A Maça e Seus Benefícios

As maçãs e seus Benefícios estão entre as mais populares frutas do mundo. Eles são o fruto da macieira (Malus domestica), originária da Ásia Central e são cultivadas em todo o mundo. As maçãs são ricas em fibras, vitamina C e vários antioxidantes, além de muito satisfatórias, considerando o seu baixo teor calórico. Estudos mostram que comer maçãs pode ter vários benefícios para a saúde. Elas possuem um sabor delicioso por conta própria e geralmente são comidas crus, mas também são usadas ​​em várias receitas, sucos e bebidas.

beneficios-da-maca

Carboidratos da Maçã

As maçãs são principalmente compostas por hidratos de carbono e água, são ricas em açúcares simples, tais como frutose, sacarose e glicose. Apesar do seu alto teor de carboidratos e açúcar, o índice glicêmico é baixo, variando de 29 a 44%. O índice glicêmico é uma maneira do alimento afetar o aumento dos níveis de açúcar no sangue depois de comer. Os valores baixos estão associados com vários benefícios à saúde. As frutas, frequentemente, possuem baixa taxa de índice glicêmico, devido ao seu alto teor de fibras e polifenóis, que ajudam a retardar a digestão de carboidratos.

Fibras

As maçãs são muito ricas em fibras. Uma única maçã de tamanho médio contém cerca de 4g de fibra, cerca de 17% da ingestão diária recomendada. Uma porção do seu conteúdo de fibras é constituída por duas fibras insolúveis e solúveis chamadas de pectina. A fibra solúvel tem sido associada a numerosos efeitos benéficos à saúde, em parte, mediadas pelo seu efeito sobre as bactérias amigas no intestino. A fibra também pode ajudar a melhorar a saciedade e causar a perda de peso, além da redução nos níveis de açúcar no sangue e melhoria da função do sistema digestivo.

Vitaminas e Minerais

As maçãs contêm muitas vitaminas e minerais, mas não em quantidades elevadas. No entanto, as maçãs são geralmente uma boa fonte de vitamina C. A vitamina C também é chamada de ácido ascórbico e é um antioxidante comum em frutas, um nutriente dietético essencial que tem muitas funções importantes no corpo.

Fito nutrientes na Maçã

Os fitonutrientes são substâncias encontradas nos alimentos vegetais, conhecidos por terem efeitos biológicos. Para além das vitaminas e minerais, as maçãs são ricas em fitonutrientes, responsáveis ​​por efeitos benéficos para a saúde.

Quercetina: Nutriente encontrado em alguns alimentos de origem vegetal, demonstrou ter propriedades anti-inflamatória anti-viral , anti-câncer e anti-depressivos, em estudos com animais.

Catequina: Antioxidante natural, também encontrado em grandes quantidades no chá verde [Veja mais sobre o Chá Verde Aqui. Apresenta melhoras no cérebro e na função muscular, em estudos com animais.

Ácido Clorogênico: Também encontrada no café, o ácido clorogênico demonstra reduzir o açúcar no sangue e causa a perda de peso em alguns estudos.

Perda de Peso

Há duas propriedades nas maçãs que lhes fazem uma alimentação boa para perda de peso. Elas são ricas em fibras e pobre em densidade de energia. Ambas mostram redução da ingestão de calorias e perda de peso significativo, em longo prazo. Em um estudo, mulheres que foram instruídas a comer 300g de maçãs (1,5 maçãs grandes) por dia, perderam (1,3 kg) durante um período de 12 semanas. Por esta razão, comer maçãs pode ser útil para uma dieta de perda de peso, especialmente se comido entre, ou antes, das refeições.

Benefícios Saudáveis da Maçã

Dada a imensa popularidade das maçãs, especialmente entre as pessoas conscientes sobre saúde, não é surpreendente ver que elas têm sido estudadas cuidadosamente.

Sangue Controle Açúcar e Diabetes Tipo 2 – [Se você tem Diabetes Tipo 1 ou Tipo 2 Clique Aqui]

Há evidências de que comer maçãs pode ajudar a níveis mais baixos de açúcar no sangue e proteger contra o diabetes. Isso faz sentido, dado o teor de fibra. Alguns dos antioxidantes das maçãs também parecem ser capazes de retardar a digestão de açúcares, de modo que eles são absorvidos mais lentamente. Em um estudo de 38.018 mulheres, comendo uma ou mais maçãs por dia, foi associado a um risco 28% inferior de desenvolvimento de diabetes Tipo 2.

Colesterol no sangue e doença cardíaca

Vários estudos analisaram o efeito das maçãs nos fatores de risco para doenças cardíacas. Um dos estudos realizados, em hamsters, mostrou que as maçãs podem reduzir os níveis de colesterol total e levar a drásticas reduções (48%) na formação de placas no interior das artérias. Se esses estudos com animais deviam aplicar aos seres humanos, isso significaria que a maçã pode ser altamente útil para ajudar a prevenir as doenças cardiovasculares (ataques cardíacos e derrames cerebrais). Um estudo realizado na Finlândia mostrou que o risco de morrer de doença cardíaca foi de 43% mais baixa nas mulheres, e 19% menor em homens, para aqueles que consumiam mais de 54g de maçãs por dia.

Câncer

Numerosos estudos em tubos de ensaio revelaram que a maçã, suco de maçã, ou alguns dos fitonutrientes da maçã podem ter efeitos anti-câncer. Houve também alguns estudos com animais que mostram que os fitonutrientes da maçã podem proteger contra o câncer dos pulmões e cólon. Em um estudo intitulado “Será que uma maçã por dia afasta o oncologista?” Aqueles que consumiram uma ou mais maçãs por dia tinham um risco menor de contrair câncer, incluindo um risco 20% menor de câncer colorretal e 18% menor risco de câncer de mama.

Efeitos Potenciais Adversos

As maçãs são geralmente bem toleradas. No entanto, elas podem causar problemas para as pessoas com síndrome do intestino irritável, pelas maçãs possuírem FODMAPs, hidratos de carbono que são conhecidos por perturbar o sistema digestivo. As maçãs também contêm frutose, que pode ser problemático para pessoas com intolerância à frutose.

Recomendados Para Você:

About Fernando 122 Articles
Fernando Muniz tem 28 Anos, casado, pai de dois Filhos [Maria e Bernardo] e sempre teve uma alimentação muito desregrada e com isso ativou o EFEITO SANFONA na sua vida perdendo e ganhando peso de forma constante, com esse acervo de nutrição ele gostaria de ajudar mais pessoas a superar de uma vez por toda o sobrepeso, obesidade e o efeito sanfona, é nisso que eu acredito.

1 Trackbacks & Pingbacks

  1. 22 Saborosos Alimentos Ricos em Fibra | Dicas de Nutrição

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*