Os Benefícios da Batata a Saúde

As batatas são tubérculos subterrâneos que crescem sobre as raízes de uma planta chamada Solanum tuberosum. Esta planta é da família das solanáceas e está relacionado com tomates e tabaco. Nativa da América do Sul, as batatas foram levadas para a Europa no século 16 e agora são cultivadas em inúmeras variedades em todo o mundo. As batatas são geralmente consumidas cozidas, assadas ​​ou fritas. Elas são preparadas de várias maneiras diferentes e se vê bastante sendo servidas como um prato ou lanche.  Alimentos à base de batata comum e produtos alimentares incluem batatas fritas e farinha de batata. A batata cozida com pele é uma boa fonte de muitas vitaminas e minerais, como potássio e vitamina C. As batatas geralmente vêm em tons de cor castanha, mas também existem várias outras cores, incluindo o amarelo, vermelho e roxo. Além de ser rica em água (80%) quando frescas, as batatas consistem principalmente de carboidratos e contêm quantidades moderadas de proteína, fibra e praticamente nenhuma gordura.

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Carboidratos

As batatas são compostas principalmente de carboidratos. Principalmente sob a forma de amido, os carboidratos variam 66-90 % do peso seco das batatas. Os açúcares simples, tais como sacarose, glicose e frutose, também estão presentes em pequenas quantidades. As batatas encontram-se no alto escalão de índice glicêmico, tornando-os impróprios para diabéticos. O índice glicêmico é uma medida de como os alimentos afetar o aumento de açúcar no sangue após uma refeição. No entanto, algumas batatas podem estar na gama média, dependendo da variedade e métodos de cozimento. O arrefecimento das batatas após o cozimento pode diminuir o efeito do açúcar no sangue e reduzir o índice glicêmico em quase 30%.

Fibras da Batata

Mesmo que as batatas não sejam um alimento rico em fibras, elas podem ser uma fonte significativa de fibra para aqueles que as consomem. O teor de fibra é mais elevado na casca, que constitui 1-2 % da batata. Na verdade, a casca de batata seca é cerca de 50 % da fibra, que são compostas principalmente de fibras insolúveis, como as pectinas, celulose e hemicelulose. Elas também podem conter quantidades variáveis ​​de amido resistente, um tipo de fibra que alimenta as bactérias amigas no cólon e melhora a saúde digestiva. O amido resistente também pode melhorar o controle e moderar o aumento de açúcar no sangue, depois de ingerir as batatas. Em comparação com as batatas cozidas e servidas quentes, as batatas que tenham sido arrefecidas após o cozimento, contêm maior quantidade de amido resistente.

Proteína da Batata

As batatas são pobres em proteínas, variando entre 1-1,5% do peso fresco e 8-9 % do peso seco. Na verdade, em comparação com outras culturas alimentares comuns, tais como o trigo, arroz e milho, a batata tem a menor quantidade de proteína. Apesar de ser do baixo teor de proteína, a qualidade da proteína da batata é maior do que de um vegetal, do que a da soja e de outros legumes. A principal proteína da batata é chamada patatina, que pode ser alergênica para algumas pessoas.

Vitaminas e Minerais

As batatas são uma boa fonte de várias vitaminas e minerais, particularmente de potássio e vitamina C. Os níveis de algumas vitaminas e minerais são reduzidos com o cozimento, mas isto pode ser minimizado através da cozedura ou fervura da batata com a casca (pele).

  • Potássio: É o mineral predominante das batatas e concentra-se na pele. A ingestão de potássio pode ter benefícios para a saúde do coração.
  • Vitamina C: A principal vitamina encontrada em batatas. Os níveis de vitamina C é significativamente reduzidos com o aquecimento, mas cozinhar batatas com casca pode reduzir esta perda.
  • Folato: Concentrado na casca, o folato é encontrado em maior quantidade em batatas com a cor de carne.
  • Vitamina B6: Uma classe de vitaminas B que estão envolvidas na formação das células vermelhas do sangue. A vitamina B6 é encontrada na maioria dos alimentos e a sua deficiência é rara.

Fito nutrientes

A batata é rica em fito nutrientes, que estão em sua maioria concentrados na pele. Há uma variedade de cores de casca de batata diferente. As roxas ou vermelhas contêm as maiores quantidades de antioxidantes chamados polifenóis.

  • Ácido Clorogênico: O principal polifenol antioxidante das batatas.
  • Catequina: Um antioxidante que representa cerca de um terço do conteúdo total de polifenóis. A sua concentração é maior em batatas roxas.
  • Luteína: Encontrado em batatas com carne amarela, luteína é um carotenóide antioxidante que pode ser importante para a saúde dos olhos.
  • Glicoalcalóides: Uma classe de fitonutrientes tóxicos, principalmente solanina e chaconina, produzido pelas batatas como uma defesa natural contra insetos e outras ameaças. Eles podem ter efeitos nocivos, se em grandes quantidades.

Benefícios Saudáveis da Batata

No contexto de uma dieta saudável, as batatas com casca podem ter um número de benefícios à saúde.

Saúde Cardiovascular

Hipertensão, uma situação prejudicial caracterizada pelo aumento repentino da pressão arterial e é um dos principais fatores de risco para a doença cardiovascular. As batatas contêm um número de minerais e fito nutrientes que podem ajudar a baixar a pressão arterial. O alto teor de potássio da batata é particularmente notável. Vários estudos observacionais e ensaios clínicos randomizados têm ligado as doses elevadas de potássio com risco reduzido de hipertensão e doença cardíaca. Outras substâncias que podem promover a baixa da pressão arterial incluem o ácido clorogênico e kukoamines.

Gestão de saciedade e Peso

A saciedade é a sensação da perda do apetite que ocorre depois de comer. Os alimentos que são muito saciantes podem contribuir para o controle do peso, prolongando a sensação de saciedade após as refeições, reduzindo a ingestão de alimentos e energia. Em relação a outros alimentos ricos em carboidratos, as batatas parecem ser particularmente saciantes. Um estudo que comparou o índice de saciedade de 40 alimentos comuns considerou as batatas a serem as mais de saciantes de todos. Outro pequeno estudo feito com 11 homens mostrou que comer batatas cozidas, como um prato com carne de porco, levou a uma menor ingestão de calorias durante a refeição, quando comparado com macarrão ou arroz branco. Não está claro quais componentes das batatas contribuem para saciar os seus efeitos. No entanto, os estudos indicam que uma proteína da batata, conhecida como inibidora de proteinase 2 (PI2), pode atuar suprimindo o apetite. Mesmo que a PI2 supra o apetite quando tomado em sua forma pura, não está claro se ele tem qualquer efeito na quantidade vestigial presente nas batatas.

Efeitos Adversos e Preocupações Individuais

Comer batatas é geralmente considerado seguro e saudável. No entanto, em alguns casos, as pessoas precisam limitar o seu consumo, ou evitá-las completamente.

Alergia a Batata

As alergias alimentares são uma condição comum, caracterizada por uma reação imunitária às proteínas prejudiciais de certos alimentos. A alergia a batata é relativamente incomum, mas algumas pessoas podem ser alérgicas a patatina, uma das principais proteínas das batatas. Algumas pessoas que são alérgicas ao látex podem ser sensíveis a patatina, bem como, um fenômeno alérgico conhecido como reatividade cruzada.

Glicoalcalóides, Toxinas da Batata

Como planta da família das solanáceas, as batatas contêm uma classe de fitonutrientes tóxicos conhecidos como glicoalcalóides e existem dois principais de glicoalcalóides encontrados nas batatas, a solanina e chaconina. O envenenamento glicoalcalóide depois de comer as batatas tem sido relatados em seres humanos e animais. No entanto, relatos de toxicidade são raros e a condição pode ser diagnosticada em muitos casos. Em doses baixas, os glicoalcalóides geralmente causam sintomas leves, como dor de cabeça, dor de estômago, diarréia, náuseas e vômitos. Em casos mais graves, os sintomas incluem distúrbios neurológicos, respiração rápida, batimento cardíaco rápido, pressão arterial baixa, febre e até mesmo a morte. Em ratinhos, a ingestão de glicoalcalóides pode aumentar o risco de câncer no cérebro, pulmões, mamas e da tiróide. Outros estudos em animais indicam que o baixo nível de glicoalcalóides, pode ser encontrado na dieta humana e exacerbar a doença inflamatória do intestino. Normalmente, as batatas contêm apenas quantidades vestigiais de glicoalcalóides. Um indivíduo de 70 kg teria de comer mais de 2 kg de batatas (com a pele) em um dia para obter uma dose letal. Dito isto, menores quantidades de batatas ainda podem muito bem causar algum sintoma adverso. Os níveis de glicoalcalóides são mais elevados na casca e brotos, em comparação com outras partes da batata. Comer brotos de batata deve ser evitado. As batatas são ricas em glicoalcalóides, têm um gosto amargo e causam uma sensação de queimação na boca, um efeito que pode ser um sinal de alerta para uma toxicidade potencial. As batatas que contiverem quantidades elevadas de glicoalcalóides (acima de 200 mg / kg) não podem ser comercializados no mercado e até mesmo alguns tipos são proibidas.

Acrilamidas

As acrilamidas são contaminantes e formadas nos alimentos ricos em carboidratos quando são cozidos a temperaturas muito altas e são encontradas em batatas fritas, cozidas ou assadas, mas não quando elas são frescas, cozidas ou preparadas no vapor. A quantidade de acrilamida aumenta com temperaturas mais elevadas (fritura). Em comparação com outros alimentos, as batatas fritas são muito ricas em acrilamidas, tornando-as principais fontes alimentares. A toxicidade em acrilamidas, que são usadas ​​como produtos químicos industriais, tem sido relatada em pessoas expostas a elas em seu ambiente de trabalho. Embora a quantidade de acrilamidas nos alimentos é geralmente baixa, a exposição a longo prazo a esses produtos químicos é o que preocupa alguns especialistas. Os estudos em animais indicam que as acrilamidas podem  aumentar o risco de câncer, além de ter efeitos neurotóxicos. Nos seres humanos, as acrilamidas foram classificadas como um possível fator de risco para o câncer. Muitos estudos observacionais têm investigado o efeito de comer alimentos ricos em acrilamida com o risco de câncer em seres humanos. A maioria desses estudos não detectaram quaisquer efeitos adversos significativos. Em contrapartida, alguns estudos ligaram as acrilamidas ao aumento do risco de câncer nas mamas, ovários, rins, boca e esôfago. A grande ingestão de acrilamidas pode ter efeitos adversos para a saúde ao longo do tempo, mas a extensão desses efeitos não é clara e mais estudos são necessários. Para uma ótima saúde, parece sensato limitar o consumo de batatas fritas.

Batata Frita

As batatas têm sido responsabilizadas por contribuir para a obesidade, doenças cardiovasculares e diabetes [ Se você tem Diabetes Clique Aqui]. A principal razão para isso é que as batatas são amplamente consumidas como batata frita, alimentos que são ricos em gordura e contêm um número de componentes pouco saudáveis. A batata frita também é freqüentemente associada com o fast food. Estudos observacionais têm ligado o consumo de batatas fritas com o ganho de peso. A batata frita também pode conter acrilamidas, glicoalcalóides e quantidades elevadas de sal, componentes que podem ter efeitos nocivos para a saúde ao longo do tempo. Por esta razão, o consumo exagerado de batata frita, ou alguma variação, como a batata chips, deve ser evitado.

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About Fernando 122 Articles
Fernando Muniz tem 28 Anos, casado, pai de dois Filhos [Maria e Bernardo] e sempre teve uma alimentação muito desregrada e com isso ativou o EFEITO SANFONA na sua vida perdendo e ganhando peso de forma constante, com esse acervo de nutrição ele gostaria de ajudar mais pessoas a superar de uma vez por toda o sobrepeso, obesidade e o efeito sanfona, é nisso que eu acredito.

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