Benefícios da Soja para Saúde

A soja ou grãos de soja, Glycine Max, são um tipo de legumes, nativo do leste da Ásia. A soja é um componente importante das dietas asiáticas e tem sido consumida há milhares de anos. Hoje, os grãos de soja são cultivados principalmente na Ásia, América do Sul e do Norte. Na Ásia, a soja é consumida integral, mas nos países ocidentais, os produtos de soja são altamente processados ​ e mais comuns. Vários produtos de soja estão disponíveis, incluindo farinha de soja, proteína de soja, tofu, leite de soja, molho de soja e óleo de soja. A soja contém antioxidantes e fito nutrientes que têm sido associados com vários benefícios à saúde, enquanto as preocupações também são levantadas entorno dos efeitos adversos. Esta fotografia mostra uma variedade de produtos de soja. Os feijões amarelos são a soja madura, mas o feijão verde nas vagens imaturas são a soja, também chamado de edamame.

beneficios-da-soja

Proteína da Soja

A soja está entre as melhores fontes de proteína à base vegetal. O teor de proteína da soja varia de 36 a 56% do peso seco. Uma xícara de grãos de soja cozidos (172 g) contém cerca de 29 gramas de proteína. O valor nutritivo da proteína de soja é bom, embora a qualidade não é seja alta como a proteína animal. Os principais tipos de proteína da soja são glicinina e conglicinina, que constituem aproximadamente 80% do teor proteico total. Estas proteínas podem desencadear reações alérgicas em algumas pessoas. O consumo da proteína de soja tem sido associado a uma modesta redução nos níveis de colesterol. A soja contém também proteínas bioativas, tais como lectina e luna sina, que podem ter propriedades anti- cancerosas.

Gordura da Soja

A soja é rica em gordura. Na verdade, a soja é classificada como oleaginoso e é utilizada para fazer óleo de soja. O conteúdo de gordura é cerca de 18% do peso seco, principalmente ácidos gordos poli-insaturados e mono-insaturados, com pequenas quantidades de gordura saturada. O tipo predominante de gordura na soja é o ácido linoleico, o que representa aproximadamente 50% do teor total de gorduras.

Carboidratos

Sendo pobre em carboidrato, o feijão de soja integral possui um índice glicêmico baixo, o que significa como os alimentos, após uma refeição, afeta o açúcar no sangue. O baixo índice glicêmico faz a soja particularmente adequada para pessoas com diabetes [Se você tem Diabetes Tipo 1 ou Tipo 2 Clique Aqui].

Fibras

A soja contém uma quantidade razoável de ambas as fibras solúveis e insolúveis. As fibras insolúveis são principalmente alfa- galactósidos, estaquiose e rafinose. Estas fibras podem causar flatulência e diarreia em pessoas sensíveis. Os alpha-galactósidos pertencem a uma classe de fibras chamadas FODMAPs, o que pode exacerbar os sintomas da síndrome do intestino irritável. Apesar dos efeitos secundários desagradáveis ​​em algumas pessoas, as fibras solúveis em feijões de soja são geralmente consideradas saudáveis​​. Eles são fermentados pelas bactérias no cólon, o que conduz à formação de ácidos gordos de cadeia curta, como o butirato, que pode melhorar a saúde do cólon e reduzir o risco de câncer.

Vitaminas e Minerais

A soja é uma boa fonte de vitaminas e minerais:

Molibdênio: A soja é rica em molibdênio, um elemento essencial, encontrado principalmente nas sementes, grãos e legumes.

Vitamina K1: A forma de vitamina K encontrada nos legumes é conhecida como filoquinona. Ela desempenha um papel importante na coagulação do sangue.

Folato: Uma das vitaminas do complexo B, também conhecido como vitamina B9 ou ácido fólico. Ele tem várias funções diferentes no corpo e é considerado particularmente importante durante a gravidez.

Cobre: ​​A ingestão dietética de cobre é geralmente baixa em populações ocidentais. A deficiência de cobre pode ter efeitos adversos sobre a saúde do coração.

Manganês: Um oligoelemento encontrado na maioria dos alimentos e água potável . O manganês é mal absorvido a partir da soja, por causa do alto teor de ácido fítico.

Fósforo: A soja é uma boa fonte de fósforo, um mineral essencial que é abundante na dieta ocidental.

Tiamina: Também conhecida como vitamina B1, a tiamina desempenha um importante papel em muitas funções do corpo.

Fito nutrientes

A soja é rica em vários fito nutrientes bioativos:

Isoflavonas: Uma família de polifenóis antioxidantes com uma variedade de efeitos na saúde. Muitas vezes referida como fitoestrógenos.

Ácido fítico: Encontrado em todas as sementes vegetais, o ácido fítico (fitato) diminui a absorção de minerais, tais como zinco e ferro. Ele pode ser reduzido por ebulição, germinação, fermentação ou em grãos.

Saponinas: Uma das principais classes de fito nutrientes da soja. As saponinas da soja ajudam a reduzir o colesterol em animais.

Isoflavonas

De todos os fito nutrientes da soja, as isoflavonas são dignas de menção. A soja contém mais isoflavonas do que outros alimentos comuns. As isoflavonas são fitonutrientes únicos que se assemelham ao hormônio sexual feminino, o estrogênio. Na verdade, elas pertencem a uma família de substâncias chamadas fitoestrógenos (estrógenos vegetais). Os principais tipos de isoflavonas da soja são a genisteína (50%), daidzeína (40%) e gliciteína (10%). Algumas pessoas possuem um tipo especial de bactérias intestinais, que são capazes de converter a daidzeína equol, substância considerada responsável por muitos dos efeitos benéficos da soja. As pessoas que são chamadas: produtores equol; deverão se beneficiar muito mais do consumo de soja do que os que não são. A percentagem de produtores de equol é maior em populações asiáticas e entre os vegetarianos, do que na população ocidental em geral.

Benefícios da Soja

Como a maioria dos alimentos integrais, a soja tem uma série de efeitos benéficos à saúde.

Prevenção do câncer de mama e próstata

O câncer é uma das principais causas de morte na sociedade moderna. Comer produtos de soja tem sido associado ao aumento do tecido mamário nas mulheres, hipoteticamente, aumentando o risco de câncer de mama. No entanto, a maioria dos estudos de observação indica que o consumo de produtos de soja, ao contrário, pode reduzir o risco de câncer da mama. Estudos também indicam um efeito protetor contra o câncer de próstata em homens. Um número de componentes da soja pode ser responsável ​​pelos efeitos potenciais de prevenção do câncer. Nestes incluem as isoflavonas, lectina e a lunasin. A exposição das isoflavonas no início da vida pode ser particularmente um fator protetor contra o câncer de mama. Tenha em mente, que todos os estudos humanos sobre este assunto são chamados estudos observacionais. Eles indicam uma associação entre o consumo de soja e o câncer, mas não provam causalidade.

Alívio dos sintomas da menopausa

A menopausa é o período na vida de uma mulher quando a menstruação pára. Ela é freqüentemente associada com sintomas desagradáveis, como sudorese, afrontamentos e alterações de humor, efeitos que são provocadas por uma redução nos níveis de estrogênio. Curiosamente, as mulheres asiáticas, especialmente as mulheres japonesas, são menos propensas a experimentar sintomas relacionados à menopausa do que as mulheres ocidentais. Hábitos alimentares, como o maior consumo de alimentos de soja na Ásia, podem explicar essa diferença. Os estudos indicam que as isoflavonas, uma família de fitoestrogênios encontrados nos grãos de soja, podem aliviar os sintomas da menopausa. Os produtos de soja não afetam todas as mulheres deste modo. A soja só parece ser eficaz nos chamados produtores equol, as mulheres que possuem um tipo de bactérias intestinais capaz de converter as isoflavonas na equol, o responsável sugerido pelos efeitos benéficos à saúde. A ingestão diária de 135mg de isoflavonas, durante uma semana, o equivalente a 68g de soja por dia, reduziu os sintomas da menopausa apenas em produtores de equol. Tradicionalmente, terapias hormonais têm sido utilizadas como tratamento para os sintomas da menopausa. Hoje em dia, os suplementos com isoflavonas são amplamente utilizados como um tratamento alternativo.

Saúde óssea

A osteoporose é uma doença caracterizada por uma redução da densidade óssea e maiores riscos aumentado de fraturas, especialmente em mulheres idosas. O consumo dos produtos de soja pode reduzir o risco de osteoporose nas mulheres que estão submetidas à menopausa. Estes efeitos benéficos parecem ser ação das isoflavonas.

Efeitos Adversos e Preocupações Individuais

Mesmo que a soja tenha uma série de benefícios à saúde, algumas pessoas precisam limitar o consumo dos produtos feitos com a soja, ou evitá-los completamente.

Supressão da função da tiróide

Há preocupações de que o alto consumo de produtos de soja pode suprimir a função da tireoide em algumas pessoas e contribuir para o hipotireoidismo. A tireoide é uma grande glândula que regula o crescimento e controla a taxa à qual o corpo gasta energia. Os estudos indicam que as isoflavonas, encontradas na soja, podem suprimir a formação de hormônios da tiroide em animais e seres humanos.
Um estudo japonês com 37 adultos relatou os sintomas relacionados com a função da tireoide suprimida após comer 30 gramas de soja por dia durante 3 meses. Os sintomas incluíam dor, sonolência, prisão de ventre e aumento da tiroide, os quais desapareceram quando o estudo terminou. Em outro estudo, a suplementação de isoflavonas (16 mg) por dia durante 2 meses, suprimiram a função da tireoide em 10% dos adultos com hipotireoidismo leve. A quantidade de isoflavonas consumida foi bem pequeno, ou equivalente a 8 gramas de soja por dia. No entanto, a maioria dos estudos em adultos saudáveis ​​não encontraram qualquer ligação significativa entre o consumo de soja e as mudanças na função da tireoide. Uma meta-análise de 14 estudos não encontrou efeitos adversos significativos sobre o consumo da soja em adultos saudáveis, enquanto em crianças nascidas com deficiência de hormônio da tireoide (hipotireoidismo congênito) foram considerados um risco. Em suma, o consumo regular dos produtos da soja ou suplementos com isoflavonas, pode levar ao hipotireoidismo em indivíduos sensíveis, especialmente naqueles com hipoatividade da tireoide.

Flatulência e diarreia

Como a maioria dos outros feijões, a soja contém fibras insolúveis, principalmente rafinose e estaquiose, que podem causar flatulência e diarreia em pessoas sensíveis. Embora não seja saudável, estes efeitos secundários após o consumo da soja pode ser desagradável. Se as fibras pertencerem  a uma classe de fibras chamadas FODMAPs, rafinose e estaquiose,  pode ser um agravante para os sintomas da síndrome do intestino irritável, um distúrbio digestivo comum. Se você tiver essa síndrome, evite ou limite o consumo de soja.

Alergia a Soja

A alergia alimentar é uma condição comum, causada por uma reação prejudicial a certos componentes. A alergia a soja é desencadeada pelas proteínas, glicinina e com glicinina, encontradas na maioria dos produtos de soja. Mesmo que a soja top 8 nos alimentos alergênicos mais comuns, a alergia a soja é relativamente rara em crianças e adultos.

Recomendados Para Você:

About Fernando 122 Articles
Fernando Muniz tem 28 Anos, casado, pai de dois Filhos [Maria e Bernardo] e sempre teve uma alimentação muito desregrada e com isso ativou o EFEITO SANFONA na sua vida perdendo e ganhando peso de forma constante, com esse acervo de nutrição ele gostaria de ajudar mais pessoas a superar de uma vez por toda o sobrepeso, obesidade e o efeito sanfona, é nisso que eu acredito.

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*