Benefícios da Cenoura a saúde

A cenoura  Daucus carota é um vegetal de raiz que muitas vezes é apontado  a ser o alimento saudável perfeito. É crocante, saborosa e altamente nutritiva. As cenouras são uma fonte particularmente boa de beta- caroteno, fibra , vitamina K, potássio e antioxidantes. As cenouras têm uma série de benefícios à saúde. A cenoura é um alimento amigável à perda de peso, menores níveis de colesterol e melhoria da saúde ocular. Os antioxidantes carotenos são relacionados à redução dos riscos de câncer . As cenouras são encontradas em várias cores, incluindo amarelo, branco, laranja, vermelho e roxo. As cenouras cor de laranja são as tradicionais, que obtêm a sua cor brilhante a partir do beta-caroteno, um antioxidante que é convertido em vitamina A no organismo. O teor de água pode variar de cerca de 86-95%  e a parte comestível é constituído por cerca de 10% de carboidrato. As cenouras contêm pouca gordura e alguma proteína. Uma cenoura crua (61 gramas) contém 25 calorias, com apenas 4 gramas de carboidrato digerível.

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Carboidrato

As cenouras são compostas principalmente de água e hidratos de carbono. Os hidratos de carbono consistem em amido e açúcares, tais como sacarose e glucose. Eles também são uma relativamente boa fonte de fibra, com uma cenoura de tamanho médio (61 gramas) proporcionando 2 gramas. Cenouras muitas vezes classificar baixos no índice glicêmico, que é uma medida de quão rapidamente os alimentos elevar o açúcar no sangue após uma refeição. O índice glicêmico de cenouras varia 16-60, sendo menor para as cenouras cruas, um pouco mais elevados para cenouras cozidas e mais alto para as cenouras em purê. Comer alimentos de baixo índice glicêmico está ligada a inúmeros benefícios à saúde, e é considerado particularmente benéfica para diabéticos.

Fibra

A pectina é a principal forma de fibra solúvel em cenouras. As fibras solúveis pode baixar os níveis de açúcar no sangue por abrandar a digestão do açúcar e amido. Eles também podem alimentar as bactérias amigáveis ​​no intestino, o que pode levar à melhoria da saúde e diminuição do risco de doença. Certas fibras solúveis podem também prejudicar a absorção de colesterol a partir do tracto digestivo, diminuindo o colesterol no sangue. Os principais fibras insolúveis em cenouras são sob a forma de celulose, mas também hemicelulose e lignina. As fibras insolúveis reduzir o risco de constipação e promover os movimentos intestinais regulares e saudáveis.

Resumo: As cenouras são cerca de 10% de carboidratos, que consiste em amido, fibras e açúcares simples. As cenouras são classificadas em baixa na escala de índice glicêmico.

Vitaminas e Minerais

As cenouras são uma boa fonte de várias vitaminas e minerais , especialmente a vitamina A ( a partir de beta – caroteno ) , biotina , vitamina K ( filoquinona ) , vitamina B6 e de potássio .

  • Vitamina A: As cenouras são ricas em beta – caroteno , que é convertido em vitamina A no organismo . A vitamina A promove uma boa visão , e é importante para o crescimento , desenvolvimento , e da função imunológica .
  • Biotina : Uma das vitaminas do complexo B , anteriormente conhecido como vitamina H. Ela desempenha um papel importante no metabolismo da gordura e proteína .
  • Vitamina K1: Também conhecida como filoquinona , a vitamina K é importante para a coagulação do sangue e pode promover a saúde óssea
  • Potássio: um mineral essencial , importante para o controle da pressão arterial.
  • Vitamina B6: Um grupo de vitaminas relacionados que estão envolvidos com a conversão de alimentos em energia.

Resumo: As cenouras são uma excelente fonte de vitamina A na forma de beta- caroteno. Elas também são uma boa fonte de várias vitaminas do complexo B, vitamina K e potássio.

Outros Compostos Vegetais

As cenouras contêm muitos compostos de plantas, mas os carotenóides são, de longe, o mais conhecidos. Estas são as substâncias com atividade antioxidante potente e são associadas à melhoria da função imunológica e risco reduzido de muitas doenças. Isto inclui doenças cardiovasculares, várias doenças degenerativas e certos tipos de câncer. O beta-caroteno, o principal caroteno em cenouras, pode ser convertido em vitamina A no organismo. No entanto, existe variabilidade individual, em como pode ser eficaz, todo esse processo de conversão. Comer gordura com as cenouras, pode ajudar a absorver mais do beta-caroteno. Estes são os principais compostos vegetais encontrados na cenoura:

  • Beta-caroteno: Cenouras alaranjadas são muito ricas em beta-caroteno. A absorção é melhor (até 6,5 vezes) se as cenouras forem cozidas.
  • Alfa-caroteno: Um antioxidante que também é parcialmente convertido em vitamina A.
  • Luteína: Um dos antioxidantes mais comuns nas cenouras, predominantemente encontradas nas cenouras, amarelas e alaranjadas e é importante para a saúde dos olhos.
  • Licopeno: Um antioxidante vermelho brilhante encontrado em muitas frutas e vegetais, incluindo cenouras vermelhas e roxas. Ela pode diminuir o risco de câncer e de doenças cardiovasculares.
  • Poliacetilenos: Pesquisa recente identificou compostos bioativos nas cenouras que podem ajudar a proteger contra as células da leucemia e câncer.
  • Antocianinas: Poderosos antioxidantes encontrados na cenoura com a cor escura.

Resumo: As cenouras são uma grande fonte de muitos compostos vegetais, especialmente os carotenóides, como beta-caroteno e luteína.

Benefícios Saudáveis da Cenoura

Grande parte da investigação em cenouras tem se concentrado nos carotenóides.

Redução do Risco de Câncer

As dietas ricas em carotenos pode ter um efeito protetor contra diversos tipos de câncer. Isso inclui o câncer de próstata, câncer de cólon e câncer de estômago. As mulheres com altos níveis circulantes de carotenóides, também podem reduzir o câncer de mama. Uma investigação mais antiga sugeriu que os carotenóides sejam protetor contra o desenvolvimento de câncer de pulmão, mas estudos recentes, não encontraram efeito semelhante

Reduz o Colesterol Sanguíneo

Os níveis altos de colesterol é um fator de risco conhecido para a doença cardíaca. A ingestão de cenouras tem sido associada a níveis mais baixos de colesterol.

Perda de Peso

Cenouras, como partes das refeições, pode aumentar a saciedade e diminuir a ingestão de calorias nas refeições subsequentes. Por esta razão, as cenouras podem ser uma adição útil a uma dieta eficaz de perda de peso.

Saúde dos Olhos

Os indivíduos que são pobres em vitamina A são mais propensos a contrair cegueira noturna, uma condição que pode melhorar esse quadro, é comer cenouras ou outros alimentos ricos em vitamina A, carotenóides. Os carotenóides também  podem reduzir o risco de degeneração macular relacionado com a idade.

Conclusão: o consumo de cenoura tem sido associado ao risco reduzido de câncer e doenças cardíacas, além da melhoria da saúde ocular. A cenoura pode ser um componente importante numa dieta eficaz para perda de peso.

Orgânica vs. Cenouras Convencionalmente Cultivadas

A agricultura biológica utiliza métodos naturais para o cultivo da safra . Vários estudos têm comparado o teor dos nutrientes das cenouras orgânicas e não-orgânicas. Estes estudos não encontraram nenhuma diferença na quantidade de carotenóides, ou teor de antioxidantes de qualidade.

Resumo: Não há evidências de que as cenouras orgânicas são mais saudáveis ​​ou mais nutritivas do que as cenouras cultivadas convencionalmente.

Cenoura Bebê

Cenoura bebê é um termo para as pequenas e/ou cenouras imaturas, que se tornaram muito populares como um lanche nos últimos anos. Na verdade, existem dois tipos de cenouras que são chamadas baby, que pode ser um pouco confuso. De um lado, há cenouras inteiras que são naturalmente pequenas, ou cenouras que são colhidas antes que elas possam crescer. Por outro lado, existem cenouras cortadas – bebê. Estas últimas, são pedaços das cenouras maiores que são cortados por máquina  no tamanho preferido e depois descascadas, polidas e, por vezes, lavadas com cloro antes de embalar. Há muito pouca diferença de nutrientes entre as cenouras regulares e a cenoura bebê. Considera-se os mesmos efeitos para a saúde.

Resumo: Cenouras bebê são cenouras pequenas e imaturas, colhidas antes que elas pudessem ser grandes. Cenouras baby com corte são peças de cenouras maiores que foram adaptadas com a máquina de corte, descascadas , polidas e lavadas antes de embalar.

Preocupações Individuais

As cenouras são geralmente bem toleradas para comer, mas pode ter efeitos adversos em algumas pessoas. Comer demais caroteno pode causar na pele um amarelado ou alaranjado, o que é inofensivo.

Alergia

De acordo com um estudo, as cenouras podem causar reações alérgicas relacionadas ao pólen, pode chegar em até 25% dos indivíduos alérgicos-alimentares. A alergia de comer cenoura é um exemplo de reação cruzada, em qual as proteínas de certos frutos ou vegetais provocam uma reação alérgica devido à sua semelhança às proteínas, que causam alergia  e são encontradas em certos pólens. Se você é sensível ao pólen de bétula ou artemísia de pólen, então você pode ter reação adversa com a cenoura. Isso pode fazer com que o boca formigue ou apareça coceira, mas em algumas pessoas, pode causar inchaço da garganta ou um choque alérgico grave (anafilaxia).

Contaminação

As cenouras cultivadas em solo contaminado ou com água contaminada contêm maiores quantidades de metais pesados, que podem afetar sua segurança e qualidade.

Resumo: cenouras podem causar reações alérgicas em algumas pessoas que são alérgicas ao pólen. As cenouras cultivadas em solos contaminados podem conter maiores quantidades de metais pesados, afetando a sua segurança e qualidade.

Conclusão 

As cenouras é o alimento perfeito, crocante, cheio de nutrientes , baixa em calorias e sabor doce. Elas têm sido associadas com os benefícios saudáveis ao coração e olho, uma melhor digestão, bem como a redução do risco de câncer. Existem vários tipos de cenoura em diferentes cores, tamanhos e formas, todas são de grande valor para uma dieta saudável.

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About Fernando 122 Articles
Fernando Muniz tem 28 Anos, casado, pai de dois Filhos [Maria e Bernardo] e sempre teve uma alimentação muito desregrada e com isso ativou o EFEITO SANFONA na sua vida perdendo e ganhando peso de forma constante, com esse acervo de nutrição ele gostaria de ajudar mais pessoas a superar de uma vez por toda o sobrepeso, obesidade e o efeito sanfona, é nisso que eu acredito.

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