial e a Maioria não Consome o Suficiente

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Os ácidos graxos ômega-3 são extremamente importantes para o bom funcionamento do corpo humano. Por exemplo, DHA, um ácido gordo omega-3 derivado de animais, representa cerca de 40% das gorduras poliinsaturadas do cérebro. Acusar deficiência em Omega-3 (muito comum) está associado QI menor, depressão, várias doenças mentais, doenças cardiovasculares e muitas outras doenças graves. Há três principais fontes de gorduras Omega-3 ALA … (a partir de plantas principalmente), DHA e EPA (de animais). A forma de plantas, ALA, precisa ser transformada em DHA ou EPA, a fim de funcionar corretamente no corpo humano. Existem evidências de que este processo de conversão é ineficaz em humanos. Portanto, é melhor obter Omega- 3 a partir das gorduras de origem animal … incluindo peixe, carne de vaca alimentada com capim, Omega- 3 de ovos enriquecidos ou de pasto, ou ainda pelo óleo de peixe .

Resumo: Uma grande parte da população é deficiente em Omega -3. Evitar tal deficiência de ácidos graxos essenciais, pode ajudar a prevenir muitas doenças.

3. Não Existe Dieta Perfeita para Todos

Nós somos todos temos diferenças únicas e sutis em genética, tipo de corpo, cultura e meio ambiente, pode afetar o tipo de dieta que devemos comer. Algumas pessoas acham melhor uma dieta de baixo carboirato, enquanto outros preferem fazer uma dieta alta em carboidrato e  vegetariana. O fato é que o que funciona para uma pessoa, pode não funcionar para outra. Para descobrir o que você deve fazer, pode ser necessário um pouco de auto experimentação. Tentar algumas coisas diferentes até encontrar algo que você goste e que você acha que você vai te estimular. Cursos diferentes para povos diferentes!

Resumo: A melhor dieta para você é a que você obtém resultados e a que te motiva.

4. Gordura Trans Artificial é Muito Prejudicial e Deve ser Evitada

As gorduras trans são também conhecidas como óleos parcialmente hidrogenados. As gorduras trans são feitas através da mistura de gorduras insaturadas com hidrogênio gasoso, à uma temperatura elevada que se assemelha com a gordura saturada. Este processo é nojento e saber que alguém pensou estas gorduras para o consumo humano é ainda pior. As gorduras trans aumenta o colesterol ruim e diminui o colesterol bom, causa obesidade abdominal, inflamação e resistência à insulina. Em longo prazo, o consumo de gorduras trans aumenta o risco de obesidade, diabetes, doença cardíaca, doença de Alzheimer, depressão e outras doenças. Recomenda-se que você evite gorduras trans como se sua vida dependesse disso.

Resumo: Gorduras Trans são gorduras quimicamente processadas ​ que causam todos os tipos de danos ao organismo. Você deve evitá-los como a peste.

5. Comer Vegetais Melhora a Saúde

Os vegetais são bons para você. Eles são ricos em vitaminas, minerais, fibras, antioxidantes e uma infindável variedade de nutrientes essenciais, que a ciência está apenas começando a descobrir. Em estudos observacionais, comer vegetais está associado com a melhoria da saúde e um menor risco de doença. É recomendado você comer uma variedade de legumes todos os dias. Eles são saudáveis​​ e cumprem os valores nutricionais de uma dieta.

Resumo: Os vegetais são ricos em todos os tipos de nutrientes. Comer vegetais está associado com a melhoria da saúde e um menor risco de doença.

6. É Fundamental Evitar a Deficiência de Vitamina D

A vitamina D é uma vitamina única. Essa vitamina realmente funciona como um hormônio esteróide no corpo. A pele produz vitamina D quando é exposta aos raios ultravioleta do sol. E é assim que a maioria da nossa necessidade diária de vitamina D ao longo da evolução. No entanto, hoje em dia uma grande parte do mundo está deficiente desse nutriente essencial. Em muitos lugares, o sol simplesmente não aparece durante a maior parte do ano. Mesmo onde o sol aparece, as pessoas tendem a ficar muito dentro de casa e usam protetor solar quando vão sair, o que efetivamente bloqueia a vitamina D na pele. Se você é deficiente em vitamina D, então você está em falta de um importante hormônio no organismo e a deficiência está associada com muitas doenças graves, incluindo diabetes, câncer, osteoporose e outros. A melhor maneira de saber se você está ou não em deficiência, é ir ver um médico e ter o nível sanguíneo medido. Infelizmente, é difícil conseguir o suficiente de vitamina D a partir de dieta. Se ficar mais sol não é uma opção, tome um suplemento de vitamina D3 ou uma colher de sopa de óleo de fígado de bacalhau por dia, é a melhor maneira de prevenir / inverter uma deficiência.

Resumo: A vitamina D é um hormônia crucial para o corpo e muitas pessoas são deficientes desta vitamina. Reverter uma deficiência pode ter benefícios poderosos para a saúde.

7. Carboidrato Refinado Faz Mal para Você

Há um monte de opiniões sobre carboidrato e gordura diferentes. Alguns pensam que a gordura é a raiz de todo o mal, enquanto outros acreditam que os carboidratos são os principais intervenientes na obesidade e outras doenças crônicas. Mas, o que praticamente todos concordam  é que os carboidratos refinados são, no mínimo, pior do que quando não são refinados – carboidratos complexos. Existem alguns nutrientes em alimentos ricos em carboidratos, como grãos, que podem ser benéficos. No entanto, quando você processa os grãos, isso remove a maioria dos nutrientes e, não há mais nada, além das coisas ruins, que são as grandes quantidades de glicose facilmente digeríveis. Comer carboidratos refinados podem causar picos rápidos de açúcar no sangue, seguido por um aumento da insulina, que desencadeia o armazenamento de gordura e contribui para a resistência à insulina e várias doenças como a obesidade e diabetes. Particularmente, os grãos não são necessários em tudo, os nutrientes encontrados nos carboidratos, pode ser adquirido a partir de outros alimentos mais saudáveis ​​e mais nutritivos. Mas é muito claro que os grãos integrais e carboidratos não refinados são pelo menos muito melhor do que os processados ​​e refinados.

Resumo: Carboidratos refinados, como grãos processados, ​​são insalubres. Eles carecem de nutrientes e podem levar a picos rápidos de açúcar e insulina no sangue, que podem causar todos os tipos de problemas

8. Suplementos Nunca Podem Substituir por Completo as Comidas de Verdade

“Nutritionismo” é a idéia de que os alimentos não são nada mais do que a soma de seus nutrientes individuais. Mas isso simplesmente não é verdade e é uma armadilha que muitos entusiastas da nutrição tendem a cair. Nozes, por exemplo, não são apenas cascas com ácidos graxos ômega-6, da mesma forma que as frutas não são apenas sacos lacrimejantes de frutose. Não, estes são alimentos reais com uma enorme variedade de nutrientes essenciais. As vitaminas e minerais, que você também pode obter a partir de um multivitamínico barato, são apenas uma pequena parte da quantidade total de nutrientes encontrado naturalmente nos alimentos. Portanto, suplementos … pelo menos os suplementos que temos hoje, não são capazes de substituir os nutrientes que você encontra a partir de alimentos reais. Os suplementos podem ser benéficos, especialmente para os nutrientes que são geralmente baixos na dieta como a vitamina D e magnésio. E, nunca nenhuma quantidade de suplemento compara-se a uma dieta ruim de comidas reais. Sem chance.

Resumo: É muito mais importante comer alimentos nutritivos (reais) do que contar com suplementos para fornecer os nutrientes que você precisa.

9. “Dietas” podem Não Funcionar, uma Mudança no Estilo de Vida é Necessário

“Dietas” são ineficazes. Isso é um fato. Elas podem levar a resultados de curto prazo, mas assim que você começar a comer junk food novamente, você vai ganhar o peso todo de volta, esse efeito é chamado d yo- yo e é extremamente comum. A maioria das pessoas, que perdem muito peso com dieta, acabam ganhando tudo de volta sempre que “param” a dieta. Por esta razão, a única coisa que pode dar-lhe os resultados reais a longo prazo é adotar um estilo de vida saudável..

Resumo: A adoção de um estilo de vida saudável é a única maneira de garantir a perda de peso a longo prazo e uma vida melhor.

10. Comida Saudável de Verdade Não pode ser Processada

Alimentos processados ​​são insalubres. O sistema industrializado deteriorou a saúde da população. Durante o processamento de alimentos, muitos dos nutrientes benéficos à saúde são excluídos. O processamento não só remove os nutrientes saudáveis, como as fibras, mas também injetam outros ingredientes nocivos na corrente sanguínea, como o açúcar, gorduras trans e trigo refinado. Além disso, os alimentos processados ​​são carregados vários tipos de produtos químicos artificiais e não são seguros ao consumo humano a longo prazo. Basicamente, os alimentos processados ​​têm menos coisas boas e muito mais coisas ruins. A coisa mais importante que você pode fazer para garantir a saúde ideal é comer comida de verdade. Se parece que ela foi feita em uma fábrica, não coma!

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Publicado por

Fernando

Fernando Muniz tem 28 Anos, casado, pai de dois Filhos [Maria e Bernardo] e sempre teve uma alimentação muito desregrada e com isso ativou o EFEITO SANFONA na sua vida perdendo e ganhando peso de forma constante, com esse acervo de nutrição ele gostaria de ajudar mais pessoas a superar de uma vez por toda o sobrepeso, obesidade e o efeito sanfona, é nisso que eu acredito.

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