Os 7 beneficios do queijo para saúde

O queijo é um produto lácteo à base de leite, produzido numa variedade de formas, texturas e sabores. Ao longo da história, o queijo tem sido uma parte importante da dieta , tanto como um alimento básico, como uma comida gourmet. Além de ser delicioso, é altamente nutritivo e muito rico em várias vitaminas e mineral. A cor pode ser amarelo, branco e verde, e a consistência pode variar de duro à macio, dependendo do tipo.

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 Proteínas do Queijo

O queijo é uma excelente fonte de proteína. Uma fatia grossa de queijo cheddar (28 g) contém cerca de, 6,7g de proteína, que é semelhante ao que você consome em um copo de leite. A maioria das proteínas do queijo pertence a família de proteínas do leite chamada caseína. As proteínas do leite são de excelente qualidade, ricas em aminoácidos essenciais e altamente digerível. A caseína é a maior família de proteínas do leite, a mais abundante é a alfa-caseína, que tem alguns efeitos únicos, que promovem a saúde, reduzem a pressão sanguínea e aumenta a absorção de minerais a partir do trato digestivo.

Gorduras do Queijo

O teor de gordura do queijo é altamente variável, dependendo do tipo de queijo. Ela pode variar de 1% em queijo cottage à 34 % ou superior no Queijo Cremoso (creamcheese). A gordura do queijo é altamente complexa, contendo centenas de ácidos gordos. É muito rico em gordura saturada (70%), mas também oferece uma boa quantidade de gordura monoinsaturada.

Gorduras Trans Ruminantes

O queijo contém uma família de gorduras trans chamada gordura trans ruminante ou gorduras trans láctea. Ao contrário das gorduras trans encontradas em alimentos processados​​, gorduras trans ruminantes são consideradas benéficas à saúde quando consumidas com moderação. As gorduras trans ruminantes mais abundantes são o ácido vacênico e o ácido linoleico conjugado, vulgarmente abreviado como CLA, que tem vários benefícios à saúde e pode promover a perda de peso em indivíduos com sobrepeso. No entanto, grandes doses de suplementos de CLA podem ter consequências metabólicas prejudiciais.

Carboidratos

O teor de carboidratos no queijo é muito variável, dependendo da marca, tipo e estágio de maturação. O principal carboidrato no leite é a lactose (açúcar do leite). Durante a produção do queijo, a lactose é transformada em glicose e galactose. No entanto, a extensão da decomposição da lactose depende do tipo de queijo. A lactose tende a ser baixa em queijo envelhecido, como cheddar e alta em queijos frescos, tais como creamcheese e cottage. Portanto, o consumo moderado de queijo com boa maturação é geralmente bem tolerada por aqueles com intolerância à lactose.

Vitaminas e Minerais

O queijo é uma fonte concentrada de vitaminas e minerais. Isto não é surpreendente, já que é utilizado um copo de leite para produzir uma fatia de queijo.

Cálcio: Queijo está entre as mais ricas fontes alimentares de cálcio, que desempenha um papel essencial na saúde óssea.

Vitamina B12: Também chamado de cobalamina, a vitamina B12 é importante para a função do sistema nervoso (15).

Sódio: Adicionado ao queijo para aumentar a vida de prateleira e sabor. Pequenas quantidades são naturalmente presente no leite.

Fósforo: um mineral essencial amplamente disponível em alimentos, especialmente alimentos processados e o seu consumo é elevado na dieta ocidental.

Selênio: O queijo é uma boa fonte de selênio, um mineral dietético com várias funções importantes no corpo.

Zinco: um elemento vestigial essencial que serve uma diversidade de funções.

Riboflavina: Também chamado de vitamina B2. Queijo e outros produtos lácteos são a principal fonte alimentar de riboflavina na dieta ocidental.

Vitamina A: Uma das vitaminas mais abundantes na gordura do leite.

Vitamina K2: O queijo é muitas vezes uma excelente fonte de vitamina K2, também chamado de menaquinona. A ingestão adequada de K2 é importante na manutenção óssea e saúde do coração.

Benefícios Saudáveis do Queijo

O consumo moderado de queijo apresenta vários efeitos benéficos à saúde.

Saúde óssea e osteoporose

A osteoporose é uma doença degenerativa, caracterizada pela redução da densidade óssea e aumento do risco de fraturas. O consumo de produtos lácteos, como queijo, há muito tem sido reconhecido como uma estratégia eficaz contra a osteoporose, especialmente entre as mulheres idosas.

Saúde Cardiovascular

A doença cardiovascular é uma das principais causas de morte na sociedade moderna. O consumo regular de produtos lácteos demonstra benefícios para a saúde do coração e pode reduzir o risco de hipertensão, que é uma das principais causas de doenças cardiovasculares. Múltiplos fatores nutricionais são responsáveis por este efeito. Inclui-se a combinação única de cálcio, potássio e magnésio nos produtos do leite. Além disso, os péptidos formados na digestão da caseína, a principal família de proteínas do queijo. Em suma, o consumo moderado de queijo, como parte de uma dieta equilibrada, pode proteger contra doenças cardíacas.

 Preocupações Individuais

Embora o consumo de queijo é saudável e seguro, determinados indivíduos precisam ter cuidado com (ou evitar ) o queijo.

Intolerância à Lactose

A lactose, também chamado  açúcar do leite, é o principal hidrato de carbono encontrado nos produtos lácteos. Algumas pessoas são incapazes de digerir totalmente a lactose. Uma condição conhecida como intolerância à lactose, a qual está associada ao gás, a diarreia e outros sintomas adversos. Queijo fresco, como queijo cottage e creamcheese, geralmente contém uma boa quantidade de lactose, enquanto o queijo com boa maturação (queijo envelhecido) contém quantidades muito baixas. Pessoas com intolerância à lactose, muitas vezes podem comer queijo envelhecido em quantidades moderadas, sem problemas, mas pode precisar evitar tipos de queijo fresco.

Alergia à Leite

Alergia ao leite é uma condição rara, mais comum entre crianças do que em adultos. Os alergênicos, principais proteínas no leite, são o soro de leite e a caseína  A caseína é o principal tipo de proteína no queijo, mas que muitas vezes, contém vestígios de soro de leite. Sendo uma fonte rica de proteínas do leite, o queijo deve ser evitado por aqueles possuem alergia ao leite.

Como o Queijo é Feito

A fabricação dos queijos é arte e ciência. Toda fabricação de queijo começa com a coagulação, formando a chamada coalhada de leite. Este é o processo que separa o leite em coalhada (componentes sólidos) do soro do leite (componentes líquidos). A coalhada do leite é composta principalmente de caseína e gordura do leite, com pequenas quantidades de água. O leite coagula quando entra em contato com o ácido, mas este processo pode também ser facilitado pela adição de enzimas. A coalhada é então processada, aquecida, pressionada, salgada, drenada de qualquer soro de leite restante e cortada nas formas desejadas. O último passo é a cura ou maturação, o que envolve o armazenamento do queijo em condições específicas por um determinado período de tempo, até que ele atinja a maturação. Este processo envolve certos tipos de bactérias e fungos (bolores).

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About Fernando 122 Articles
Fernando Muniz tem 28 Anos, casado, pai de dois Filhos [Maria e Bernardo] e sempre teve uma alimentação muito desregrada e com isso ativou o EFEITO SANFONA na sua vida perdendo e ganhando peso de forma constante, com esse acervo de nutrição ele gostaria de ajudar mais pessoas a superar de uma vez por toda o sobrepeso, obesidade e o efeito sanfona, é nisso que eu acredito.

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