Os Benefícios da Carne de Porco a Saúde

A carne de porco que consumimos é a carne do porco doméstico  Sus domesticus. É a carne consumida vermelha mais ingerida em todo o mundo, especialmente no leste da Ásia. Porém, o seu consumo é proibido em certas religiões, como o islamismo e o judaísmo. Por esta razão, a carne de porco é ilegal em países islâmicos. Muitas vezes, é a carne de porco é comida sem ser processada, mas não raramente esta carne é curada (preservadas) como subprodutos da carne de porco, que também são muito comuns. Estes incluem porco defumado, presunto, bacon e salsichas. Sendo ricas em proteínas e em muitas vitaminas e minerais, a carne de porco magra pode ser um excelente complemento para uma dieta saudável.

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Proteína da Carne de Porco

Como toda carne, a carne de porco é principalmente constituída de proteína. O teor de proteína da carne magra da carne de porco cozida é em torno de 26%, em peso fresco. Por peso seco, o teor de proteína de carne magra de porco pode ser bem alta (89%), tornando-se uma das mais ricas fontes alimentares de proteína. Esta carne contém todos os aminoácidos essenciais necessários para o crescimento e manutenção do nosso corpo. Na verdade, a carne é uma das fontes dietéticas mais completas de proteína. Por esta razão, comer carne de porco, ou outras carnes, pode ser particularmente benéfico para os fisiculturistas, atletas em recuperação, pacientes pós-cirúrgicos, pessoas que precisam construir ou reparar seus músculos.

Gordura do Porco

A carne de porco contém quantidades variáveis ​​de gordura. A proporção de gordura na carne de porco varia usualmente de 10-16 %, mas pode ser muito maior, dependendo do tipo de corte e vários outros fatores. Esclarecido o teor de gordura do porco, chamada de banha do porco, que também é usada como gordura para cozinhar. Como outros tipos de carne vermelha, a carne de porco é composta principalmente por gorduras saturadas e gorduras insaturadas, presentes em quantidades aproximadamente iguais. A composição de ácidos graxos da carne de porco é ligeiramente diferente do que a carne de animais ruminantes, como bovinos e ovinos. A carne de porco é pobre em ácido linoléico conjugado (CLA) e é ligeiramente mais rico em gorduras insaturadas do que as outras.

Vitaminas e Minerais

A carne de porco é uma fonte rica em vitaminas e minerais. Abaixo estão os elementos presentes na carne de porco:

Tiamina: Ao contrário de outros tipos de carne vermelha, tais como carne de cordeiro, carne de porco é particularmente rico em tiamina. A tiamina é uma das vitaminas do complexo B e desempenha um papel essencial em várias funções do corpo.

Selênio: Carne de porco é geralmente uma rica fonte em selênio. As melhores fontes deste mineral essencial são alimentos de origem animal, como carne, frutos do mar, ovos e produtos lácteos.

Zinco: Um importante mineral, abundante na carne de porco. É essencial para um saudável do cérebro e do sistema imunitário.

Vitamina B12: Apenas encontrado em alimentos de origem animal, a vitamina B12 é importante para a formação do sangue e função do cérebro. A deficiência de vitamina B12 pode causar anemia e danos aos neurônios.

Vitamina B6: Um grupo de várias vitaminas relacionadas, importantes para a formação de células vermelhas do sangue.

Niacina: Uma das vitaminas do complexo B, também chamado de vitamina B3. Ele serve uma variedade de funções no corpo e é importante para o crescimento e metabolismo.

Fósforo: Abundante e comum na maioria dos alimentos, o fósforo é geralmente uma grande componente de dietas das pessoas. É essencial para o crescimento e manutenção do organismo.

Ferro: Carne de porco contém menos ferro do que cordeiro ou carne. No entanto, a absorção de ferro carne (ferro heme) a partir do trato digestivo é muito eficiente e a carne de porco pode ser considerada uma excelente fonte de ferro.

A carne de porco pode conter quantidades úteis de muitas outras vitaminas e minerais. Produtos suínos processados, como presunto e bacon,  podem conter quantidades muito elevadas de sal (sódio).

Zoonutrientes

Da mesma forma para as plantas, alimentos de origem animal contêm uma série de substâncias bioativas, que não vitaminas e minerais, que podem afetar a saúde.

Creatina: Abundante em carnes, as funções da creatina são como fonte de energia para os músculos. É um suplemento popular entre os fisiculturistas e pesquisas indicam que ela pode melhorar o crescimento e manutenção muscular.

Taurina: Encontrado em peixes e carnes, a taurina é um aminoácido antioxidante formada por nossos próprios corpos. A ingestão dietética da taurina pode ser importante para a função cardíaca e muscular .

Glutationa: Um antioxidante, presente em quantidades elevadas na carne, mas que também é produzida no corpo humano. Mesmo que seja um antioxidante essencial no corpo, o papel da glutationa como um zoonutriente não é clara.

Colesterol: Um esterol encontrado na carne e outros alimentos de origem animal, como laticínios e ovos. O colesterol da dieta não afeta os níveis de colesterol no corpo, pelo menos na maioria das pessoas.

Benefícios Saudáveis do Porco

A carne de porco é carregada com várias vitaminas e minerais saudáveis, bem como proteínas de alta qualidade. Adequadamente cozinhada, a carne de porco pode fazer parte de uma excelente dieta saudável.

Manutenção da Massa Muscular

Juntamente com muitos outros alimentos de origem animal, a carne de porco é uma das melhores fontes alimentares de proteína de alta qualidade. Com a idade, a manutenção da massa muscular é uma importante consideração a saúde. Sem exercício e dieta adequada, a massa muscular degenera naturalmente com a idade, uma alteração adversa que está associada com muitos problemas de saúde relacionados à idade. Nos casos mais graves, a perda de massa muscular pode conduzir a uma condição conhecida como sarcopenia, que é caracterizada por níveis muito baixos de massa muscular e diminuição da qualidade de vida. A sarcopenia é mais comum entre os idosos e as proteínas de alta qualidade, que contém todos os aminoácidos essenciais, é muito importante para a manutenção da massa muscular, especialmente quando combinado com o treinamento muscular. A ingestão inadequada de proteínas de alta qualidade pode acelerar a degeneração muscular relacionada com a idade, aumentando o risco de sarcopenia. Comer carne de porco, ou outros alimentos de origem animal ricos em proteínas, é uma excelente maneira de garantir a ingestão suficiente de proteína de alta qualidade, que podem ajudar a preservar a massa muscular.

Melhoria do Desempenho do Exercício

O consumo de carne não é só benéfico para a manutenção da massa muscular, pode também melhorar a função muscular e desempenho físico. Além de ser rica em proteínas de alta qualidade, os músculos de origem animal (carne) contêm uma variedade de nutrientes saudáveis ​​que são benéficas para os nossos próprios músculos. Estes incluem taurina, creatina, e beta-alanina. A Beta-alanina é um aminoácido, usado para produzir a carnosina no corpo. A carnosina é uma substância que é importante para a função muscular. O alto nível de carnosina no músculo humano tem de fato sido associado com a redução da fadiga e melhor desempenho físico. Seguindo as dietas vegetarianas ou veganas, que são pobres em beta-alanina, pode reduzir a quantidade de carnosina nos músculos ao longo do tempo. Em contraste, a alta ingestão de beta-alanina (dos suplementos) pode resultar em aumentos significativos nos níveis de carnosina no músculo. Como resultado, comer carne de porco, ou de outras fontes ricas em beta-alanina, pode ser benéfico para aqueles que querem maximizar o seu desempenho físico.

Porco e Doença Cardíaca

Doenças do coração, também chamada de doença cardiovascular, é a principal causa de morte prematura em todo o mundo. Inclui condições adversas, tais como ataques cardíacos, derrames e pressão arterial elevada. Há resultados inconsistentes de estudos observacionais sobre a carne vermelha e as doenças cardíacas. Alguns estudos demonstram um aumento do risco tanto para a carne vermelha processada e não processada, enquanto outros mostraram um risco aumentado por apenas carne processada. Outros não encontraram qualquer ligação significativa. No entanto, não há nenhuma evidência clara de que a carne, por si mesmo, tenha alguma relação com que a doença cardíaca. Os estudos observacionais só podem revelar possíveis associações, mas não pode fornecer provas de uma relação de causa e efeito direto. É claro que a ingestão elevada de carne está relacionada com fatores de estilo de vida pouco saudáveis, tais como baixo consumo de fruta e vegetais, menos atividade física, tabagismo e excesso de comida. Os estudos observacionais tentam corrigir esses fatores. Outra explicação popular envolve o colesterol e  a gordura saturada da carne. No entanto, o colesterol da dieta tem, pouco ou nenhum, efeito sobre os níveis de colesterol no sangue e não é considerado um problema de saúde. A ligação entre as gorduras saturadas e doenças cardíacas também são pouco evidente e muitos estudos de alta qualidade não encontraram qualquer associação significativa. No final das contas, é pouco provável que o risco de doença cardíaca aumente com o consumo moderado de carne magra de porco, como parte de uma dieta saudável.

Porco e Câncer

O câncer é uma doença grave, caracterizada por um crescimento descontrolado de células no corpo. Muitos estudos observacionais encontram ligação entre o consumo de carne vermelha e o risco de câncer de cólon, outros estudos não confirmam nenhum efeito significativo. É difícil provar que a carne de porco realmente provoca câncer em seres humanos. Isso ocorre, porque os estudos observacionais só podem detectar associações e não pode fornecer provas de uma relação de causa e efeito direta. No entanto, a carne cozida pode conter uma série de substâncias cancerígenas, mais notavelmente, as aminas heterocíclicas, que são uma família de substâncias insalubres encontradas em quantidades relativamente altas em pratos de carne, peixe, ou outras fontes de proteína animal. Eles formam-se quando as proteínas animais, tais como a carne de porco, é exposta a temperaturas muito elevadas durante o cozimento no forno ou fritura. Os estudos demonstram que os alimentos ricos em aminas heterocíclicas podem aumentar o risco de vários tipos de câncer, tais como de cólon, da mama e câncer da próstata. O papel do consumo de carne, no desenvolvimento do câncer não é claro. Embora não haja provas concretas para a carcinogenicidade da carne, há uma série de sugestões. No contexto de uma dieta saudável, a ingestão moderada de carne de porco levemente cozido, provavelmente, não aumenta o risco de câncer, mas para uma saúde ideal, parece sensato limitar o consumo da carne de porco cozida demais.

Efeitos Adversos e Preocupações Individuais

Comer carne de porco crua ou mal cozida deve ser evitado, especialmente em países em desenvolvimento. Isto acontece porque a carne de porco crua pode conter vários tipos de parasitas, que infectam os seres humanos.

Tênia do Porco

A tênia do porco Taenia solium é um parasita intestinal e pode atingir o comprimento de 3 metros. A infecção é muito rara em países desenvolvidos, mas é uma preocupação maior na África, Ásia, América Central e América do Sul. Normalmente, as pessoas são infectadas por comer a carne de porco crua ou mal cozidas. Na maioria das vezes, é completamente inofensivo e não provoca nenhum sintoma. No entanto, eventualmente, pode levar a uma doença conhecida como a cisticercose, que se estima afetar cerca de 50 milhões de pessoas a cada ano. Um dos sintomas mais graves de cisticercose é a epilepsia. Na verdade, a cisticercose é considerada uma das principais causas de epilepsia adquirida.

Lombrigas Parasitas

A Trichinella é uma família de vermes parasitas que causam uma doença conhecida como triquinose. Embora a triquinose é incomum em países desenvolvidos, comer a carne de porco crua ou mal cozida pode aumentar o risco, especialmente quando a carne é de suínos livres na natureza, selvagens ou de quintal. Na maioria das vezes, a também chamada triquinelose tem sintomas muito leves, como diarréia, dor de estômago, náuseas e azia. No entanto, a triquinose pode evoluir para uma condição grave, especialmente em idosos. Em alguns casos, pode levar a fraqueza, dores musculares, febre e inchaço em volta dos olhos. Em cenários de pior caso, pode ser fatal.

Toxoplasmose

O toxoplasma gondii é o nome científico de um protozoário parasita, uma única célula “animal”, que só é visível com um microscópio. É encontrada em todo o mundo e estima-se estar presente em cerca de um terço de todos os seres humanos. Nos países desenvolvidos, como os Estados Unidos, a causa mais comum de infecção é o consumo de carne de porco crua ou mal cozida. Normalmente, a infecção com Toxoplasma gondii não causa quaisquer sintomas, mas em pessoas com sistemas imunitários fracos que podem conduzir a uma condição conhecida como a toxoplasmose. Os sintomas da toxoplasmose são geralmente leves. No entanto, pode ser prejudicial para uma criança em gestação e em pacientes com sistemas imunitários fracos sob tratamento de risco. Apesar dos parasitas da carne de porco ser incomum nos países desenvolvidos, a carne de porco deve sempre ser comida bem cozidas.

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About Fernando 122 Articles
Fernando Muniz tem 28 Anos, casado, pai de dois Filhos [Maria e Bernardo] e sempre teve uma alimentação muito desregrada e com isso ativou o EFEITO SANFONA na sua vida perdendo e ganhando peso de forma constante, com esse acervo de nutrição ele gostaria de ajudar mais pessoas a superar de uma vez por toda o sobrepeso, obesidade e o efeito sanfona, é nisso que eu acredito.

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