10 Benefícios usando o Whey Protein

O nome whey protein já é bastante conhecido na língua portuguesa e é um dos suplementos mais estudados no mundo, por boas razões. O whey protein tem um valor nutritivo muito elevado e os estudos científicos revelaram inúmeros benefícios à saúde. Aqui estão 10 benefícios saudáveis da proteína do soro do leite, que são suportados por estudos feitos com seres humanos.

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1. Soro do Leite É uma Excelente Fonte de Proteína de Alta Qualidade  

A proteína do soro do leite é um líquido que se separa do leite durante a produção do queijo, uma proteína completa e de alta qualidade, que contém todos os aminoácidos essenciais. Além disso é de muito fácil digestão, absorvida a partir do intestino, com uma velocidade maior, em comparação com outros tipos de proteínas. Essas qualidades fazem do why protein uma das melhores fontes alimentares de proteína disponível.

Existem três tipos principais de soro protéico em pó:  concentrado (WPC), isolado (WPI) e hidrolisado (WPH). O concentrado é o tipo mais comum e é também o mais barato. Como um suplemento dietético, a proteína do soro do leite é muito popular entre os fisiculturistas, atletas e outras pessoas que querem precisam adicionar proteína na dieta.

Resumo: A proteína do soro do leite tem um valor nutricional muito alto e é uma das melhores fontes alimentares de proteína de alta qualidade. O whey protein é altamente digerível e absorvido mais rapidamente do que outras fontes de proteína.

2. Whey Protein Promove o Crescimento Muscular

A massa muscular diminui naturalmente com a idade. Isso geralmente leva ao ganho de gordura e aumento do risco de doenças crônicas. No entanto, essa mudança adversa na composição corporal pode ser parcialmente diminuída, impedida, ou revertida com uma combinação de treinamento de força e dieta adequada. O treinamento de força juntamente com o consumo de alimentos de alta proteína ou suplementos de proteína, resulta numa estratégia eficaz de prevenção e são particularmente eficazes. Como fonte de proteína de alta qualidade, o soro do leite, é rico em aminoácidos de cadeia ramificada, chamado leucina. A leucina é a que mais promove o crescimento (anabólico) dos aminoácidos.

Por este motivo, a proteína do soro do leite é eficaz para a prevenção da perda de massa muscular relacionado com a idade, assim como para melhorar a força e um corpo com melhor aparência. Para o crescimento muscular, a proteína do soro de leite tem demonstrado ser um pouco melhor em comparação com outros tipos de proteínas, tais como a caseína ou a soja. No entanto, a menos que na sua dieta esteja faltando proteína, os suplementos provavelmente não vão fazer uma grande diferença.

Resumo: Whey protein é um excelente promovedor do crescimento e manutenção muscular, quando combinado com treino de força.

3. Whey Protein pode Diminuir a Pressão Sanguínea

A pressão arterial elevada (hipertensão) é um dos principais fatores de risco para as doenças cardíacas. Numerosos estudos relacionam o consumo de produtos lácteos com a pressão arterial reduzida. Este efeito tem sido atribuído a uma família de péptidos bioativos presentes nos produtos lácteos, os denominados “inibidores de conversão da  enzima angiotensina” (inibidores da ECA). Nas proteínas do soro, os inibidores da ECA são chamados lactoquininas. Em diversos estudos feitos com animais, foram encontrados efeitos benéficos sobre a pressão sanguínea.

Um número limitado de estudos de investigação com humanos, mostrou o efeito da proteínas do soro do leite sobre a pressão arterial e muitos especialistas consideram a evidência ainda inconclusiva. Um outro estudo feito a partir de indivíduos com excesso de peso, mostrou que a suplementação com a proteína do soro do leite, numa medida de 54 g / dia, durante 12 semanas, reduziu a pressão arterial sistólica em 4%. Outra proteína do leite (caseína) teve efeitos semelhantes.

Isto é apoiado por outro estudo, que encontrou efeitos significativos quando os participantes consumiram um concentrado de 22 g / dia da proteína do soro, durante 6 semanas. No entanto, a pressão arterial diminuiu apenas naqueles que tinham pressão alta ou ligeiramente elevada no sangue e não houve efeito significativo sobre a pressão sanguínea num estudo que utilizou quantidades muito menores de proteína de soro (inferior a 3,25 g / dia) misturados numa bebida de leite.

Resumo: As proteínas do soro podem reduzir a pressão arterial em pessoas com a pressão elevada. Isto ocorre devido à chamada lactoquininas, péptidos bioativos.

4. Whey Protein pode Ajudar no Tratamento da Diabetes Tipo 2  

A diabetes Tipo 2 é uma doença crônica caracterizada pela hiperglicemia e uma degradação da insulina. A insulina é um hormônio que estimula a absorção de açúcar no sangue para as células, mantendo os níveis dentro dos limites saudáveis. A proteína do soro do leite mostra ser eficaz na moderação do açúcar no sangue, aumentando ambos os níveis de insulina e sensibilidade aos seus efeitos. Quando comparado com outras fontes de proteína, como o ovo ou peixe, a proteína do soro do leite parece ter um efeito superior.

As propriedades da proteína do soro do leite podem ainda serem comparáveis ​​aos das drogas diabéticas, tais como sulfonilureias. Como resultado, o whey protein pode ser eficaz e utilizado como tratamento complementar para a diabetes tipo 2. Ao tomar um suplemento de proteína de soro de leite antes ou com uma refeição de alta carboidrato, foi percebido que o açúcar no sangue foi moderado entre os indivíduos saudáveis ​​e os diabéticos tipo 2.

Resumo: Whey protein é eficaz na moderação dos níveis de açúcar no sangue, especialmente quando tomado antes ou durante as refeições de alto carboidrato. Pode ser particularmente útil para as pessoas com diabetes tipo 2.

5. Whey Protein pode Ajudar a Reduzir a Inflamação do Corpo

A inflamação é a parte da resposta do organismo à uma lesão. A inflamação de curto prazo é benéfica, mas sob certas circunstâncias, pode se tornar crônica. A inflamação crônica pode ser prejudicial e é um fator de risco para muitas doenças. A inflamação pode refletir em problemas de saúde subjacentes ou maus hábitos de vida. Um grande estudo de revisão descobriu que as altas doses de suplementos de proteína do soro do leite reduziu significativamente a proteína C-reativa (CRP), um indicador de inflamação importante no corpo.

Resumo: Doses elevadas de whey protein demonstra a redução dos níveis de sangue de proteína C-reativa, o que indica que a proteína do soro do leite pode ajudar na redução da inflamação.

6. Whey Protein pode Ser Benéfico contra a Doença Inflamatória Intestinal

A doença inflamatória intestinal é uma condição caracterizada pela inflamação crônica da mucosa do trato digestivo. É um termo coletivo para a doença de Crohn e colite ulcerativa. Em ambos, roedores e seres humanos, a suplementação com a proteína do soro do leite, encontrou efeitos benéficos contra a doença inflamatória do intestino. No entanto, a evidência disponível é inconsistente e mais estudos são necessários antes de quaisquer reivindicações serem feitas.

Resumo: Suplementos como o why protein pode ter efeitos benéficos sobre a doença inflamatória do intestino.

7. Whey Protein pode Aumentar a Defesa do Corpo por meio de Antioxidantes

Os antioxidantes são substâncias que atuam contra a oxidação no organismo, reduzindo o stress oxidativo e cortando o risco de várias doenças crônicas. Um dos antioxidantes mais importantes nos seres humanos é a glutationa. Diferentemente da maioria dos antioxidantes, a glutationa é produzida pelo organismo. No organismo, a produção de glutationa depende do fornecimento de diversos aminoácidos, tais como a cisteína, o que é, por vezes, de fornecimento limitado. Por esta razão, os alimentos ricos em cisteína, tais como a proteína do soro do leite, pode aumentar as defesas antioxidantes naturais do corpo. Um número de estudos, com humanos e roedores, descobriu que as proteínas do soro do leite pode reduzir o stress oxidativo e aumentar os níveis de glutationa.

Resumo: A suplementação com whey protein pode fortalecer as defesas antioxidantes do organismo, promover a formação de glutationa, um dos principais antioxidantes do organismo.

8. Whey Protein pode Ter Efeitos Benéficos no Colesterol

O colesterol alto, especialmente o colesterol LDL, é um fator de risco para a doença cardíaca. Em um estudo feito, considerando indivíduos com excesso de peso, utilizou um consumo 54 gramas de proteína do soro do leite por dia, durante 12 semanas, levou a uma redução significativa do colesterol total e do mau colesterol LDL. Outros estudos não encontraram efeitos similares sobre o colesterol no sangue, mas a falta de efeito pode ser devido a diferenças no desenho do estudo. Mais estudos são necessários antes que qualquer conclusão possa ser tirada.

Resumo: À longo prazo, a suplementação de proteína de alta qualidade pode diminuir os níveis de colesterol. A evidência ainda é muito limitada neste momento.

9. Whey Protein é Altamente Saciante e Pode Diminuir a Fome

A saciedade é um termo usado para descrever a sensação de plenitude, que experimentamos depois de comer uma refeição. É o oposto do apetite e da fome, e deve suprimir os desejos por comida e o desejo de comer. Alguns alimentos são mais saciantes do que outros, um efeito que é parcialmente mediado pela composição dos macronutrientes (proteínas, carboidratos, gordura). A proteína é, de longe, o mais saciante dos três macronutrientes. No entanto, nem todas as proteínas têm o mesmo efeito sobre a saciedade. A proteína do soro parece possuir o maior nível de saciedade, do que outros tipos de proteínas, tais como a caseína e soja. Essas propriedades tornam particularmente úteis para aqueles que precisam comer menos calorias e perder peso.

Resumo: Whey protein é muito saciante (enchimento), até mais do que outros tipos de proteína. Isso o torna uma adição útil para uma dieta de perda de peso.

10. Whey Protein pode Ajudar a Perder Peso

O aumento do consumo de proteína já é bem conhecida como uma estratégia eficaz para a perda de peso. Comer mais proteína pode promover a perda de gordura por:

  • Suprimir o apetite, conduzindo a redução de ingestão de calorias.
  • Impulsiona o metabolismo, ajudando a queima de mais calorias.
  • Ajuda a manter a massa muscular enquanto você perde peso.

Whey protein (soro do leite) é particularmente eficaz e pode ter efeitos na queima de gordura e saciedade, quando comparado com outros tipos de proteína.

Resumo: Comer bastante proteína é uma maneira efetiva para perder peso e alguns estudos mostram que a proteína do soro do leite pode ter maiores efeitos significativos do que outros tipos de proteína.

Efeitos Colaterais, Dosagem e  Como Usar o Whey Protein

O whey protein é muito fácil de ser incorporado na dieta. É vendido em forma de pó e pode ser batido com iogurte, ou simplesmente misturados com água ou leite. Uma quantidade de 25-50 gramas por dia (1-2 colheres) é a dose comum recomendado, mas certifique-se de seguir as instruções de dosagem da embalagem. É vendido em várias lojas, incluindo supermercados. Tenha em mente que a ingestão de muita proteína é inútil. O organismo só pode utilizar uma quantidade limitada em um determinado momento. O consumo excessivo também pode causar problemas digestivos, tais como náuseas, dor, inchaço, cólicas, flatulência e diarreia. No entanto, o consumo moderado dos suplementos de proteína do soro do leite é bem tolerado pela maioria das pessoas, salvo as exceções. Se você é intolerante à lactose, proteína do soro do leite hidrolisada ou isolada, pode ser mais adequado a utilização da concentrada. Se você já teve problemas hepáticos ou renais, consulte consultar um médico antes de tomar um suplemento de proteína. Por fim, a proteína do soro do leite não é apenas uma maneira conveniente para aumentar a sua ingestão de proteínas, mas o consumo pode conduzir à efeitos benefícios poderosos para a saúde.

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About Fernando 122 Articles
Fernando Muniz tem 28 Anos, casado, pai de dois Filhos [Maria e Bernardo] e sempre teve uma alimentação muito desregrada e com isso ativou o EFEITO SANFONA na sua vida perdendo e ganhando peso de forma constante, com esse acervo de nutrição ele gostaria de ajudar mais pessoas a superar de uma vez por toda o sobrepeso, obesidade e o efeito sanfona, é nisso que eu acredito.

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