Benefícios da Batata Doce a Saúde

A batata doce é um tubérculo subterrâneo. Ela cresce nas raízes de uma planta conhecida cientificamente como Ipomoea , rica em um antioxidante chamado beta-caroteno, que é muito eficaz para elevar os níveis sanguíneos de vitamina A, especialmente em crianças. As batatas doces são nutritivas, ricas em fibras, carnuda e tem um delicioso sabor doce. Esse tipo de batata pode ser consumido de diversas formas, mas são mais comuns fervida, cozida ou fritos. As batatas doces são geralmente da cor laranja, mas também são encontradas em outras cores, como branco, vermelho, rosa, violeta, amarelo e roxo. Em algumas partes dos EUA e do Canadá, a batata doce também é chamada de inhame. Este é um equívoco, sabendo que o inhame e a batata doce são na verdade espécies totalmente diferentes. As batatas doces se relacionam, remotamente, apenas com a batatas mais popular. Uma batata doce crua contém água (77%), carboidrato (20,1 %) , proteína (1,6 %) , fibra (3%) e quase nenhuma gordura.

sweet potato

Carboidratos da Batata Doce

Uma batata doce de tamanho médio (cozida, sem pele) contém 27 gramas de carboidratos. Os principais componentes são os carboidratos complexos chamados amidos, que compõem 53% do teor de carboidratos. Os açúcares simples, tais como glucose, frutose, sacarose e maltose se combinam e formam outros 32% do teor de carboidratos. O índice glicêmico é uma medida que diagnotica a velocidade que os valores de açúcar no sangue sobem após uma refeição. A batata doce têm um médio a alto índice glicêmico, variando 44-96. Visto a escala relativamente alta do índice glicêmico da batata doce, uma refeição carregada de batata doce pode ser inadequado para diabéticos [Veja aqui Como tratar Diabetes]. A fervura apresenta uma diminuição dos valores do índice glicêmico, do que quando assado, frito ou cozido.

Amido

Os amidos são frequentemente divididos em três categorias diferentes, com base nas suas características durante as proporções da digestão do amido. As batatas doces são como segue abaixo:

  • Amido rapidamente digerido (80%) que é discrimada e absorvido, aumentando o valor de índice glicêmico, de maneira rápida.
  • Amido digerido lentamente (9%), que se decompõe mais lentamente e provoca um menor aumento nos níveis de açúcar no sangue.
  • O amido resistente (12%) que escapa a digestão e age como fibra, alimentando as bactérias amigas do intestino. A quantidade de amido resistente pode aumentar ligeiramente por arrefecimento da batata doce após o cozimento.

Fibra

As batatas doces cozidas são relativamente ricas em fibras e uma batata doce de tamanho médio contém 3,8 gramas. As fibras são ambas solúveis (15-23%) sob a forma de pectina e insolúvel (77-85%) sob a forma de celulose, hemicelulose e lignina. As fibras solúveis, tais como a pectina, pode aumentar a saciedade, diminuem a ingestão de alimentos e reduzem picos de açúcar no sangue, retardando a digestão de açúcares e amidos. As fibras insolúveis têm sido associadas a benefícios para a saúde, tais como a redução do risco de diabetes e melhora da saúde do intestino.

Conclusão: As batatas doces são compostas principalmente de carboidratos. O amido representa mais da metade do teor de carboidratos, mas eles também contêm uma boa quantidade de fibras.

Proteína da Batata Doce

Uma batata doce de tamanho médio contém 2 gramas de proteína, que é relativamente baixo. Mas, a batata doce possui proteínas exclusivas, chamadas sporamins, que respondem por mais de 80% das proteínas totais. Os sporamins são produzidos na batata sempre que a planta está sujeita a danos físicos, para facilitar a cicatrização. Uma pesquisa recente sugere que estas proteínas podem ter propriedades antioxidantes. Apesar de ser relativamente pobre em proteínas, as batatas doces são uma importante fonte de proteína em muitos países em desenvolvimento.

Conclusão: As batatas doces são relativamente pobres em proteína, mas ainda são uma importante fonte de proteína em muitos países em desenvolvimento.

Vitaminas e Minerais

As batatas doces são ricas em vitaminas e minerais e proporcionam uma excelente fonte de beta-caroteno, vitamina C e de potássio. Listados abaixo estão as vitaminas e minerais mais representativas na batata doce.

  • Vitamina A: As batatas doces são ricas em beta-caroteno, que é transformado em vitamina A no organismo. A dose diária recomendada de vitamina A, pode ser atingida com apenas 100 gramas de batata doce.
  • Vitamina C: Um antioxidante, o que pode diminuir a duração dos resfriados comuns e melhorar a saúde da pele.
  • Potássio: Importante para o controle da pressão arterial, este mineral pode diminuir o risco de doença cardíaca.
  • Manganês: Um mineral que é importante para o crescimento, desenvolvimento e metabolismo.
  • Vitamina B6: Desempenha um papel importante na conversão do alimento em energia.
  • Vitamina B5: Também conhecida como ácido pantotênico, esta vitamina é encontrada em certa medida, em quase todos os alimentos.
  • Vitamina E: Um antioxidante solúvel em gordura poderoso que pode ajudar a proteger o corpo contra o dano oxidativo.

Conclusão: As batatas doces são uma excelente fonte de vitamina A (sob a forma de beta-caroteno), vitamina C e potássio. Elas também são uma fonte decente de muitas outras vitaminas e minerais.

Outros Compostos Vegetais

Em semelhança com outros alimentos vegetais integrais, a batata doce contém uma série de compostos vegetais que podem afetar nossa saúde. A atividade antioxidante da batata doce aumenta com a intensidade da cor de sua carne. É maior em variedades coloridas, como roxo, laranja e vermelho.

  • Beta-caroteno: Um antioxidante carotenóide que é transformado em vitamina A no organismo. A adição de gordura à refeição pode aumentar a sua absorção.
  • Ácido clorogênico: O polifenol antioxidante mais abundante da batata doce.
  • Antocianinas: A batata doce roxa é rica em antocianinas, que possuem fortes propriedades antioxidantes.
  • Cumarinas: Batatas doces contêm pequenas quantidades de esculetina, escopoletina e umbelliferon, que podem impedir a coagulação do sangue e ajudam a inibir a replicação do vírus HIV em estudos com animais e celulares.

Absorção de vitamina C e alguns antioxidantes aumentam na batata doce após o cozimento, enquanto os níveis de outros compostos vegetais pode diminuir ligeiramente.

Conclusão: As batatas doces são ricas em muitos compostos vegetais, tais como beta-caroteno, ácido clorogênico, antocianinas e cumarinas.

Batata Doce vs. Batata Comum

Muitas pessoas têm substituído a batata comum por batata doce, acreditando ser a escolha mais saudável. Mas, vamos comparar as duas espécies, cozidas e sem pele: ambas contêm quantidades semelhantes de água, carboidrato, gordura e proteína. A batata doce contêm quantidades maiores de açúcares, fibras e por vezes um baixo índice glicêmico. Isto é provavelmente devido a uma absorção mais lenta do açúcar, como resultado do complexo do amido e teor de fibra solúvel. Ambos são boas fontes de vitamina C e de potássio, mas as batatas doces também proporcionam excelentes quantidades de vitamina A. Já as batatas comuns podem ser mais saciantes, porém contêm glicoalcalóides, que podem ser prejudiciais em grandes quantidades. Em conclusão, batata doce têm um índice glicêmico mais baixo, são a melhor fonte de fibras e fornecem níveis de vitaminas e minerais (especialmente vitamina A) do que as batatas comuns. Com base neste resumo, as batatas doces são a escolha mais saudável entre as duas.

Conclusão: Com base nessa comparação, abatata doce é mais saudável ​​do que as batatas comuns. Elas têm um baixo índice glicêmico, mais fibras, contém excelentes quantidades de vitamina A e não contêm toxinas.

Benefícios Saudáveis da Batata Doce

O consumo de batata doce tem sido associado com o bom estado de saúde e nutrição. A batata doce foi estudada principalmente em associação com a deficiência de vitamina A, regulação do açúcar no sangue e atividade antioxidante.

Prevenção da Deficiência de Vitamina A

A vitamina A desempenha um papel importante em nosso corpo e a deficiência deste nutriente essencial é um importante problema de saúde pública em muitos países em desenvolvimento. A deficiência de vitamina A pode causar danos tanto temporário como permanente para os olhos e até mesmo levar à cegueira. Essa deficiência também pode suprimir a função imune e aumento da mortalidade, especialmente entre crianças, mulheres grávidas e lactantes. A batata doce é uma fonte excelente de do biodisponível beta-caroteno, que se transforma em vitamina A no nosso corpo. A intensidade da cor amarela ou laranja da batata doce está diretamente relacionada com o conteúdo de beta-caroteno. Batata doce de cor laranja demonstra que tem uma capacidade maior para aumentar os níveis sanguíneos de vitamina A, em comparação com outras fontes de beta-caroteno, uma vez que contenham a variedade “trans” de beta-caroteno, que é altamente biodisponível. Isso faz com que o consumo da batata doce, seja uma excelente estratégia contra a deficiência de vitamina A nos países em desenvolvimento.

Conclusão: A batata doce de cor laranja é uma excelente fonte de beta-caroteno, que é convertido em vitamina A no organismo. Essa batata pode ser valiosa na batalha contra a deficiência de vitamina A nos países em desenvolvimento.

Melhoria da Regulação do Açúcar no Sangue

O desequilíbrio nos níveis de açúcar no sangue e a secreção de insulina são as características principais de diabetes. Um certo tipo de batata doce, com a pele branca e carne (Caiapó), tem apontado para melhoras dos sintomas diabéticos em indivíduos com diabetes tipo 2. A batata doce ‘caiapó’ pode diminuir os níveis de glicose no sangue em jejum e de LDL-colesterol, bem como aumentar a sensibilidade à insulina. No entanto, essa pesquisa ainda é considerada insuficiente para provar a eficácia da batata doce no tratamento de diabetes do tipo 2. Mais pesquisas são necessárias..

Conclusão: A batata doce (Caiapó) pode ajudar na melhora  da regulação do açúcar no sangue em pessoas com diabetes tipo-2.

Redução dos Danos Oxidativos e Risco de Câncer

O dano oxidativo às células é frequentemente associado com um maior risco de câncer, uma condição adversa , onde as células crescem além de seus limites normais e em outros tecidos. Dietas ricas em antioxidantes, como os carotenóides levam a um menor risco de câncer de estômago, do rim e da mama. Estudos demonstram que as batatas doces possuem antioxidantes potentes que podem neutralizar os radicais livres, substâncias nocivas que podem aumentar o risco do câncer- as batatas roxas têm a maior atividade antioxidante. A atividade antioxidante da batata doce roxa foi comparada a ser três vezes maior do que a de uma variedade de mirtilos e amoras, que não são consideradas ricas em antioxidantes.

Conclusão: As batatas doces, especialmente as variedades roxas, contêm grandes quantidades de antioxidantes. Elas podem reduzir o dano oxidativo e o risco de vários tipos de câncer.

Efeitos Adversos e Preocupações

As batatas doces são bem toleradas na maioria das pessoas. No entanto, elas são consideradas bastante substanciais nos chamados oxalatos, que podem causar problemas em pessoas que são propensos à formação de pedra nos rins.

Conclusão: A batatas doces são geralmente bem toleradas, mas elas contêm oxalatos, que podem aumentar o risco da formação de pedra nos rins.
Resumo
As batatas doces são tubérculos subterrâneos que são conhecidos por sua cor interior laranja, embora existam outras variedades de cores.  As batatas doces são excelentes fontes de vitamina A (na forma de beta-caroteno), bem como em muitas outras vitaminas, minerais e compostos vegetais. A batata doce pode ter vários benefícios à saúde, tais como a melhoria da regulação de açúcar no sangue, a melhoria da vitamina A e redução do risco de vários tipos de câncer. Em conclusão, a batata doce é nutritiva, com baixo custo, saborosa e são muito fáceis de incorporar na dieta.

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About Fernando 122 Articles
Fernando Muniz tem 28 Anos, casado, pai de dois Filhos [Maria e Bernardo] e sempre teve uma alimentação muito desregrada e com isso ativou o EFEITO SANFONA na sua vida perdendo e ganhando peso de forma constante, com esse acervo de nutrição ele gostaria de ajudar mais pessoas a superar de uma vez por toda o sobrepeso, obesidade e o efeito sanfona, é nisso que eu acredito.

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