12 Alimentos com Alto teor de Carboidrato e Super Saudáveis

Os carboidratos são acusados por causar a epidemia de obesidade. No entanto, a verdade é que nem todos os carboidratos são produzidos iguais. As chamadas “junk food”, alimentos processados ricos em açúcar e grãos refinados são, definitivamente, insalúbres e engordam. Mas isso, não tem nenhuma relevância para os alimentos integrais, ricos em fibras, também incluídos no macronutriente carboidrato. Embora as dietas de baixo carboidrato possam ser benéficas para algumas pessoas, isso não significa que todos os alimentos ricos em carboidratos sejam “ruins.” Abaixo segue uma lista de 12 alimentos ricos em carboidratos que acontecem também ser incrivelmente saudável. A menos que você estiver em uma dieta low-carb (baixo carboidrato) por razões de saúde, então não há absolutamente nenhuma razão para evitar esses alimentos deliciosos.

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1. Quinoa

A quinoa é uma semente nutritiva, que se tornou popular na comunidade de saúde natural. É classificada como um pseudocereal, uma semente que é preparada e comida como um grão. A quinoa cozida é 21,3% de carboidratos, tornando-se um alimento com alto teor em carboidrato. No entanto, também é uma boa fonte de proteína e fibra. A quinoa é rica em muitos minerais e compostos vegetais e vem sendo associada à benefícios saudáveis, como a melhoria do controle de açúcar no sangue. A quinoa não contém glúten, tornando-se uma alternativa popular para o trigo numa dieta livre de glúten, além também de satisfazer, uma vez que a quinoa seja relativamente rica em fibra e proteína. Por esta razão, pode ser um excelente alimento numa dieta eficaz na perda de peso.

Resumo: Quinoa é altamente nutritiva e pode ter inúmeros benefícios à saúde, incluindo o melhor controle de açúcar no sangue. Quinoa também é rica em proteína e fibra, por isso pode ser útil com a perda de peso.

2. Aveia

A aveia pode ser o mais saudável dos alimentos em grãos integrais do planeta. A aveia é uma fonte de muitas vitaminas, minerais e antioxidantes. A aveia crua contêm 66% de carboidratos e quase 11% de fibra e é particularmente rica em fibra solúvel, uma poderosa substância chamada beta-glucano. A aveia também é relativamente uma boa fonte de proteína, contendo mais do que a maioria dos outros grãos. Muitos estudos mostram que a aveia pode reduzir o risco da doença cardíaca, diminuindo os níveis de colesterol. Comer aveia também pode reduzir os níveis de açúcar no sangue, especialmente em diabéticos. Além disso, a aveia é nutritiva e pode ajudar com a perder peso.

Resumo: A aveia contém muitos nutrientes benéficos, incluindo fibras e proteínas. Aveia foram mostrados para reduzir o açúcar no sangue e os níveis de colesterol.

3. Trigo Mourisco

O trigo mourisco (buckwheat em inglês) também é um pseudocereal. Apesar do nome, o trigo mourisco não está caracterizado como trigo e não contém glúten. O trigo mourisco cru contém 71,5% de carboidratos e os grumos do trigo mourisco cozidos (também chamado de trigo sarraceno) contêm cerca de 20% de carboidratos. O trigo mourisco é altamente nutritivo, contendo proteínas e fibras. Esse tipo de trigo também tem mais minerais e antioxidantes do que a maioria dos grãos. A ingestão do trigo mourisco pode ser particularmente benéfico para a saúde do coração e controle de açúcar no sangue, especialmente em pessoas com diabetes.

Resumo: o trigo mourisco é altamente nutritivo e contém mais antioxidantes e minerais do que a maioria dos grãos. A ingestão do trigo mourisco pode ter benefícios para a saúde cardíaca e controle do açúcar no sangue.

4. Banana

As bananas estão entre as frutas mais populares do mundo e são constituídos por cerca de 23% de carboidratos, sob a forma de amidos e açúcares. A bananas verdes são mais ricas em amidos e transformam-se em açúcares naturais conforme as bananas amadurecem (tornando-se amarelas). As banas contêm um elevado teor de potássio, vitamina B6 e vitamina C. E também contêm vários compostos vegetais benéficos. Devido ao seu teor de potássio, a banana pode ajudar a baixar a pressão arterial e melhorar a saúde do coração. As bananas verdes também contêm quantidades decentes de amido resistente e pectina. Ambos suportam a saúde digestiva e alimentam as bactérias amigáveis do intestino.

Resumo: Bananas são ricas em potássio, que pode ajudar a regular a pressão arterial. Bananas verdes também contêm amido resistente e pectina, que pode melhorar a saúde digestiva.

5. Batata doce

As batatas doces são um delicioso e nutritivo tubérculo. As batatas doces cozidas contêm cerca de 18-21% de carboidratos. Este conteúdo de carboidrato consiste em amido, açúcar e fibras. As batatas doces são uma rica fonte de vitamina A (a partir do beta-caroteno), a vitamina C e potássio. As batatas doces são muito ricas em antioxidantes, podem ajudar a reduzir o dano oxidativo e o risco de várias doenças.

Resumo: as batatas doces são uma excelente fonte de vitamina A (a partir de beta-caroteno), bem como de várias outras vitaminas e antioxidantes.

6. Beterraba

As beterrabas são um vegetal de raiz e cor roxa. As beterraba cruas e cozidas contém cerca de 8-10% de carboidratos, basicamente açúcar e fibra. As beterrabas são carregadas com vitaminas, minerais, antioxidantes potentes e compostos vegetais. As beterrabas também são ricas em nitratos inorgânicos, que transformam-se em óxido nítrico no corpo. O óxido nítrico ajuda a baixar a pressão sanguínea e pode diminuir o risco de várias doenças. O suco de beterraba também é muito rico em nitratos inorgânicos e é freqüentemente usado para melhorar o desempenho físico durante os exercícios de longa duração.

Resumo: As beterrabas são carregadas com vitaminas, minerais e compostos vegetais. As beterrabas possuem grandes quantidades de nitratos inorgânicos, que podem melhorar a saúde e aumentar o desempenho físico.

7. Laranja

As laranjas estão entre as frutas mais populares do mundo. As laranjas são compostas principalmente de água e contêm 11,8% de carboidratos, além de serem também, uma boa fonte de fibra. As laranjas são especialmente ricas em vitamina C, potássio e algumas vitaminas B. As laranjas contêm o ácido cítrico, bem como vários compostos vegetais potentes e antioxidantes. As laranjas podem melhorar a saúde do coração e ajudar na prevenção das pedras nos rins e ainda aumentar a absorção de ferro a partir de alimentos, reduzindo o risco de anemia.

Resumo: As laranjas são uma boa fonte de fibra, contêm quantidades muito elevadas de vitamina C e compostos vegetais. As laranjas podem ter benefícios para a saúde do coração e ajudam a prevenir a anemia.

8. Mirtilos (Blueberries)

Os mirtilos são incrivelmente deliciosos, embora na língua portuguesa os ‘berries’ já tenham ganhado espaço e mirtilo ainda parece algo estranho. No entanto, os mirtilos são referências de um “super alimento”, devido aos seus poderosos compostos vegetais e antioxidantes. Os mirtilos consistem principalmente de água e cerca de 14,5% de carboidratos. Além disso, os mirtilos também contêm grandes quantidades de vitaminas e minerais, incluindo a vitamina C, vitamina K e manganês. Os estudos mostram que os mirtilos ajudam a proteger o corpo contra o dano oxidativo e podem melhorar a memória das pessoas idosas.

Resumo: O mirtilo é incrivelmente saudável e contém muitas vitaminas, minerais e antioxidantes, que protegem o corpo contra o dano oxidativo.

9. Toranja ou Pomelo (Grapefruit)

A toranja ou pomelo (no inglês grapefruit) é uma fruta cítrica com sabor doce, amargo e azedo. Esta fruta contém cerca de 9% de carboidratos e grandes quantidades de vitaminas, minerais e compostos vegetais. A ingestão da grapefruit pode ajudar na perda de peso e reduzir a resistência à insulina. Além disso, comer grapefruit pode ajudar na prevenção das pedras nos rins, níveis de colesterol e proteger contra o câncer de cólon.

Resumo: Grapefruit contém várias vitaminas, minerais e compostos vegetais, pode ajudar na perda de peso e fornecer inúmeros benefícios à saúde.

10. Maçã

As maçãs são uma fruta popular com sabor doce e trituração distintiva. As estão disponíveis em várias cores, tamanhos e sabores, mas geralmente contêm cerca de 13-15% de carboidratos. As maçãs contêm muitas vitaminas e minerais, mas em pequenas quantidades. No entanto, as maçãs são uma fonte decente de vitamina C, antioxidantes e compostos vegetais saudáveis. As maçãs podem beneficiar a saúde de várias maneiras, tais como melhorar o controle de açúcar no sangue e reduzir o risco da doença cardíaca, além de também, de poder diminuir o risco de alguns tipos de câncer.

Resumo: As maçãs contêm uma boa quantidade de vitamina C, antioxidantes e compostos vegetais. As maçãs podem melhorar o controle de açúcar no sangue, bem como reduzir o risco de doenças cardíacas e alguns tipos de câncer.

11. Feijão Roxo

Os feijões roxos são uma variedade do feijão comum e fazem parte da família das leguminosas. O feijão cozido contém cerca de 22,8% de carboidratos, sob a forma de amidos e fibra, mas também são ricos em proteínas. Os feijões roxos são ricos em vitaminas, minerais e compostos vegetais, além também, da grande quantidade de antioxidantes, como as antocianinas e isoflavonas. Os feijões roxos podem ter inúmeros benefícios à saúde, tais como a melhoria do controle de açúcar no sangue e a redução do risco do câncer de cólon. Apenas certifique-se de nunca comê-los crus, porque feijão cru ou mal cozido é tóxico.

Resumo: Feijão contêm muitas vitaminas, minerais e antioxidantes.O feijão também é uma boa fonte de proteínas e está associado à vários benefícios para a saúde.

12. Grão de Bico

O grão de bico  também faz parte da família das leguminosas e cozido contém 27,4% de carboidratos, dos quais 8% são de fibra. O grão de bico também é uma boa fonte de proteína vegetal, contêm muitas vitaminas e minerais, que inclui o ferro, fósforo e vitaminas do complexo B. A ingestão do grão de bico tem sido associada com uma melhor digestão e saúde do coração, podendo ajudar também na prevenção de câncer.

Resumo: Grão de bico é uma excelente fonte de proteína vegetal, contêm muitas vitaminas e minerais. O grão de bico possui benefícios para a saúde do coração e digestiva, bem como para a prevenção do câncer.

Conclusão Alto Teor de Carboidrato

Os “carboidratos” não são todos insalúbres. Isso é um mito. A verdade é que alguns dos alimentos mais saudáveis do mundo são ricos em carboidratos. Embora os carboidratos não devam ser consumidos em grandes quantidades, se você estiver em uma dieta baixa em carboidratos, se entende, mas fora isso, os carboidratos podem ser boas fontes de nutrientes. Os carboidratos refinados são ruins, mas as fontes de integrais de carboidratos são extremamente saudáveis para a maioria das pessoas.

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About Fernando 122 Articles
Fernando Muniz tem 28 Anos, casado, pai de dois Filhos [Maria e Bernardo] e sempre teve uma alimentação muito desregrada e com isso ativou o EFEITO SANFONA na sua vida perdendo e ganhando peso de forma constante, com esse acervo de nutrição ele gostaria de ajudar mais pessoas a superar de uma vez por toda o sobrepeso, obesidade e o efeito sanfona, é nisso que eu acredito.

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