Os Benefícios da Carne Bovina a Saúde

A carne bovina Bos taurus, classificada como carne vermelha, termo utilizado para a carne dos mamíferos, que concentra mais quantidade de ferro do que a galinha ou peixe. Normalmente a carne vermelha é comida​​ assada, em costela, bife e também encontrada na forma de carne moída, normalmente utilizada em hambúrgueres. Existem alguns subprodutos transformados como a carne seca, carnes processadas e salsichas. A carne magra fresca é rica em vitamina e mineral, especialmente em ferro e zinco, portanto, é recomendado como parte de uma dieta saudável.

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Proteína da Carne Bovina

A carne (carne de vaca) é composta principalmente de proteína. O teor de proteína magra, da carne cozida, varia entorno de 30%. A proteína animal é geralmente de alta qualidade, contendo todos os 8 aminoácidos essenciais necessários para o crescimento e manutenção do nosso corpo. Os aminoácidos são os blocos edificantes das proteínas e muito importantes do ponto de vista da saúde. A sua composição nas proteínas varia amplamente, dependendo da fonte alimentar. A carne é uma das fontes dietéticas mais completas de proteína, com o perfil de aminoácidos sendo quase idêntico ao dos nossos próprios músculos. Por esta razão, comer carne, ou outras fontes de proteína animal, pode ser particularmente benéfico após a cirurgia e para os atletas em recuperação, ou durante outras condições em que o tecido muscular está sendo construído.

Gordura da Carne Bovina

A carne bovina Bos taurus, classificada como carne vermelha, termo utilizado para a carne dos mamíferos, que concentra mais quantidade de ferro do que a galinha ou peixe. Normalmente a carne vermelha é comida​​ assada, em costela, bife e também encontrada na forma de carne moída, normalmente utilizada em hambúrgueres. Existem alguns subprodutos transformados como a carne seca, carnes processadas e salsichas. A carne magra fresca é rica em vitamina e mineral, especialmente em ferro e zinco, portanto, é recomendado como parte de uma dieta saudável.

Ruminantes Gorduras Trans

Produtos alimentares de animais ruminantes, como vacas e ovelhas, contêm gorduras trans conhecidas como gorduras trans ruminantes. Ao contrário de suas contrapartes produzidas industrialmente, as gorduras trans, de ocorrência natural nos ruminantes, não são consideradas insalubres. A mais comum delas é o ácido linoleico conjugado (CLA), que é encontrado em produtos de carne bovina, de cordeiro e laticínios. O ácido linoléico conjugado tem sido associado com vários benefícos, especialmente no que diz respeito à perda de peso e melhora da saúde. Mas em grandes doses de suplementos, o ácido pode levar a consequências metabólicas prejudiciais.

Vitaminas e Minerais

As seguintes vitaminas e minerais são as mais presentes na carne:

Vitamina B12: alimentos derivados de animais, tais como a carne, são as únicas fontes alimentares de vitamina B12, um nutriente essencial que é importante para a formação do sangue, da função do cérebro e do sistema nervoso.

Zinco: A carne vermelha é muito rica em zinco, mineral importante para o crescimento e manutenção do corpo.

Selênio: A carne é geralmente uma rica fonte de selênio, um elemento vestigial essencial que tem uma variedade de funções no corpo.

Ferro: Encontrado em altas quantidades na carne bovina, a carne é a principal forma de ferro heme, que é absorvido de maneira bastante eficiente.

Niacina: Uma das vitaminas do complexo B, também chamada de vitamina B3, a niacina tem várias funções importantes no corpo. A baixa ingestão de niacina tem sido associada a um risco aumentado de doença cardíaca.

Vitamina B6: Uma família de vitaminas do complexo B, importantes para a formação do sangue.

Fósforo: Amplamente encontrados em alimentos, ingestão de fósforo é geralmente elevada na dieta ocidental. É essencial para o crescimento e manutenção do organismo.

A carne contém muitas outras vitaminas e minerais em quantidades inferiores. Produtos de carne processados tais como salsichas, podem conter quantidades elevadas de sódio (sal).

Zoonutrientes

Como as plantas, os animais contêm um número de substâncias não essenciais e antioxidantes bioativos, os chamados zoonutrientes, que afetam a saúde quando consumidos em quantidades adequadas.

Creatina: abundante em carnes, a creatina serve como fonte de energia para os músculos. Suplementos de creatina são consumidos por fisiculturistas e pode ser benéfico para o crescimento e manutenção muscular.

Taurina: Encontrado em peixe e carne, a taurina é um aminoácido antioxidante, que é um ingrediente comum nas bebidas energéticas. É produzido por nosso próprio corpo, é importante para o coração e para a função do músculo.

Glutationa: Um antioxidante encontrado na maioria dos alimentos integrais, a glutationa é particularmente abundante na carne. É encontrado em grande quantidade no sector da carne, cultivada com alimentos naturais como o capim, ao invés de grãos processados.

Ácido Linoléico Conjugado (CLA): A gordura trans de ruminantes que pode ter vários benefícios de saúde quando consumidos como parte de uma dieta saudável.

Colesterol: um esterol encontrado na gordura animal, que também é produzido pelo corpo humano, onde possui muitas funções. O colesterol da dieta tem pouco efeito sobre o colesterol no sangue e, portanto, não é considerado um problema de saúde.

Benefícios Saudáveis da Carne Bovina

A carne bovina é uma fonte rica de proteína de alta qualidade com várias vitaminas e minerais, excelentes componentes para uma dieta saudável.

Manutenção da Massa Muscular

Como todos os tipos de carne, a carne é uma excelente fonte de proteína de alta qualidade. Ele contém todos os aminoácidos essenciais e é referido como uma fonte de proteína “completa”. Muitas pessoas, especialmente os idosos, não consomem o suficiente de proteína de alta qualidade. A ingestão de proteína inadequada pode acelerar e agravar a perda muscular relacionada com a idade, aumentando o risco de uma condição adversa conhecida como sarcopenia , que é um grave problema de saúde entre os idosos, mas pode ser prevenida ou melhorada com exercícios de força e aumento da ingestão de proteínas. As melhores fontes alimentares de proteína são alimentos de origem animal, como carne, peixe e produtos lácteos, num contexto de estilo de vida saudável. O consumo regular de carne bovina, ou outras fontes de proteína de alta qualidade, pode ajudar a preservar a massa muscular, reduzindo o risco de sarcopenia.

Melhoria do Desempenho no Exercício

A carnosina é um dipeptídeo importante para a função muscular. É formado no corpo a partir da beta-alanina, um aminoácido dietético encontrado em grandes quantidades na carne bovina e de peixe. Para os músculos humanos, o nível elevado de carnosina tem sido associado a redução da fadiga e melhorou o desempenho durante o exercício. Estima-se que entre 4-10 semanas, a suplementação com altas doses de Purificou-beta-alanina , eleve a um aumento de 40-80% nos níveis de carnosina nos músculos. Em contraste, seguindo uma dieta vegetariana estrita, em um longo período de tempo, eleva a níveis bem mais baixos de carnosina nos músculo. Isso indica que a ingestão de carne e peixe regularmente, ou tomar suplementos de beta-alanina, pode melhorar o desempenho no exercício.

Prevenção da Anemia

A anemia é uma condição comum, caracterizada pela diminuição da quantidade de células vermelhas do sangue e a capacidade do sangue para transportar oxigênio, reduzida. A deficiência de ferro é uma das causas mais comuns da anemia, os principais sintomas apresentados são cansaço e fraqueza. A carne é uma rica fonte de ferro, principalmente quando está na forma de ferro heme. Encontrado apenas em alimentos de origem animal, o ferro heme é muito pouco encontrado nas dietas vegetarianas. O ferro heme é absorvido com muito mais eficiência do que o ferro não-heme, o tipo de ferro encontrado em alimentos de origem vegetal. A carne não somente possui essa forma altamente biodisponível de ferro, como também melhora a absorção de ferro não heme dos alimentos de origem vegetal, um mecanismo que ainda não foi completamente explicado e é reconhecido como o “fator da carne”. Por esta razão, incluindo a carne na refeição, pode aumentar a absorção de ferro a partir de outros componentes da refeição. Alguns estudos mostram que a carne pode aumentar a absorção de ferro não-heme, mesmo em refeições que contêm ácido fítico, um inibidor da absorção de ferro. Outro estudo descobriu que os suplementos à base de carne foram mais eficazes do que os comprimidos de ferro, utilizados para manter o status de ferro em mulheres durante um período de exercício. Simplificando, comer carne é uma das melhores formas de prevenir anemia ferropriva.

A carne e o Problema no Coração

A doença cardíaca (doença cardiovascular) é a causa mais comum de morte prematura no mundo. É um termo para as várias condições adversas relacionadas com o coração e os vasos sanguíneos, como os ataques cardíacos, derrames e a pressão arterial elevada. Os resultados dos estudos observacionais são mistos sobre a carne vermelha e as doenças cardíacas. Alguns estudos encontraram um grande risco ade ambos, carne vermelha não-processada e processada. Enquanto outros, apenas encontram risco para a carne processada. Outros estudos não encontram nenhum efeito significativo – Tenha em mente que os estudos observacionais não podem provar o nexo da causalidade. Eles só podem mostrar que os comedores de carne são mais ou menos propensos a ter uma doença. Muitas pessoas conscientes sobre o tema saúde, evita a carne vermelha porque foi reivindicada a ser insalubre e as pessoas que comem carne também são menos propensos a comer frutas, verduras e fibras, menos susceptíveis a exercícios e mais propensos a ter excesso de peso. Portanto, é possível que o consumo de carne seja apenas um indicador para um comportamento prejudicial, o que não está diretamente associado a própria carne. Naturalmente, a maioria dos estudos de observação tenta corrigir esses fatores, mas a exatidão dos ajustamentos estatísticos podem não atingir a condição perfeita.

A Carne Contém Gordura Saturada

Várias teorias têm sido propostas como uma possível ligação entre o consumo de carne e risco de doença cardíaca. A mais popular delas é a hipótese da dieta cardíaca, a idéia de que as gorduras saturadas aumentam o colesterol no sangue e aumentam o risco da doença cardíaca. No entanto, muitos estudos recentes de alta qualidade não encontraram qualquer ligação significativa entre o consumo de gordura saturada e doenças cardíacas. Carne magra definitivamente não deve ser temido. Tem sido demonstrado ter efeitos positivos sobre os níveis de colesterol. No contexto de um estilo de vida saudável, é improvável que  a quantidade moderada de carne magra não transforma quaisquer efeitos adversos sobre a saúde do coração.

Carne Vermelha e Câncer

O câncer de cólon é um dos tipos mais comuns de câncer em todo o mundo. Muitos estudos observacionais têm ligado o alto consumo de carne com o maior risco de câncer de cólon. No entanto, nem todos os estudos encontraram uma associação significativa. Vários componentes da carne vermelha têm sido discutidos como possíveis culpados:

Ferro Heme: Alguns pesquisadores propuseram que-ferro heme pode ser responsável pelo efeito causador de câncer de carne vermelha.

Aminas Heterocíclicas: Uma classe de substâncias causadoras de câncer, produzido quando a carne é cozida.

– Outras substâncias formadas durante a cura e tabagismo, ou adicionado a carnes processadas.

As aminas heterocíclicas são uma família de substâncias cancerígenas formadas durante o cozimento em alta temperatura da proteína animal, sobretudo quando frito, assado ou grelhado. Elas são encontradas em cozido de carne, aves e peixe. Estas substâncias podem em parte explicar a ligação entre carne vermelha e o câncer. Um grande número de estudos indica que o consumo de carne ou de outras fontes alimentares que possuem as aminas heterocíclicas, pode aumentar o risco de vários cânceres. Estes incluem o câncer de cólon, câncer de mama e câncer de próstata. Um desses estudos descobriu que as mulheres que comiam carne regularmente tinham 4,6 vezes mais risco de câncer de mama. Além do mais, há claramente algumas evidências de que a ingestão de grandes quantidades de carne bem passadas pode aumentar o risco de câncer. No entanto, não é inteiramente claro, se é devido especificamente a aminas heterocíclicas, ou outras substâncias formadas durante a cozedura em alta temperatura. O aumento do risco de câncer também pode estar relacionado a fatores de estilo de vida pouco saudáveis, muitas vezes associados com a ingestão elevada de carne. Incluídos estão o baixo consumo de frutas, vegetais e fibras. Para uma ótima saúde, parece sensato limitar o consumo de carne cozida demais. Vapor, fervura e fritura em baixa temperatura são provavelmente os mais saudáveis ​​métodos de cozimento.

Efeitos Adversos e Preocupações Individuais

A carne bovina tem sido associada com algumas condições adversas para a saúde.

Tênia (solitária) da carne

A tênia carne bovina Taenia saginata é um parasita intestinal que às vezes pode atingir um comprimento de vários metros. É raro na maioria dos países desenvolvidos, mas relativamente comum na América Latina, África, Europa Oriental e Ásia. O consumo de cru, ou mal cozida (raro), transorma a carne bovina na rota mais comum de infecção. A carne bovina causa a infecção (teníase) geralmente não tem sintomas. No entanto, a infecção grave pode resultar em perda de peso, dor abdominal e náuseas.

Sobrecarga de Ferro

A carne bovina é uma das mais ricas fontes alimentares de ferro. Em algumas pessoas, a ingestão de alimentos ricos em ferro pode causar uma condição conhecida como sobrecarga de ferro. A causa mais comum de sobrecarga de ferro é a hemocromatose hereditária, uma doença genética caracterizada por excessiva absorção de ferro a partir dos alimentos. A acumulação excessiva de ferro no organismo pode ser fatal, levando ao câncer, doenças cardíacas e problemas hepáticos. Pessoas com hemocromatose devem limitar seu consumo de carne vermelha, como a carne de cordeiro.

Vacas Alimentadas com Grãos vs. Alimentadas com Capim

O valor nutricional da carne depende da origem da alimentação do animal.  No passado, a maioria dos bovinos eram alimentados com capim. Em contraste, a maior parte da produção de carne de hoje depende de rações à base de cereais. Diferentemente da carne dos animais alimentados com grãos. A carne dos animais alimentados com capim tem:

– O Teor antioxidante superior.

– A cor mais amarela , o que indica a quantidade mais elevada de antioxidantes carotenóides .

-Maior quantidades de vitamina E.

– Menos gordura .

–  Perfil de ácidos gordos mais saudável .

– Maior quantidade de gorduras trans ruminantes, como o ácido linoleico conjugado.

– Maior Quantidades de ácidos graxos ômega-3.

Simplificando, a carne dos animais alimentados com capim é uma escolha mais saudável do que os alimentados com grãos.

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About Fernando 122 Articles
Fernando Muniz tem 28 Anos, casado, pai de dois Filhos [Maria e Bernardo] e sempre teve uma alimentação muito desregrada e com isso ativou o EFEITO SANFONA na sua vida perdendo e ganhando peso de forma constante, com esse acervo de nutrição ele gostaria de ajudar mais pessoas a superar de uma vez por toda o sobrepeso, obesidade e o efeito sanfona, é nisso que eu acredito.

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