Os Benefícios da Manteiga Para Saúde

Nesse texto vamos falar sobre os melhores benefícios da Manteiga, a manteiga é um produto lácteo popular feito a partir de leite de vaca. É composto de gordura do leite que foi separado de outros componentes do leite. Tem um sabor rico e é amplamente utilizado para cozinhar, assar ou passar no pão. Nas últimas décadas, a manteiga tem sido injustamente responsabilizada por doenças cardiovasculares, devido ao seu teor de gordura saturada alta. No entanto, a opinião pública e científica foi lentamente mudando esse preceito e muitas pessoas agora consideram a manteiga um alimento saudável.

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Gordura da Manteiga:

A manteiga é cerca de 80% de gordura, eo resto é principalmente água. Basicamente, é a porção gorda do leite, que tenha sido isolada a partir da proteína edos  hidratos de carbono. A manteiga é uma das mais complexas gorduras alimentares, contendo mais de 400 diferentes ácidos gordos. É muito alta em ácidos graxos saturados ( +-70%) e contém uma boa quantidade de ácidos graxos monoinsaturados (+-25%). As gorduras poli-insaturadas estão presentes apenas em quantidades mínimas, que constituem cerca de 2,3% do teor total de gordura. Outros tipos de substâncias encontrados na manteiga incluem colesterol e fosfolipídios.

As gorduras de cadeia curta: Cerca de 11% dos ácidos gordos saturados em manteiga são de cadeia curta, a mais comum das quais é o ácido butírico. Ácido butírico é um componente único da gordura do leite de animais ruminantes, como bovinos, ovinos e caprinos. Butirato, que é uma forma de ácido butírico, foi mostrado para reduzir a inflamação no sistema digestivo e tem sido utilizada como um tratamento para a doença de Crohn.

As gorduras trans: Ao contrário de gorduras trans em alimentos processados, gorduras trans lácteos são considerados por ser saudável. A manteiga é a mais rica fonte alimentar de gorduras trans lácteos, também chamados de gorduras trans ruminantes, o mais comum dos quais são ácido vacênico e ácido linoléico conjugado – CLA – uma família de gorduras trans que tem sido associada a vários benefícios à saúde. Estudos em animais e células humanas sob cultura de laboratório indicaram que o CLA pode proteger contra alguns tipos de câncer e ainda promover a perda de peso em nós humanos. Realmente vendido como um suplemento à perda de peso. No entanto, nem todos os estudos concordam. Mas, existem algumas preocupações com grandes doses de suplementos de CLA, pois podem ter efeitos nocivos a saúde metabólica.

Valor Nutricional da Manteiga: A manteiga contém uma variedade de micronutrientes. As seguintes vitaminas são encontradas na manteiga:

  • Vitamina A: A vitamina mais abundante na manteiga. Uma colher de sopa (14 g) pode fornecer cerca de 11 % da dose diária recomendada.
  • Vitamina D: A manteiga é uma boa fonte de vitamina D.
  • Vitamina E: Um antioxidante poderoso, muitas vezes encontrada em alimentos gordos.
  • Vitamina B12: Também chamado de cobalamina, a vitamina B12 só é encontrada em alimentos de origem animal, como ovos, carne e produtos lácteos.
  • Vitamina K2: Uma forma de vitamina K, também chamado de menaquinona. Pode proteger contra doenças cardiovasculares e osteoporose.

No entanto, a manteiga não contribuem muito para a ingestão diária total destas vitaminas porque geralmente é consumido em pequenas quantidades.

Saudáveis Benefícios da Manteiga

Há alguns anos atrás, a manteiga foi considerada insalubre, principalmente devido ao teor elevado de gordura saturada. No entanto, a opinião pública e científica está lentamente mudando o consumo da manteiga.

Benefícios da Manteiga Para Coração: A doença cardiovascular é uma das principais causas de morte na sociedade moderna. A relação entre gorduras saturadas e doenças cardiovasculares tem sido um tema controverso por várias décadas. É bem conhecido que uma elevada ingestão de gordura saturada pode aumentar os níveis de colesterol no sangue, que é um fator de risco à doenças cardiovasculares. No entanto, não é necessariamente a quantidade de colesterol que é um motivo de preocupação. O perfil lipídico no sangue, ou o tipo de colesterol de lipoproteína é muito mais importante. A ingestão de gorduras saturadas pode realmente melhorar o perfil lipídico no sangue de muitas maneiras:

– Elas elevam os níveis de lipoproteína de alta densidade (HDL), o colesterol “bom”, que está associada com um risco reduzido da doença cardiovascular.

– Elas podem aumentar os níveis de lipoproteínas de baixa densidade (LDL), mas são convertidas em grandes partículas de LDL, que não estão associados a doença cardiovascular.

Muitos estudos não conseguiram encontrar uma ligação entre a ingestão de gordura saturada e doenças cardiovasculares. O mesmo aplica-se aos produtos de elevado teor de gordura do leite, tais como manteiga. Os estudos mostraram que os produtos lácteos, ricos em gordura, não aumentam o risco de doença cardiovascular. De fato, muitos estudos têm, na verdade, entendido que a ingestão de produtos lácteos, ricos em gordura, pode ser benéfica à saúde cardiovascular. No entanto, a maioria dos estudos consideraram o consumo “normal”. Mas, é possível que o consumo de grandes quantidades (por exemplo, adicionar manteiga para seu café ) pode ser problemático.

Benefícios da Manteiga Na Prevenção da Obesidade: Muitas pessoas acreditam que a manteiga engorda porque ela é rica em gordura e calorias. Isto não parece ser verdade, porque uma revisão de evidências constataram que o alto teor de gordura nos produtos lácteos, como a manteiga, estava ligada à uma redução do risco de obesidade. Dito isto, a manteiga não é um alimento que deve ser consumido em grandes quantidades. É quase gordura pura e só deve ser utilizado para complementar as refeições, como um fator da propagação de cozinhar, ou como parte de receitas. Em outras palavras, manteiga deve ser consumida com uma refeição e não como refeição.

Efeitos Adversos:

Em quantidades convencionais, a manteiga não tem muitos efeitos adversos à saúde.  No entanto, comendo manteiga em grandes quantidades, pode levar ao ganho de peso e problemas de saúde associados, especialmente no contexto de uma dieta de alto teor calórico.

Alergia do leite: Embora manteiga é muito pobre em proteínas , ainda contém um número suficiente de proteínas de soro de causar reações alérgicas. Portanto, as pessoas com alergia ao leite deve ter cuidado com a manteiga, ou evitá-la por completo.

Intolerância A Lactose: A manteiga contém apenas vestígios de lactose, o consumo moderado deve controlado pelas pessoas mais intolerantes à lactose. Manteiga cultivada (feito a partir de leite fermentado) e manteiga clarificada contêm ainda menos lactose e pode ser mais adequado.

Vacas Leiteiras Alimentadas – Grama vs. Grãos

A alimentação das vacas leiteiras pode ter um efeito considerável sobre a qualidade nutricional da manteiga, que tem base de leite. A manteiga, considerando as vacas alimentadas com capim, é feito a partir do leite de vacas que pastam ou são alimentados com erva fresca. Nos EUA, os produtos lácteos provindos de vacas leiteiras alimentadas com capim, são apenas uma pequena parte do setor leiteiro. A maioria das vacas leiteiras são alimentadas principalmente com alimentos à base de grãos comerciais. Em muitos países, como a Irlanda e a Nova Zelândia, produtos lácteos (capim)são muito mais comuns, pelo menos durante os meses de verão.

A manteiga advinda das vacas alimentadas com ervam possui mais nutrientes do que manteiga de vacas que são alimentados com processados, alimentos à base de grãos ou grama conservada. A proporção de erva fresca na dieta de uma vaca, aumenta a quantidade de gorduras saudáveis​​, como os ácidos graxos ômega-3 e ácido linoléico conjugado. Além disso, o teor de vitaminas, antioxidantes solúveis em gordura, tais como os carotenóides e tocoferóis , é significativamente mais elevada em alimentadas com grama. Simplificando, a manteiga das vacas alimentadas com capim é uma escolha muito mais saudável.

Produção da Manteiga

O primeiro passo para a produção de manteiga envolve a separação da nata do leite. No passado, o leite foi simplesmente deixado em repouso até o creme subiu para a superfície, de onde foi desnatado. Isto acontece porque a gordura é mais leve do que os outros componentes do leite. A produção moderna de creme envolve um método mais eficiente chamada centrifugação. No passo seguinte, a manteiga é produzida a partir de nata em um processo chamado de agitação. Produzindo envolve agitando o creme até que a gordura do leite ( manteiga) aglomerados juntos e se separa a parte líquida -leitelho. Quando o leitelho é drenado, a manteiga se agita, até que se torna ainda mais pronta para embalar.

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About Fernando 122 Articles
Fernando Muniz tem 28 Anos, casado, pai de dois Filhos [Maria e Bernardo] e sempre teve uma alimentação muito desregrada e com isso ativou o EFEITO SANFONA na sua vida perdendo e ganhando peso de forma constante, com esse acervo de nutrição ele gostaria de ajudar mais pessoas a superar de uma vez por toda o sobrepeso, obesidade e o efeito sanfona, é nisso que eu acredito.

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