Benefícios do Amendoim para Saúde

Amendoim é um tipo de nozes, originários da América do Sul. Cientificamente conhecido como Arachis hypogea, o amendoim acumula uma variedade de nomes, como amendoim, nozes da terra e até por uma expressão carinhosa em inglês “goober”. Entretanto, o amendoim não é tecnicamente nozes. Eles pertencem à família das leguminosas, portanto, estão relacionadas com feijão, lentilha e soja.  Nos EUA, o amendoim são raramente comidos cru. Em vez disso, eles são mais consumidos como torradas integrais salgadas ou manteiga de amendoim. Outros produtos feitos a partir de amendoins incluem óleo de amendoim, farinha de amendoim e proteína de amendoim. Os produtos de amendoim são usados ​​em uma variedade de alimentos; sobremesas, bolos, doces, lanches e molhos. O amendoim tem um sabor acentuado e é rico em proteínas, gordura e vários nutrientes saudáveis. Estudos mostram que os amendoins podem ser úteis na perda de peso e estão ligados a um risco reduzido de doença cardiovascular.

beneficios-do-amendoim

Gordura do Amendoim

Amendoins são ricos em gordura. Na verdade, eles são classificados como sementes oleaginosas. Uma grande proporção da colheita de amendoim no mundo é usada para fazer óleo de amendoim. O teor de gordura está entre 44-56 % e é principalmente mono- e poli-insaturados de gordura, a maior parte dos quais, está constituído por ácido oleico (40-60%) e ácido linoleico.

Proteína do Amendoim

Os amendoins são uma boa fonte de proteína. O teor de proteína varia de 22 a 30 % de calorias, tornando os amendoins uma rica fonte de proteína com base vegetal. As proteínas mais abundantes no amendoim são arachin e conarachin, que pode ser severamente alergênicos para algumas pessoas, causando reações potencialmente fatais.

Carboidratos

Os amendoins são pobres em carboidrato. De fato, o teor de carboidratos é de apenas está entre 13-16 % do peso total. Pobre em carboidratos, é rico em proteínas, gorduras e fibras, além de ter um baixo índice glicêmico, medida que permite avaliar os carboidratos que entram na corrente sanguínea após uma refeição. Isso os torna particularmente adequados a pessoas com diabetes [Se você tem Diabete Tipo 1 ou Tipo 2 Clique Aqui].

Vitaminas e Minerais

Os amendoins são uma excelente fonte de várias vitaminas e minerais. Algumas em maior quantidade são:

Biotina: amendoins são um dos alimentos mais ricos em biotina, o que é particularmente importante durante a gravidez.

Cobre: ​​um mineral dietético raro na dieta ocidental. A deficiência de cobre pode ter efeitos adversos sobre a saúde do coração.

Niacina: também conhecido como vitamina B3, a niacina tem várias funções importantes no corpo. A niacina tem sido associada à redução do risco da doença cardíaca.

Folato: também conhecido como vitamina B9 ou ácido fólico, tem muitas funções essenciais e é especialmente importante durante a gravidez

Manganês: um elemento encontrado na água potável e na maioria dos alimentos.

Vitamina E: um poderoso antioxidante encontrado em grande quantidade em alimentos gordurosos.

Tiamina: uma das vitaminas do complexo B, também conhecida como vitamina B1. Isso ajuda as células do corpo a converter carboidratos em energia, essencial para o funcionamento do coração, músculos e sistema nervoso.

Fósforo: os amendoins são uma boa fonte de fósforo, um mineral que desempenha um papel essencial no crescimento e manutenção dos tecidos do corpo.

Magnésio: um mineral essencial da dieta com diversas funções importantes. Acredita-se que a ingestão de magnésio protege contra doenças do coração.

Fitonutrientes

Os amendoins contêm vários fito nutrientes antioxidantes, são tão ricos em antioxidantes como muitos frutos. A maior parte dos antioxidantes está localizado na pele do amendoim, que raramente é ingerida. Aqui vamos nos concentrar nesses fitonutrientes encontrados nos grãos do amendoim, que são consumidos com mais frequência. Alguns fito nutrientes notáveis ​​encontrados nos grãos de amendoim incluem:

Ácido p-cumárico: um dos principais antioxidantes polifenóis dos amendoins.

Resveratrol: um poderoso antioxidante que pode reduzir o risco de câncer e doenças cardiovasculares. Principalmente encontrado no vinho tinto.

Isoflavonas: uma classe de polifenóis antioxidantes, o mais comum deles é a genisteína. Categorizados como fitoestrógenos, as isoflavonas são associadas com uma variedade de efeitos para a saúde, boas e ruins.

Ácido fítico: Encontrado em sementes de plantas (incluindo nozes), o ácido fítico pode prejudicar a absorção de ferro e zinco a partir dos amendoins e outros alimentos ingeridos ao mesmo tempo.

Fitoesteróis: Óleo de amendoim contém quantidades consideráveis ​​de fitosteróis, o mais comum é o beta-sitosterol. Os fitoesteróis prejudicam a absorção do colesterol a partir do trato digestivo.

Perda de Peso

A obesidade está aumentando no Brasil. Os amendoins têm sido amplamente estudados no que diz respeito à manutenção do peso. Apesar de ser rico em gordura e calorias, o amendoim não parece contribuir para o ganho de peso. Estudos observacionais mostram que o consumo de amendoim pode ajudar a manter a condição de peso saudável e reduz o risco de obesidade. Estes estudos são todos observacionais, o que significa que eles não podem provar o nexo da causalidade. Na verdade, é bem possível que o consumo de amendoins pode ser um indicador de outros comportamentos saudáveis, o que contribui para o ganho de peso reduzido. No entanto, um pequeno estudo em mulheres saudáveis ​​mostrou que, quando os amendoins foram dados como um substituto de outras fontes de gordura em uma dieta de baixa gordura, as mulheres perderam 3 kg ao longo de um período de 6 meses. Outro estudo descobriu que quando 89g (500 kcal) de amendoins foram adicionados à dieta diária de adultos saudáveis, ​​durante 8 semanas, eles não ganharam tanto peso quanto o esperado. Vários fatores tornam o amendoim amigável a perda de peso:

Amendoins podem reduzir a ingestão de alimentos através da promoção de saciedade em maior extensão do que outros lanches comuns, tais como bolos de arroz.

– Por causa saciedade, as pessoas demonstram compensar o aumento do consumo de amendoim por comer menos do que outros alimentos.

– Quando o amendoim é integral e não foi mastigado bem, uma parte deles podem passar através do sistema digestivo sem serem absorvidos.

– O alto teor de proteína e gordura monoinsaturada dos amendoins podem aumentar o gasto de energia.

– Os amendoins são uma fonte de fibra dietética insolúvel e está ligado à redução do risco de ganhar peso.

Sobretudo, os amendoins são excelentes componentes de uma dieta eficaz para perda de peso.

Outros Benefícios Saudáveis do Amendoim

Além de ser um alimento amigável a perda de peso, comer amendoim está ligado a vários outros benefícios para a saúde.

Saúde Cardiovascular

A doença cardiovascular é uma das principais causas de morte em todo o mundo. Estudos observacionais indicam que os amendoins que consumimos (e outros tipos de nozes), podem proteger contra doenças cardiovasculares. Vários mecanismos discutem uma explicação potencial para esses efeitos, que são provavelmente o resultado de muitos fatores diferentes. Uma coisa é clara, os amendoins contêm uma série de nutrientes saudáveis ​​para o coração. Estes incluem o magnésio, niacina, cobre, ácido oleico, e vários antioxidantes, tais como o resveratrol.

Prevenção de Cálculos Biliares

Os cálculos biliares afetam aproximadamente 10-25% dos adultos nos EUA. Dois estudos observacionais sugerem que o consumo de amendoim freqüente possa reduzir o risco de cálculos biliares nos homens e mulheres. A maioria dos cálculos biliares é, em grande parte, composto de colesterol. Por conseguinte, sugere-se que o efeito de redução do colesterol advindo do amendoim pode ser uma possível explicação. Mais estudos são necessários para confirmar estes resultados.

Efeitos Adversos e Preocupações Individuais

Com exceção às alergias, os amendoins não apresentam muitos efeitos adversos. No entanto, o amendoim pode ser contamido com aflatoxina, uma substância tóxica produzida por fungos.

Intoxicação por Aflatoxina

Os amendoins, por vezes, podem ser contaminados com uma espécie de fungo (Aspergillus flavus), que produz uma substância tóxica chamada aflatoxina. Os principais sintomas da intoxicação por aflatoxina incluem perda de apetite e descoloração amarela dos olhos (icterícia), sinais típicos de problemas hepáticos. O grave envenenamento por aflatoxina pode levar à insuficiência hepática e câncer de fígado. O risco de contaminação por aflatoxinas depende de como os amendoins são armazenados, sendo mais comum em condições quentes e úmidas, especialmente nos trópicos. A contaminação por aflatoxinas pode ser prevenida através de secagem adequada após a colheita, mantendo a temperatura e a umidade baixa durante o armazenamento.

Anti nutrientes

Os amendoins contêm uma quantidade dos chamados anti nutrientes, substâncias que prejudicam a absorção de nutrientes e reduzem o valor nutritivo. Dos anti nutrientes dos amendoins estão o ácido fítico, particularmente notável. O ácido fítico (fitato) é encontrado em todas as sementes comestíveis – nozes, grãos e legumes. No amendoim, varia entre 0,2-4,5%. O ácido fítico diminui a absorção de ferro e zinco a partir do trato digestivo. Portanto, o consumo pesado de amendoim pode contribuir para as deficiências destes minerais ao longo do tempo. O ácido fítico geralmente não é uma preocupação em dietas bem balanceadas e entre aqueles que comem carne regularmente. Por outro lado, pode ser um problema nos países em desenvolvimento, onde as principais fontes de alimentos são grãos ou legumes.

Alergia a Amendoim

Amendoins são um dos oito alergênicos alimentares mais comuns. As alergias a amendoim podem ser grave, com risco de vida e por vezes os amendoins são considerados os mais alérgicos de todos.  Pessoas com alergia a amendoim devem evitar o amendoim e seus derivados.

Recomendados Para Você:

About Fernando 122 Articles
Fernando Muniz tem 28 Anos, casado, pai de dois Filhos [Maria e Bernardo] e sempre teve uma alimentação muito desregrada e com isso ativou o EFEITO SANFONA na sua vida perdendo e ganhando peso de forma constante, com esse acervo de nutrição ele gostaria de ajudar mais pessoas a superar de uma vez por toda o sobrepeso, obesidade e o efeito sanfona, é nisso que eu acredito.

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*