Os Benefícios da Beterraba a Saúde

A beterraba é uma raiz vegetal, cientificamente conhecida como Beta vulgaris. É também conhecida como beterraba vermelha, beterraba jardim ou simplesmente beterraba. Embalada por nutrientes essenciais, as beterrabas são uma grande fonte de fibra, ácido fólico (vitamina B9), manganês, potássio, ferro e vitamina C. A beterraba e o suco de beterraba estão associados a vários benefícios à saúde, incluindo a melhora do fluxo sanguíneo, dos níveis de pressão arterial e ainda repercutindo no desempenho durante o exercício físico. Muitos destes benefícios para a saúde são devidos ao alto teor de nitratos inorgânicos. As beterrabas são deliciosas quando comidas cruas, mas são mais preparadas cozidas ou em conserva. Suas folhas também pode ser cozidas  e desfrutada como espinafre. Existem inúmeros tipos diferentes de beterraba, muitos dos quais se distinguem pela sua cor; amarelo, branco, rosa ou roxo escuro. As beterrabas consistem principalmente de água (87%) , carboidrato (8 %) e fibra (2-3 %).

beneficios-da-beterraba

Carboidratos

Por peso seco, beterrabas são cerca de 60-70 % de carboidratos . Os açúcares simples , como glicose e frutose , compõem 70% dos carboidratos em beterrabas cruas, e 80% em beterrabas cozidas. Beterrabas tem uma pontuação no índice glicémico de 61, que é considerado um intervalo médio. O índice glicêmico é uma medida para saber a velocidade que os níveis de açúcar no sangue sobem após uma refeição. Por outro lado, a carga de glicemia da beterraba é apenas 5, o que é muito baixo. Isto significa que as “beetroots” (em inglês) não deve ter um grande efeito sobre os níveis de açúcar no sangue, pois a quantidade total de carboidratos em cada porção é pouca.

Fibra

As beterrabas são ricas em fibras, que correspondem por 17-25 % do seu peso seco. A fibra dietética é importante como parte de uma alimentação saudável e tem associação com a diminuição do risco de várias doenças.

Vitaminas e Minerais

As beterrabas são uma grande fonte de vitaminas e minerais essenciais:

  • Folato (B9): Uma das vitaminas do complexo B, importante para o crescimento do tecido normal e função das células. É particularmente importante para as mulheres grávidas .
  • Manganês: Um elemento de traço essencial, encontrado em grande quantidade em grãos integrais, frutas e legumes.
  • Potássio: Uma dieta rica em potássio pode reduzir o nível da pressão arterial e tem efeitos positivos na saúde cardiovascular.
  • Ferro: Um mineral essencial, que tem muitas funções importantes no corpo e é necessário no transporte de oxigênio para os glóbulos vermelhos.
  • Vitamina C: Um antioxidante que é importante para a função imunológica e saúde da pele.

Fito nutrientes

Os fito nutrientes são substâncias naturais das plantas que demonstram ter efeitos benéficos em seres humanos. Abaixo estão os principais fito nutrientes das beterrabas:

  • Betanina: Também chamado de beterraba vermelha, betanin é o pigmento mais comum em beterrabas, responsável por sua cor vermelha forte. Acredita-se que tem vários benefícios para a saúde.
  • Nitrato Inorgânico: Encontrado em quantidades generosas em vegetais de folhas verdes, beterraba e suco de beterraba. No corpo, pode transformar-se em óxido nítrico, que tem muitas funções importantes.
  • Vulgaxanthin: Um pigmento amarelo ou laranja encontrado nas beterrabas e beterrabas amarelas.

Nitratos Inorgânicos

Os nitratos inorgânicos incluem nitratos, nitritos e óxido nítrico. As beterrabas e suco de beterraba são excepcionalmente ricos em nitratos. Existiu um debate sobre essas substâncias no passado. Alguns acreditam que eles são prejudiciais e podem causar câncer, enquanto outros acham que o risco é exagerado. A maioria do nitrato na alimentação (80-95%) vem de frutas e legumes. Por outro lado, o nitrito dietético vem de aditivos alimentares, carnes curadas e processadas, produtos de panificação e cereais. A pesquisa mostra que, as dietas ricas em nitritos e nitratos, pode ter efeitos positivos para a saúde, nos níveis de pressão arterial e diminuição do risco de muitas doenças. Os nitratos dietéticos, tais como aqueles provenientes da beterraba, podem ser convertidos num mensageiro, uma molécula biológica chamada óxido nítrico, que viaja através das paredes da artéria, enviando sinais para as células  minúsculas do músculo ao redor das artérias e dizendo-lhes para relaxar. Quando estas células musculares minúsculas relaxam, os nossos vasos sanguíneos dilatam e a pressão arterial diminui.

Benefícios Saudáveis da Beterraba

A beterraba e suco da beterraba tem muitos benefícios saudáveis, especialmente para a saúde do coração e desempenho de exercício físico.

Níveis da Pressão Arterial

A hipertensão é uma pressão arterial alta descontrolada, o que pode causar danos aos vasos sanguíneos e ao coração. A pressão arterial elevada é um dos fatores de risco mais intensos da doença cardíaca, acidente vascular cerebral e morte prematura em todo o mundo. Comer frutas e legumes, ricos em nitratos inorgânicos, pode reduzir o risco de doença cardiovascular, promovendo a diminuição da pressão arterial e aumento da formação de óxido nítrico. Estudos demonstram que as beterrabas, ou suco de beterraba, podem reduzir a pressão sanguínea até 3-10 mm / Hg durante um período de horas. Estes efeitos diminuem a pressão arterial e provavelmente é devido ao aumento dos níveis de óxido nítrico, uma molécula que faz com que os vasos sanguíneos relaxem e se dilatem.

Aumento da Capacidade de Exercício

Muitos estudos sugerem que os nitratos podem melhorar o desempenho físico, especialmente durante a carga  de alta intensidade dos exercícios de resistência. Os nitratos dietéticos apresentam um potencial de redução do consumo de oxigênio durante o exercício físico. Ao afetar a eficiência da mitocôndria, os órgãos responsáveis pelas células que produzem energia. A beterraba (ou suco de beterraba) são utilizados para este fim, por causa do seu alto teor de nitrato inorgânico. O consumo de beterraba pode melhorar o desempenho na corrida e ciclismo, aumenta a resistência, melhora o uso de oxigênio e leva a um melhor desempenho físico global.

Efeitos Adversos

As beterrabas são geralmente bem toleradas, exceto para as pessoas que são propensas a pedras nos rins. As beterrabas podem conter níveis elevados de oxalatos, que podem contribuir para a formação de pedra nos rins. Oxalatos também têm propriedades antinutricionais, isto significa que eles podem interferir na absorção de micronutrientes. Os níveis de oxalatos são muito mais elevados nas folhas da planta da beterraba do que na raiz, mas a raiz é, contudo, considerada elevada em oxalatos. O consumo de beterraba pode deixar a urina rosa / vermelho , o que é inofensivo, mas muitas vezes confundida com sangue.

Recomendados Para Você:

About Fernando 122 Articles
Fernando Muniz tem 28 Anos, casado, pai de dois Filhos [Maria e Bernardo] e sempre teve uma alimentação muito desregrada e com isso ativou o EFEITO SANFONA na sua vida perdendo e ganhando peso de forma constante, com esse acervo de nutrição ele gostaria de ajudar mais pessoas a superar de uma vez por toda o sobrepeso, obesidade e o efeito sanfona, é nisso que eu acredito.

1 Trackbacks & Pingbacks

  1. 22 Saborosos Alimentos Ricos em Fibra

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*