Os Melhores Benefícios da Banana

A banana está presente nas culturas alimentares mais importantes do mundo. A fruta vem de uma classe de plantas chamadas Musa, que são nativas do Sudeste da Ásia e são cultivadas nas áreas mais quentes do mundo. A banana é uma fonte saudável de fibra, potássio, vitamina B6, vitamina C, vários antioxidantes e fitonutrientes.

beneficios-da-banana

Há muitos tipos diferentes de bananas e elas podem atingir diferentes de tamanho. A cor varia do verde ao amarelo.

Carboidratos

Como a maioria das frutas, as bananas são compostas principalmente de hidratos de carbono e possuem baixo teor em proteína e gordura. A Banana é uma fonte rica em carboidratos e sua composição muda drasticamente durante o amadurecimento. O principal componente das bananas verdes é o amido e em bananas maduras os açúcares. As bananas verdes contêm até 70-80% de amido, numa base de peso seco. Durante a maturação, o amido é convertido em açúcares e acaba por ser menos de 1% quando a banana está completamente madura. Os tipos mais comuns de açúcares encontrados em bananas maduras são sacarose, frutose e glicose. Em bananas maduras, o teor total de açúcar pode chegar a mais de 16% da massa fresca. Elas têm um índice glicêmico de 42-58%, dependendo do seu estado de maturação, que é relativamente baixo. Esta medida mostra a velocidade que o carboidrato dos alimentos entra na corrente sanguínea. O baixo índice glicêmico de bananas é explicado pelo seu elevado teor de amido resistente e fibra, o que atenua o aumento de açúcar no sangue após uma refeição.

Fibra

Uma elevada proporção de amido em bananas verdes é a de amido resistente, como o nome sugere, é resistente à digestão e é, portanto, um tipo de fibra. O amido resistente passa para o intestino grosso onde é fermentado por bactérias, em um processo que forma o butirato, um ácido gordo de cadeia curta, que parece ter efeitos benéficos sobre a saúde intestinal. As bananas também são uma boa fonte de outros tipos de fibras, como a pectina. Algumas pectinas das bananas são solúveis em água. Quando as bananas amadurecem, a proporção de pectina solúvel em água aumenta  e é uma das principais razões pelas quais as bananas ficam mais macias à medida que envelhecem. Ambos, pectina e amido resistente, moderam o aumento de açúcar no sangue após uma refeição.

Vitaminas and Minerais

As bananas são uma fonte significativa de várias vitaminas e minerais, especialmente de potássio, vitamina B6 e vitamina C.

Potássio: Bananas são uma boa fonte de potássio. Uma dieta rica em potássio pode reduzir a pressão arterial em pessoas com pressão elevada e tem efeitos positivos na saúde cardiovascular.

Vitamina B6: Bananas são ricas em vitamina B6. Uma banana média pode fornecer até 33% da ingestão diária recomendada de vitamina B6.

Vitamina C: Como a maioria de frutas, bananas são uma boa fonte de vitamina C.

Fitonutrientes

Frutas e verduras contêm inúmeros tipos de fitonutrientes e as bananas não são exceção. Os fitonutrientes são substâncias bioativas naturais encontrados nas plantas e que apontam efeitos positivos para a saúde.

Dopamina: Embora seja um importante neurotransmissor no cérebro , dopamina de bananas não atravessa a barreira sangue – cérebro para afectar o humor, mas sim actua como um antioxidante potente.

Flavonóides: Vários flavonóides antioxidantes são encontrados em bananas, mais notavelmente catequinas. Eles têm sido associados a vários benefícios à saúde, incluindo um menor risco de doença cardiovascular.

Benefícios saudáveis das Bananas

Como a maioria dos alimentos naturais, as bananas podem ter uma série de benefícios à saúde.

Saúde Cardiovascular

As bananas são ricas em potássio. Uma banana de tamanho médio contém cerca de, 0,4g de potássio, um mineral que promove a saúde cardíaca e normaliza a pressão arterial. De acordo com a análise de muitos estudos, o consumo diário de 1,3-1,4 gramas de potássio está ligado a um risco 26 % inferior de doença cardiovascular. Além disso, a banana contém flavonóides antioxidantes que também foram associados a uma diminuição significante do risco de doença cardiovascular.

Saúde Digestiva

As bananas verdes contêm quantidades consideráveis ​​de amido resistente e pectina, que são os tipos de fibra dietética. O amido resistente e as pectinas atuam como nutrientes probióticos, que suportam o crescimento de bactérias intestinais benéficas. Eles passam para o cólon, onde são fermentados pelas bactérias benéficas que formam o butirato de metilo, um ácido gordo de cadeia curta, que promove a saúde do intestino.

Quais São os Efeitos Adversos?

Há opiniões contraditórias sobre se as bananas são boas para diabéticos ou não. É verdade que as bananas são ricas em amido e açúcar. Portanto, poderia esperar que causassem um grande aumento do açúcar no sangue. Mas, devido ao seu baixo índice glicêmico, as bananas não elevam os níveis de açúcar no sangue, como qualquer outro alimento rico em carboidrato. No entanto, depois de comer alimentos ricos em açúcar e carboidratos, diabéticos devem sempre se certificar de monitorar com cuidado, seus níveis de açúcar no sangue.

[Se você tem Diabetes Tipo 1 ou Tipo 2 Clique Aqui]

Em um caminho diferente, pessoas consideram o consumo de banana como um fator de risco para a constipação, enquanto outros estudos indicam que as bananas podem ter um efeito oposto, pelo menos em algumas pessoas.

Em conclusão, o consumo de banana não parece ter qualquer efeito adverso grave, pelo menos quando consumido com moderação.

Recomendados Para Você:

About Fernando 122 Articles
Fernando Muniz tem 28 Anos, casado, pai de dois Filhos [Maria e Bernardo] e sempre teve uma alimentação muito desregrada e com isso ativou o EFEITO SANFONA na sua vida perdendo e ganhando peso de forma constante, com esse acervo de nutrição ele gostaria de ajudar mais pessoas a superar de uma vez por toda o sobrepeso, obesidade e o efeito sanfona, é nisso que eu acredito.

1 Trackbacks & Pingbacks

  1. 22 Saborosos Alimentos Ricos em Fibra

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*