O Que é o Jejum Intermitente?

Um fenômeno chamado de jejum intermitente é atualmente uma das tendências mundiais de saúde e fitness mais populares. Trata-se de ciclos alternados de jejum e alimentação. Muitos estudos mostram que isso pode causar perda de peso, melhorar a saúde metabólica, proteger contra doenças e talvez ajudá-lo a viver mais tempo. Este artigo explica o que o jejum intermitente é e com o que você deve se preocupar.

jejum

O Que é Jejum Intermitente?

O jejum intermitente é um padrão alimentar onde você alterna os períodos de alimentação e jejum. A dieta que rege o jejum intermitente não diz nada sobre quais os alimentos você deve comer, mas sim, quando você deve comê-los. Existem vários métodos diferentes de jejum intermitente, os quais dividem o dia ou semana, em períodos de alimentação e jejum. A maioria das pessoas já “jejuam” a cada dia, enquanto dormem. O jejum intermitente pode ser tão simples como o prolongamento do jejum por um pouco mais de tempo. Você pode fazer o jejum intermitente de forma a aproveitar as horas de sono e pulando o café da manhã e apenas fazer a sua primeira refeição ao meio-dia e a última refeição às 20h. Então você está tecnicamente em jejum durante 16 horas todos os dias, restringindo a sua alimentação numa janela de 8 horas. Esta é a forma mais popular do jejum intermitente, conhecido como método 16/8. Apesar do que você pode pensar,o jejum intermitente é realmente bastante fácil de fazer. Muitas pessoas relatam sentir-se melhor e ter mais energia durante o jejum. A fome geralmente não é tão grande para se transformar em um problema, embora possa ser um desafio no início, enquanto o seu corpo ainda está se acostumando aos longos períodos de tempo sem comida. Nenhum alimento é permitido durante o período do jejum, mas você pode beber água, café, chá e outras bebidas não calóricas. Algumas formas de jejum intermitente permitem pequenas quantidades de alimentos de baixa caloria durante o período de jejum. Tomar suplementos geralmente é permitido durante o jejum, se entanto, não houver calorias neles.

Resumo: Jejum intermitente é um padrão de alimentação onde você alterna os períodos de alimentação e de jejum. É uma tendência da saúde e mundo fitness, que vem se popularizando.

Por Que o Jejum?

Os seres humanos têm feito o jejum durante milhares de anos. Na verdade, isso foi feito por necessidade, quando simplesmente não havia disponível qualquer tipo de alimento. Em outros casos, era feito por motivos religiosos. Várias religiões, incluindo o Islã, o Cristianismo e o Budismo, que pregavam formas de jejum. Os seres humanos e outros animais muitas vezes instintivamente, também, de maneira  rápidas usavam o jejum quando ficavam doentes. Claramente, não há nada de errado com o jejum e os nossos corpos estão muito bem preparados para lidar com longos períodos sem comer. Todos os tipos de processos no corpo mudam quando nós não comemos por um tempo, a fim de permitir que os nossos corpos aguentem o período de fome. Tem a ver com os hormônios, genes e processos importantes de reparação celular. Quando jejuamos, reduzimos significativamente os níveis de insulina e açúcar no sangue, bem como há, um aumento drástico do hormônio de crescimento humano. Muitas pessoas fazem o jejum intermitente, a fim de perder peso, pois é uma maneira muito simples e eficaz para restringir calorias e queimar gordura. Outras pessoas buscam seguir o jejum intermitente para se beneficiar com uma melhor saúde metabólica, pois o jejum intermitente impulsiona as defesas contra os vários fatores de risco e indicadores de problemas da saúde. Há também algumas evidências de que o jejum intermitente pode ajudá-lo a viver por mais tempo. Os estudos realizados com roedores mostram, que o jejum pode estender o tempo de vida, de forma tão eficaz, como os efeitos de uma dieta rígida de restrição calórica. Algumas pesquisas também sugerem, que o jejum intermitente possa ajudar a proteger contra as doenças cardíacas, diabetes tipo 2, câncer, doença de Alzheimer e outros. Outras pessoas simplesmente gostam da conveniência de jejum intermitente. É um “truque da vida” eficaz, que torna a sua vida mais simples e ao mesmo tempo melhora a sua saúde. As poucas refeições que você precisa planejar, é o pulo do gato que faz a sua vida mais simples. Não ter que comer 3-4 vezes por dia, facilita o dia a dia de preparação da refeição e as benditas louças sujas, o que poupa bastante tempo.

Resumo: Os seres humanos estão bem adaptados ao jejum, quando é necessário ficar sem comer. Pesquisas recentes mostram que o jejum possui benefícios para a perda de peso, saúde metabólica, prevenção de doenças e pode até mesmo ajudá-lo a viver por mais tempo.

Tipos de Jejum Intermitente

O jejum intermitente entrou na moda nos últimos anos e vários métodos têm surgido. Aqui estão alguns dos mais populares:

  • O Método de jejum 16/8: durante 16 horas por dia, por exemplo, comer apenas entre o meio-dia e às 20h.
  • Coma-Pare-Coma: Uma ou duas vezes por semana, não coma nada do jantar de um dia, até o jantar do dia seguinte (um jejum de 24 horas).
  • A Dieta de jejum 5:2: Durante dois dias da semana, coma apenas cerca de 500-600 calorias.

Além dessas, existem muitas outras variações de jejum. O método 16/8 (popularizado por Martin Berkhan de LeanGains), parece ser a mais simples e mais fácil de manter. Comer desta forma é praticamente natural. Muitas pessoas não sentem muita fome na parte da manhã e não se sentem afetadas se fizerem a sua primeira alimentação por volta das 13h. Se você come a última refeição por volta das 18-21h, instintivamente o jejum de 16-19 horas é cumprido todos os dias.

Resumo: Existem muitos métodos diferentes de jejum intermitente. Os mais populares são o método 16/8, o coma-pare-coma e a dieta 5:2.

Conclusão

Ao menos que você se prenda a alimentos saudáveis, restringir sua janela de alimentação e praticar o jejum de tempo em tempo pode trazer uma série de benefícios  impressionantes para a saúde. É uma maneira eficaz para a perda gordura e melhora da saúde metabólica, além de simplificar a vida.

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About Fernando 122 Articles
Fernando Muniz tem 28 Anos, casado, pai de dois Filhos [Maria e Bernardo] e sempre teve uma alimentação muito desregrada e com isso ativou o EFEITO SANFONA na sua vida perdendo e ganhando peso de forma constante, com esse acervo de nutrição ele gostaria de ajudar mais pessoas a superar de uma vez por toda o sobrepeso, obesidade e o efeito sanfona, é nisso que eu acredito.

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